A Apple interrompeu as vendas de seus produtos através da sua loja online na Rússia em resposta ao ataque do país à Ucrânia. A empresa anunciou sua decisão na terça-feira, depois que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia na semana passada. Outras empresas ocidentais também estão cortando cada vez mais os laços com o país.
Todos os produtos da Apple na loja online russa da empresa estão listados como “indisponíveis” para compra ou entrega no país. A empresa não opera nenhuma loja física na Rússia.
Um porta-voz da Companhia também informou na terça-feira que removeu os meios de comunicação estatais russos RT News e Sputnik News de sua App Store em todo o mundo, exceto na Rússia.
Veja também:
- Fraudes com Pix crescem cada vez mais e colocam negócios de empresas em risco
- Americanas amplia horários de atendimento e prazos para troca e assistência técnica de pedidos
- LG prorroga a promoção em parceria com a Apple TV+ em suas TVs
- Fone de ouvido Beats Fit Pro é considerado o mais avançado da marca até o momento
- 10 tendências para o mercado de TI e Telecom para 2022 no Brasil
“Tomamos uma série de ações em resposta à invasão. Pausamos todas as vendas de produtos na Rússia. Na semana passada, paramos todas as exportações em nosso canal de vendas no país. O Apple Pay e outros serviços foram limitados. RT News e Sputnik News não estão mais disponíveis para download na App Store fora da Rússia. E desabilitamos os incidentes de tráfego e ao vivo no Apple Maps na Ucrânia como medida de segurança e precaução para os cidadãos ucranianos”, disse um porta-voz da Apple à CNBC em comunicado.
A suspensão das vendas de iPad, Macs e outros produtos na Rússia destaca os desafios que as empresas americanas enfrentam durante a invasão russa da Ucrânia. As empresas enfrentam desafios com logística, a queda do valor do rublo russo e a obtenção de clientes russos para pagar depois que os serviços de cartão de crédito ocidentais foram limitados no país.
Na semana passada, a Dell disse que suspendeu as vendas na Ucrânia e na Rússia. A Nike também parou de vender produtos na Rússia, de acordo com uma mensagem publicada no site da empresa. A Ford suspendeu as operações de joint venture na Rússia, informou na terça-feira.
Fonte: CNBC