Pular para o conteúdo

Nokia e a estratégia para o mercado corporativo no Brasil em 2021

Nokia mercado corporativo

A Nokia analisou o que o mercado corporativo está buscando na hora de comprar smartphones e contratar serviços de tecnologia. Conheça os planos da empresa para o Brasil.

Diante do ano complexo de 2020, a HMD Global, empresa proprietária da marca Nokia, analisou o que as companhias buscam na hora de selecionar os fornecedores de dispositivos, como smartphones e outros serviços de tecnologia.

As expectativas para 2021 é que as corporações foquem mais em segurança no uso de celulares para seus funcionários. Diante disso, veja como a Nokia se prepara para atender esse mercado

Smartphones para o mercado corporativo

Peça fundamental no novo cenário devido ao seu preço acessível em comparação com outros dispositivos móveis, os smartphones serão uma peça fundamental para as organizações neste novo cenário.

Segundo dados de uma pesquisa feita pela principal empresa de consultoria e pesquisa de mercado de TI – a IDC -, os smartphones foram os dispositivos mais utilizados para se conectar ao trabalho em 2020, e a expectativa é que essa porcentagem pode chegar a 61% neste ano.

Nokia mercado corporativo
Fonte: IDC “Enterprise mobility and mobile devices survey results 2020”

Globalmente, três a cada dez empresas que foram entrevistadas pela IDC comentaram que investiram mais que o esperado em smartphones em 2020.

Nokia diz estar preparada para atender empresas

Existem alguns pontos que as empresas priorizam ao escolher seus fornecedores de telefones. Entre eles estão segurança e confiabilidade, funcionalidade, facilidade de uso, reconhecimento de marca, design e preço.

Veja também:

Todos estes fatores colocam a Nokia em uma posição única no mercado, com uma melhor relação custo-benefício.

Junior Favaro, diretor de vendas e marketing da HMD Global no Brasil, afirma que “vivemos em uma época complexa e desafiadora, onde os valores se tornaram mais importantes do que nunca.

Desde a fundação da HMD Global, no final de 2016, falamos sobre o reconhecimento da Nokia como sinônimo de confiança, qualidade, segurança e confiabilidade, valores que fazem parte da nossa herança”.

Favaro completa que “atualmente, à medida que o mercado se torna cada vez mais dependente do uso de dispositivos móveis, os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes. Por conta disso, é necessário contar com dispositivos cada vez mais seguros e mantê-los sempre atualizados.

Smartphones Nokia considerados os mais seguros

De acordo com dados do último estudo da Counterpoint Research sobre segurança, os smartphones Nokia lideraram, pelo segundo ano consecutivo, as análises sobre o tema, como mostra o gráfico abaixo.

A pesquisa leva em consideração quatro aspectos: software, atualizações de segurança, qualidade de fabricação e dispositivos recomendados para empresas.

Os smartphones Nokia recebem atualizações de segurança mais rápidas – com o portfólio completo recebendo os updates; além de atualizar todos os modelos para as versões mais recentes do Android, independente da faixa de preço.

Juan Olano, diretor sênior de negócios da HMD Global para América Latina explica que “a Nokia está em dia com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GPDR) e aprimoramos nossos recursos de segurança no nosso Centro de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento na Finlândia.

As tendências que acompanhamos no mercado confirmam que estamos no caminho certo, com produtos que atendem às necessidades de segurança,
privacidade e integração das empresas. Sempre acreditamos em produzir telefones que possam ser confiáveis, mantendo os usuários seguros e que controlem as missões diariamente – ano após ano”, completa Juan.

O que as empresas buscam?

No cenário atual, as empresas estão buscando por soluções simples, fáceis de implementar e que possam facilitar o acesso dos funcionários às ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções.

De acordo com dados do Google, o Android lidera o uso de smartphones globalmente, com 79% de celulares corporativos.

Um dos recursos mais buscados entre eles é o programa Android Enterprise Recommended – certificação fornecida pelo Google a dispositivos que atendem padrões específicos de hardware, software, facilidade de uso, atualizações de segurança e experiência do usuário.

Segundo a pesquisa da IDC, 46% dos smartphones usados atualmente por empresas brasileiras já fazem parte do programa, e a expectativa é de que este número chegue a 61% nos próximos 12 meses.

Seguindo essa tendência, os dispositivos móveis Android Zero-Touch são os mais utilizados na América Latina, pois otimizam a integração dos funcionários e a experiência de uso de dispositivos corporativos.

As empresas da região se identificam com o sistema por conta do desempenho, facilidade de implantação, nível empresarial e custo como os principais benefícios.

Fonte: IDC “Enterprise mobility and mobile devices survey results 2020”

A importância dos serviços agregados Na busca pela simplificação de processos e redução de custos, as empresas optam por adquirir dispositivos – inclusive smartphones – em conjunto com serviços de valor agregado. Exemplos disso são garantia estendida e seguro, assim como roaming de dados tinha importância antes da pandemia.

Indo além do dispositivo – Serviço HMD Connect

Desde 2020, a HMD Global / Nokia está indo além de ser um fornecedor de hardware para se tornar uma empresa holística de serviços móveis.

O HMD Connect é um serviço global de roaming de dados que permite que as pessoas ao redor do mundo utilizem um único SIM card para viajar, mantendo o controle de gastos – o cliente paga apenas pelo que utiliza.

A versão empresarial desse serviço, a HMD Connect Pro é uma solução SIM de roaming global para IoT e uso empresarial. Com ele, as empresas podem obter cartões SIM em massa, simplificar suas operações para várias necessidades de conectividade em roaming e se beneficiar do console de gerenciamento centralizado para toda a frota de cartões SIM HMD Connect Pro.

Além disso, a HMD Global tem alguns serviços de valor agregado para os clientes empresariais, como planos de seguro e garantia estendida para empresas.

Olhando o futuro e o caminho para o 5G

No segundo semestre de 2020, 65% das empresas latino-americanas planejavam migrar para a tecnologia 5G, de acordo com dados da pesquisa da IDC.

Junior Favaro explicou que “a HMD Global está trabalhando para tornar os smartphones 5G acessíveis, tanto para os consumidores quanto para as empresas”.

No ano passado, o Nokia 8.3 foi apresentado ao mercado (internacional); um dispositivo com a tecnologia 5G sub-6 exclusiva com o maior número de novas bandas de rádio 5G de 600 MHz a 3,8 GHz.

“O 5G será transformador para muitos setores e também elevará significativamente a experiência móvel. Por isso, estamos investindo em 5G com uma estratégia muito focada, com o objetivo de democratizar essa tecnologia ”, finaliza Favaro.

Nokia e mercado corporativo brasileiro

A HMD Global informou que o Brasil também está dentro da estratégia da empresa. A Nokia já lançou três aparelhos no país, onde o Nokia 5.3 é de fabricação local.

Favaro disse que já existem empresas brasileiras recebendo o suporte o Nokia no programa do Google Android Enterprise, mas ainda não pode revelar quais são, por motivo de estratégias das empresas.

Segundo o executivo, em breve teremos mais novidades vindas da HMD Global / Nokia para o Brasil. As notícias são boas. Vamos acompanhar.

______________

Sobre a HMD Global

Sediada em Espoo, Finlândia, a HMD Global é a casa dos telefones Nokia. A HMD desenha e comercializa uma variedade de smartphones e celulares com recursos direcionados a uma variedade de consumidores e preços. A HMD é a licenciada exclusiva da marca Nokia para telefones e tablets.

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Sua opinião importa muito. Comente!x