Moto X Force – tela à prova de quedas e bateria que dura muito

O Moto X Force veio para completar a família de Moto X de 3ª geração, unindo-se ao Moto X Play e Moto X Style. Este smartphone foi feito para os desastrados de plantão.

E não são poucos. Segundo pesquisa feita pela Motorola, 53% dos usuários no mundo já tiveram a tela de seu aparelho estilhaçada. E 21% continuam usando o celular mesmo com a tela trincada.

Tela super resistente

O Moto X Force usa uma tecnologia chamada de ShatterShield, que torna a tela protegida contra trincas e estilhaçamento. Sim, ele pode cair no chão várias vezes e a tela continua intacta. Para saber mais, acesse esta matéria onde eu explico o segredo dessa tecnologia.

Se o chão tiver pedras pontiagudas, você vai notar marcas na tela, é verdade. Mas é garantido que a tela não quebra, não racha, nem estilhaça. E nada impede que você mesmo possa colocar outra película de proteção, se quiser.

Características físicas

Importante deixar claro que o Moto X Force não é um aparelho para ser usado “na guerra”, pois não se trata de um aparelho rugged. A Motorola garante que a tela está protegida contra quedas ocasionais, como exemplo, tirar do bolso do paletó (entre 1,60 e 1,70 metro de altura) ou quando escapa da mão.

Eu quis provar se a tela realmente é tão dura na queda assim: derrubei o Moto X Force 5 vezes seguidas em piso de porcelanato e não aconteceu sequer um arranhão. E você pode comprovar assistindo o vídeo abaixo, no qual eu mostro esse teste.

Além da tela, o smartphone tem laterais em metal e o acabamento pode ser em couro, nylon ou silicone, escolhido na hora se comprado pelo site Moto maker, onde é possível personalizar o aparelho.

As dimensões são de 149,8 x 78 x 9,2 (mm) e pesa 169 gramas. Não é dos mais leves, mas sua ergonomia é ótima, oferecendo bastante conforto para segurar na mão e levar no bolso.

Tela

O Moto X Force usa tecnologia AMOLED com resolução Quad HD (2.560 x 1.440). O tamanho é de 5,4 polegadas com 540 ppp de densidade. Melhor do que os dados técnicos é falar sobre a experiência que tive.

A tela oferece ótimo brilho e cores vibrantes e, mesmo com todas as camadas de proteção, verifiquei que a sensibilidade é a mesma de qualquer outra tela de alta qualidade. Os comandos de toque, pinça e mover objetos são precisos e rápidos.

Dual chip, mas com ressalva

O Moto X Force é um aparelho com suporte à rede 4G e pode usar dois chips (tamanho nano). Porém, caso o usuário quiser usar o cartão micro SD para fazer expansão do armazenamento, terá que usar apenas um chip. O motivo é limitação física, pois o slot para instalação dos chips e do cartão é o mesmo.

moto-x-force-chip
Detalhe do slot para inserir os chips no Moto X Force. Repare que se o cartão micro SD for instalado, não será possível usar dois chips de telefonia.

Poder de processamento

O Moto X Force usa um processador Snapdragon 810, de oito núcleos (um quad-core de 1.5 GHz Cortex-A53 e um quad-core de 2 GHz Cortex-A57) e uma GPU (processador gráfico) Adreno 430.

A memória é de 3 GB e o armazenamento interno é de 64 GB. É possível expandir essa capacidade por meio de cartão micro SD de até 2 TB.

Traduzindo a sopa de letras, você tem aqui um aparelho com ótima agilidade para multitarefa e excelente capacidade para guardar seus vídeos, fotos e aplicativos. Rodei aplicativos de uso comum e que precisam de velocidade, como Google Maps e Waze.

Os mapas foram carregados fielmente e sem demora, bem o que se espera desse serviço quando precisamos encontrar uma rota e não ficar esperando para o mapa ser processado.

>>> Veja também o review do Moto G 3ª geração

Jogos como Real Racing 3, Rival Knights e Call of Duty Heroes, que são famintos por um bom hardware, rodaram com fluidez de movimentos. Um ponto negativo aqui fica por conta do temperatura do aparelho. No auge da ação, as mãos chegam a ficar bem quentes de tanta dissipação de calor emitida pelo Moto X Force.

Rodei também benchmarks, aplicativos que mensuram poder absoluto de processamento, fazendo cálculos aritméticos, lógicos, vetoriais e traduzem isso em números. Quanto mais altos esses números, mais rápido é o smartphone. Esses aplicativos que usei são gratuitos e você pode usar em seu smartphone para ter uma referência com o Moto X force. Os resultados estão nas telas abaixo.

A versão do Android instalada é a 5.1.1 (Lollipop). É uma versão quase pura do Android desenvolvido pela Google, com pequenas modificações apenas para se ajustar aos recursos únicos do Moto X Force.

moto-x-force-bench1
resultados dos benchamarks. Geekbench 3 e Antutu 64 bits
moto-x-force-bench2
Resultado dos benchmarks. Quadrant e PC Mark

Câmeras de 21 MP e 5 MP

Mais importante do que os megapixels, é dizer – e mostrar – que a qualidade das fotos e vídeos são ótimas. A Motorola melhorou muito a qualidade de suas câmeras em relação à segunda geração dos Moto X. É possível ver nas fotos que tirei a qualidade de resolução e estabilização.

