Iniciativa do iFood têm como objetivo apoiar estabelecimentos cadastrados na plataforma durante período de incertezas sociais causado pelo coronavírus
Nos últimos dias o iFood vem trabalhando para desenvolver iniciativas de apoio a seus mais diversos públicos em meio ao cenário global do COVID-19 (coronavírus).
Além das medidas já divulgadas com foco em prevenção, diminuição de contato nas entregas, a empresa dedicou-se também a buscar soluções que amenizem os impactos econômicos e sociais da doença para os restaurantes cadastrados em sua plataforma.
Para que isso aconteça, a foodtech anuncia três grandes ações que passam a valer a partir do dia 02 de abril.
Maior lucro por pedido nesse período difícil
O iFood irá destinar R$ 50 milhões de sua receita na forma de um fundo de assistência a restaurantes, com foco especial nos pequenos estabelecimentos locais.
Melhorar fluxo de caixa dos pequenos restaurantes
A empresa irá antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Dessa forma, todo restaurante que optar por fazer parte dessa iniciativa, receberá seu pagamento em 7 dias após a venda nos meses de abril e maio. Com isso, a expectativa é injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro.
Minimizar impacto da queda de fluxo ou fechamento de salões
De acordo com orientações de distanciamento social e outras determinações dos órgãos públicos, a previsão é que nos próximos dias muitos restaurantes tenham que fechar seus salões ou que sintam diminuição considerável no número de clientes que frequentam seus estabelecimentos.
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Por isso, todo o valor arrecadado pelo iFood em taxas do serviço ‘Pra Retirar’ (no qual os usuários fazem o pedido via app e retiram diretamente no restaurante) será devolvido integralmente aos restaurantes parceiros.
Além de receber de volta o valor do serviço, os restaurantes permanecem ainda como ponto de retirada de pedidos, o que mantém viva a atividade principal: o salão. Atualmente, o recurso ‘Pra Retirar’ está presente em cerca de 120 mil restaurantes localizados em mais de mil cidades em todo o país.
Quando essas ações serão apresentadas pelo iFood
Os detalhes de todas as medidas serão apresentados pela empresa na próxima quarta-feira, 25 de março.
Fabricio Bloisi, presidente do iFood, informou que “é de extrema importância que o iFood seja parceiro desses estabelecimentos nos próximos meses para que, juntos, possamos atravessar este momento difícil.
O iFood está dedicado a continuar atendendo os entregadores, restaurantes e a população, que precisa de ainda mais acesso aos serviços de entrega de comida neste momento.
O iFood tem dialogado com as autoridades sobre o papel do delivery neste momento do Brasil. Se os órgãos públicos entenderem que esse é um caminho para contribuir, enquanto atravessamos a crise, continuaremos a oferecer as condições para que o delivery seja ferramenta funcional e agora ainda mais essencial para alimentação da população neste período.”, conclui Fabrício.
Medidas do iFood para entregadores
O iFood criou um fundo solidário no valor de R$ 1 milhão para dar suporte aos parceiros de entrega que necessitem permanecer em quarentena por conta da doença.
O entregador receberá do fundo um valor baseado na média dos seus repasses nos últimos 30 dias, proporcional aos 14 dias de quarentena.
Para garantir que os valores possam ser bem aproveitados pelos parceiros que realmente necessitam e tenham sido atingidos pela doença, o iFood considerará como aptos a receber o auxílio, todos os entregadores com pelo menos uma entrega feita desde 01/02/2020, que foram liberados na plataforma até 15/03/2020, e que comprovarem a doença.
A empresa considera como comprovação automática válida o exame positivo do COVID-19 e avaliará outras evidências passíveis de comprovação do diagnóstico da doença.
Após abrir um chamado para reportar um diagnóstico positivo para COVID-19, o entregador terá a sua conta automaticamente inativada por 14 dias e terá até 30 dias para enviar todas as evidências necessárias para receber o valor do Fundo.
Medidas do iFood para consumidores
A medida tem como objetivo proteger a saúde dos clientes da plataforma e parceiros de entrega em um momento onde a sociedade é orientada a evitar o contato pessoal.
O iFood liberou aos usuários do app a opção ‘Entrega sem Contato’. A solução pode ser escolhida no momento de realização do pedido. Para que isso aconteça, os pagamentos deverão ser efetuados online, pelo app.
Na sequência, o entregador responsável pela rota será avisado e terá acesso aos direcionamentos enviados pelo cliente para que possa concluir a entrega sem interação.
O chat entre entregadores e consumidores, já disponível anteriormente, pode ser utilizado ainda como ferramenta para combinar detalhes das entregas, passando a permitir o envio de fotos para facilitar a comunicação.
A opção pela ‘Entrega sem Contato’ também será repassada aos restaurantes por meio da comanda impressa pelo gestor de pedidos.
Sobre a opção ‘Pra Retirar’
A solução, pioneira no país, foi apresentada ao público em junho de 2019. Ela oferece aos consumidores a opção de fazer o pedido e pagamento pelo aplicativo e retirá-lo direto no restaurante.
Com isso, evitam filas e não precisam pagar taxas adicionais. A tecnologia traz ainda vantagens para os restaurantes, que ganham mais eficiência na operação, aumento no número de pedidos e criação de um ponto de contato com clientes gerados por essa nova ocasião de consumo.
Atualmente, o ‘Pra Retirar’ está disponível em cerca de 120 mil restaurantes de mais de mil cidades em operações como Habib’s, Ragazzo, Açaí Concept, Oakberry e Brasileirinho.
Números do iFood
No final de 2019, a empresa passou a somar mais de 131,2 mil restaurantes cadastrados em sua plataforma; no mesmo período no ano anterior, a quantidade de estabelecimentos que faziam parte do app era de 52 mil. Isso representa crescimento de 151%.
Esse índice é consequência da ampliação da presença da empresa em todo o território brasileiro. Atualmente, o iFood opera em mais de 912 cidades em todo país e está presente em todas as capitais.
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