You are currently viewing ROG Phone 6 Pro detona na performance nos jogos
Reprodução

SY HSU, Co-CEO da Asus, apresentou hoje (dia 5 de Julho) em evento online a sexta geração da linha de smartphones Republic of Gamers, em duas versões: ROG Phone 6 e ROG Phone 6 Pro. Assim como seus antecessores, traz configuração parruda ajustada para a performance constante em jogos e ergonomia pensada para manter o device na horizontal. Tudo pelo conforto do gamer.

O visual agradou muito. Além do tradicional preto, agora o smartphone terá versão branca com detalhes azuis (o Pro vem só nesta cor). Até os acessórios ficaram brancos, inclusive o gamepad Kunai 3 – que rivaliza com o Nintendo Switch. Bom, na parte de trás uma pequena tela de OLED para personalização com diversas imagens e modos durante algumas atividades.

Acompanhei também a live comentada pelo brasileiro da Asus, Marcel Campos. Segundo ele Qualcomm e Asus trabalharam juntas há algum tempo para extrair o máximo do SoC (System on a Chip). O resultado é que o Snapdragon 8+ Gen 1 5G, com 8 núcleos, atinge picos de 3,2 GHz de clock (10% melhor que a geração atual, sem o “plus”). Podendo eventualmente passar este patamar com o modo de “ajuste” X Mode.

No benchmark AnTuTu, que mede a performance comparativamente com outros smartphones, ele marcou 1.126.983 pontos. Passando os rivais Xiaomi 12 Pro e Samsung S22 Ultra. Olhando o ranking atual ele passa todos da lista de Android, ao menos por enquanto. Sobra pão de queijo neste cenário.

ROG Phone 6: A obra de arte da engenharia

Acho que a maior dificuldade de embutir tanta capacidade em um smartphone, mantendo recursos comuns aos menos favorecidos, é certamente a engenharia de controle da temperatura. Em toda a volta do processador há uma estrutura de resfriamento. A placa mae é separada da placa de radio frequência (onde está a comunicação do aparelho), para evitar interferências.

Entre as placas, bem abaixo do SoC, preencheram com um componente baseado em Nitreto de Boro. Trata-se de um isolante elétrico, que não impede a comunicação sem fio e ainda ajuda da estabilidade térmica. Esta estrutura inicial reduz em até 10 graus a temperatura.

Se reduzir a temperatura é ruim, dissipar o calor é bem pior. Aí que entra a “vapor chamber” ou bolsa de ar feita de uma liga de metais (tipicamente de Cobre). Nesta geração ela está 30% maior. Para completar a dissipação (gradiente de calor), duas laminas de nanografite em cima e embaixo da estrutura. Por curiosidade, estas são feitas com processos que fazem o material passar de 900 graus Celsius.

Veja também:

Mesmo com a distribuição de calor, uma hora você acaba sentindo o desconforto do calor excessivo na mão se persistir com tudo no máximo. A Asus melhorou sua geladeira, digo, seu mecanismo externo de dissipar calor, o AeroActive Cooler 6. É um trambolho, mas reduz em até 25 graus a temperatura. Aceitável para ter acesso ao X Mode que garante FPS estável durante longas jogatinas.

Configurações e preço

O encantamento Do Rog Phone 6 começa pela tela de 6,78 polegadas de resolução FHD+ (2220 x 1080 pixels), com frequências de atualização de 165Hz. Na verdade a taxa de refresh é variável e pode ser 60, 90, 120, 144 e 165 Hertz. Dependendo do jogo o ajuste pode trazer melhor conforto visual (dado que o jogo geralmente é desenvolvido para uma destas taxas).

Na versão Rog Phone 6 Pro, o bólido conta ainda com 18 GB de RAM no padrão LPDDR5, 512 GB de armazenamento no padrão UFS 3.1 (que o apresentador chama de meio terabyte, no melhor estilo copo meio cheio). A câmera frontal tem 12 megapixels e as traseiras tem respectivamente 50 MP (sensor de imagem IMX766), 13 MP (ultrawide) e 5 MP (macro). Embora não seja o foco aqui, não fazem feio. A bateria tem 6000 mAh e o carregador rápido é de 65 Watts.

Além disso tem botões ultrassônicos que reconhecem gestos, Wi-Fi 6e, 5G que estreia nesta quarta-feira no país, USB tipo C duplo, falantes duplos e não abandonaram – ainda bem – o áudio P2.

Os preços são superlativos também, embora dentro do esperado.

ROG Phone 6

  • 12 GB de RAM com 256 GB de armazenamento por 999 euros
  • 16 GB de RAM com 512 GB de armazenamento por 1.149 euros

ROG Phone 6 Pro

  • 18 GB de RAM com 512 GB de armazenamento por 1299 euros

Os valores em Euro já incluem os impostos (não o de importação se você comprar fora e taxas de câmbio). Também não divulgaram qual a data, nem o valor, dele por aqui. Mas só para lembrar o ROG Phone 5S Pro é vendido oficialmente por salgadíssimos 10.799,10 reais. Embora a comparação com meu salário traga calafrios e mal estar, o smartphone é um investimento que pode durar alguns anos de uso.

Veja o Unboxing de como ele deve chegar:

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Abel
Abel
5 de julho de 2022 17:27

Caraio que configuração animal!