Mesmo em situação mais díficil, como tirar foto contra a luz, a câmera do Moto X Force mostrou que consegue corrigir os tons de cores e o brilho. O software da câmera oferece bastante clareza nas configurações. Isso é um ponto muito positivo, pois os menus são fáceis de entender e acessar.

Outro destaque fica por conta do acionamento da câmera: além do acesso comum pelo ícone, se você balançar rapidamente a mão para esquerda e direita, a câmera é acionada, mesmo com a tela bloqueada. E se balançar novamente, a câmera frontal é acionada.

O flash também tem diferencial. Ele é dual tone com tecnologia chamada CCT (Correlated Color Temperature). Como o flash é duplo, a tecnologia permite que sejam disparados separadamente, com atraso de milissegundos. Ele faz isso se ajustando de acordo com a luz ambiente, garantindo cores mais consistentes e não aquele branco chapado de quando tiramos fotos com flash.

A câmera frontal conta com uma lente grande angular, na qual cabem mais pessoas na Selfie. E o Moto X também tem flash frontal, simples, mas que ajuda a tira uma boa selfie mesmo em ambiente mais escuro.

Galeria de fotos feitas com o Moto X Force

foto-externa
Mesmo contra a luz, a câmera do Moto X Force mostrou que consegue corrigir sombras e contraste
foto-paisagem
Esta foto foi feita dentro de um veículo em movimento e mesmo assim não ficou embaçada.

 

foto-interna
Foto em ambiente interno com luz vinda da janela e com luz fluorescente da sala. As cores são vivas e a foto não tem nenhuma pixelização
foto-macro-foco-assunto
Foto em macro. O Moto X Force consegue “brincar” com o foco, tanto no assunto, quanto no pano de fundo

 


Vídeo em câmera lenta feita com o Moto X Force

Recursos únicos do Moto X Force

Desde a primeira versão do Moto X foram instalados processadores extras de movimento e reconhecimento de voz. Assim a Motorola criou recursos únicos para seus smartphones. No caso do Moto X, há o assistente de voz, que reconhece comandos apenas do tom da sua voz.

Você grava uma frase tipo “Olá, Moto X” e, quando você a pronuncia, o smartphone questiona o que você deseja fazer, sem encostar um dedo sequer no aparelho. Isso é muito legal quando você está dirigindo. Mas é fato de que nem sempre funciona direito. Quero dizer, funciona, mas às vezes é preciso repetir o comando e isso se torna chato.

O recurso mais interessante é o Moto Assist, no qual ele pode identificar situações quando ativado. Por exemplo, ele detecta quando você está dirigindo (pela velocidade) e então lê automaticamente as mensagens que chegam ou anunciar quem está ligando.

moto-x-force-recursos

O modo reunião também automatiza suas ações. Se estiver ativado e você marcou uma reunião ou compromisso em seu calendário, o Moto X entra automaticamente no modo silencioso no horário da reunião e volta para o seu perfil de som quando o horário acaba.

Outro recurso é o acionamento da lanterna pelo movimento. Basta balançar o aparelho para cima e para baixo e o flash acende. Ao repetir o movimento, ele apaga.

Duração de bateria

O Moto X Force se saiu bem nesse teste. Se você precisa de um aparelho com alta duração de bateria, o Moto X Force é uma das melhores escolhas. Ele usa uma bateria de 3.760 mAh de capacidade. É bem acima da média de smartphones de mesmo porte e tamanho de tela. Para os testes, uso meu procedimento padrão. Tirei o aparelho do carregador às 7 hs da manhã. Durante o dia tirei dez fotos, fiz um vídeo de cinco minutos e visualizei os resultados por 15 minutos. Em seguida, usei o GPS por 30 minutos, além de fazer chamadas no total de 30 minutos e de navegar na Internet por cerca de três horas (sites, e-mails e redes sociais). Por fim, joguei por 20 minutos e assisti a vídeos no YouTube por 10 minutos. Às 19:00 hs, restavam 36% de carga.

Portanto, será possível usar vários recursos do aparelho durante o dia de trabalho e ainda ter energia para o período da manhã. Com uso moderado dos recursos é possível usar o Moto X Force por quase dois dias longe de uma tomada.

Carregador turbo

A Motorola foi inteligente em projetar um carregador diferente para o Moto X Force. Devido a grande capacidade de bateria, se este smartphone viesse com carregador comum, iria demorar cerca de três horas ou até um pouco mais para ser carregado totalmente. O carregador turbo fornece 25 watts enquanto carregadores comuns geram entre 10 e 15 watts.

Resumindo, eu fiz uma carga de 0 a 100% na bateria do Moto X Force em apenas 1 hora. E, de acordo com a Motorola, com apenas 15 minutos de carga, o Moto X Force pode ser utilizado por até 10 horas. Logicamente, esse tempo também vai depender do perfil de uso.

moto x force-carregador
O carregador turbo do Moto X Force fornece 25 watts e carrega a bateria de 0 a 100% em apenas 1 hora.

Pontos fortes e fracos

+ Alto desempenho                                               – Aquece muito em aplicações pesadas (jogos, por exemplo)
   ótima câmera                                                            Cabo USB não acompanha produto
       alta duração de bateria
       tela resistente a trincas e estilhaços
       acabamento premium
carregador turbo é muito eficiente

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments