Samsung Bixby já é fluente em português

A assistente inteligente de voz Bixby começa a entender nosso idioma. Veja o que ela pode fazer e quais telefones são compatíveis

A Samsung anunciou o lançamento oficial do recurso de voz em português da assistente virtual Bixby. Assim como o Google Assistente, Alexa (da Amazon) e Siri (Apple), a Bixby também atende a comandos de voz.

Samsung Bixby em português

Para ativar, ainda é preciso dizer “Hi, Bixby“. Mas, em seguida, basta dizer os comandos ou perguntar tudo em português.

É possível fazer perguntas como: “qual a previsão do tempo para a semana?” ou dar ordens diretas como “insira um compromisso em minha agenda”.

Esses exemplos são simples. Mas a assistente de voz é equipada com tecnologia de aprendizado contínuo (machine learning) com a finalidade de oferecer um contato mais personalizado e inteligente entre o usuário e seu smartphone.

Veja também:

Bruno Costa, gerente sênior de conteúdos e serviços para a área de dispositivos móveis da Samsung Brasil, informou que “a Bixby teve seus recursos adaptados para as características únicas do público brasileiro”.

Também explicou que “a Bixby está em constante desenvolvimento com base na experiência e feedback dos usuários. Pois, em um país tão amplo, um dos principais pontos é justamente levar em consideração os regionalismos, sotaques e gírias. Assim, asseguramos a capacidade de interação e oferecemos uma experiência bastante eficaz”, completou Bruno.

O que mais a Bixby pode fazer?

Com um simples comando de voz, é possível, por exemplo, verificar e-mails, trocar de música, definir horários de alarme, pedir recomendações de jantar, alternar modos da câmera, tirar fotos e acionar rotas de navegação.

Alguns exemplos do que a Bixby pode entender e executar

Outro recurso de destaque está no auxílio para conclusão de atividades enquanto o usuário está em deslocamento. Dúvidas sobre a previsão do tempo para o restante do dia ou um lembrete de um compromisso são rapidamente resolvidas com uma pergunta a Bixby.

Cápsulas da Bixby

Além dos comandos de voz, a solução oferece as rotinas. Chamadas de cápsulas, elas utilizam inteligência artificial para aprender sobre padrões e preferências de uso. Desta maneira, ajustam automaticamente as configurações do smartphone, controlam aplicativos e otimizam a bateria.

35 cápsulas já estão disponíveis. É possível, por exemplo, solicitar um Uber apenas dando instruções por voz. A Bixby pergunta o destino e, logo após o usuário informar, ela informa o valor e pergunta se pode chamar o carro.

É possível solicitar um Uber com o comando de voz, sem abrir o app

Para citar mais exemplos, podemos chamar o Google Maps, solicitando uma rota ou o Youtube, pedindo para exibir qualquer tipo de vídeo, bastando dizer o tema desejado.

Para quem tem a casa com aparelhos conectados, também será possível fazer o controle deles. Uma smart TV, por exemplo, pode ser controlada por voz para aumentar ou diminuir o volume.

Smartphones compatíveis

A Bixby estará disponível para o Galaxy S10, Galaxy S10+, Galaxy S10e e Galaxy S10 5G (esse último para quem comprou no exterior). Os smartphones Galaxy Note 10 e Note 10+ também são compatíveis.

É importante informar que as versões Lite do Galaxy S10 e do Galaxy Note 10 não entram nessa lista.

A Samsung prometeu que, em breve, outros aparelhos como a nova família Galaxy S20, Galaxy Z Flip e Galaxy Fold serão suportados.

Por que outros aparelhos da marca não podem usar a Bixby?

A Samsung informou que o aprendizado de máquina é uma ferramenta que aprende comandos constantemente. Cada idioma tem suas singularidades para que seja interpretado pelo sistema.

Apesar do sistema ser o mesmo para todos, há singularidades de hardware que precisam ser testados com mais cuidado para garantir o funcionamento perfeito. Assim, com o tempo, a Bixby poderá ser implementada nos smartphones intermediários.

Para obter mais informações sobre a Bixby, visite https://www.samsung.com/br/apps/bixby/

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
800
  Inscreva-se  
notificar: