You are currently viewing Framework – Conheça o notebook faça você mesmo (DIY)

Ideia da startup Framework oferece um notebook que você mesmo pode modificar, colaborando com a sustentabilidade do planeta e, claro, com seu bolso também. Saiba mais nessa matéria.

Segundos previsão do relatório da E-Waste Monitor, organização mantida pela Unitar (Instituto das Nações Unidas para Pesquisa e Desenvolvimento), o mundo poderá atingir até 2030 cerca de 74 toneladas métricas (ou 74 mil toneladas) de lixo eletrônico – aqueles que possuem componentes com bateria ou conectores. E o mais assustador é que apenas 17% é reciclado. O restante vira lixo extremamente tóxico para humanos e para natureza. É um problema gigante que ousamos colocar debaixo do tapete.

Mas quando falamos de reciclagem de eletrônicos, temos que, necessariamente, pensar nos 3 Rs que fazem parte deste processo. Reusar, Ressignificar e Reengenharia (ou, de forma mais simplificada, modificar algo para prolongar seu uso). É exatamente neste terceiro ponto que se encaixa a Framework.

A startup teve uma ideia incrível (e não exatamente nova): Oferecer um laptop cujo hardware é amplamente modificável. Facilitado inclusive para que qualquer pessoa, mesmo sem treinamento ou experiência, possa trocar um pente de memória, um dispositivo de armazenamento, uma interface ou qualquer outro componente de hardware.

Startup framework - notebook modificável
Visão geral dos componentes do Framework Laptop DIY

A pré venda começou este mês e no site oficial você pode reservar um notebook pré montado ou escolher as partes, para você mesmo montar – da série “os gamers piram“. O notebook padrão, ou casca, digamos assim, tem tela de 13,5 polegadas com resolução de 2256 por 1504 pixels e 15,85 milímetros de espessura.

Ele vem com uma bateria de 54Wh, uma webcam e um leitor de biometria. Parece ser um dispositivo ergonômico e confortável para uso diário. Lembra um notebook ultraportátil das marcas mais conhecidas.

Veja também:

Nas configurações você pode variar muito. Para testar, tentei definir uma configuração que deixaria qualquer entusiasta feliz:

  • Processador Intel i7-1185G7 (12 MB de cache e clock até 4,8GHz);
  • Memória RAM de 64GB (2 pentes);
  • Armazenamento 4TB – WD_BLACK SN750 NVMe;
  • WiFi 6 with vPro;
  • Sistema operacional Windows 10 Pro;
  • Módulos que podem ser adicionados e removidos: 1 x USB-C, 2 x USB-A, 1 x Display Port, 1 x HDMI e 1 x Armazenamento extra de 1 TB.
Módulos do Framework Laptop DIY

O interessante é que futuramente a empresa pode lançar novos módulos e configurações melhores do que as atuais. Imagine o cenário em que você possa trocar a placa mãe com o processador e manter os periféricos. Ou aumentar capacidade de memória e armazenamento sozinho. É exatamente a mesma modularidade de quem desfruta de um PC do tipo Desktop, mas com mobilidade dos notebooks – algo que não dá para abrir mão.

Os componentes internos tem QR codes que direcionam para páginas de suporte que ensinam a trocar ou detalham mais a configuração. Está nos planos da empresa oferecer um marketplace para comercialização das peças. Um componente que não lhe sirva mais, poderá ser vendido para alguém que queira.

Bom, o preço da reserva desta configuração que simulei no site oficial é salgados 3274 dólares ou pouco menos de 16 mil reais sem impostos e despesa de envio. Bem caro. Mas a configuração pode durar bastante tempo ou você pode ir comprando aos poucos, se for o caso.

Interessante notar que a Framework tem como CEO e fundador o engenheiro Nirav Patel. Ele ajudou a construir o Oculus VR, hoje propriedade do Meta/Facebook. E teve passagens pela Apple e Google ( Google Summer of Code, no projeto One Laptop Per Child). É alguém com muita bagagem. Esperamos que a iniciativa se popularize para que os preços fiquem mais acessíveis. E nós não precisemos jogar um computador velho, simplesmente porque ele foi projetado para ninguém fazer upgrade.

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Framework – Conheça o laptop faça você mesmo (DIY) » Café com review – Café com review - SOS Lixo Eletrônico - Eletrodoméstico Notebook Celular Baterias
25 de abril de 2022 00:41

[…] Framework – Conheça o laptop faça você mesmo (DIY) » Café com review  Café com review […]