Zenfone 5 tem design idêntico ao iPhone X

O Zenfone 5 é um clone do iPhone X? Cópias, clones, “inspiração”. Tudo o que é bom acaba por ser copiado, clonado ou melhorado. Muito além da discussão do copyright, que também é importante, no final mesmo, a pergunta que vale 1 milhão de dólares é: elas são boas ou ruins para o consumidor?

Um clone ou cópia com modificações mal feitos são ruins para a marca, obviamente.

[Veja aqui uma oferta incrível do smartphone SamsungGalaxy S8]

Mas e se a cópia for apenas uma parte e melhorada? Para a Asus, definitivamente, a resposta é que deve ser algo muito bom e positivo. E o vídeo abaixo (47 segundos de duração) prova essa afirmação.

O vídeo foi gravado por Igor Lopes, colunista da BandNews TV, que compartilhou em um grupo do Whats app. Em uma curta conversa ele entrevista Marcel Campos, head of marketing global de marketing da Asus, logo após a apresentação da nova linha de Zenfones na MWC 2018. Marcel afirma categoricamente (e sem nenhum mimimi) que a Asus fez uma cópia do iPhone X.

Ele faz referência ao design do aparelho da Apple, principalmente do notch, aquele recorte na parte de cima da tela, necessário para abrigar a câmera de reconhecimento facial do iPhone X.

Igor Lopes* (esq.) entrevista Marcel Campos sobre o Zenfone 5 ser idêntico ao iPhone X

Porém, Marcel não demora para afirmar que foi a Apple quem copiou o Essential phone, que foi o primeiro smartphone a apresentar o notch. Na frase seguinte ele complementa: “A Apple copiou o Essential phone… maaaal…. e a gente copiou melhor”.

E finaliza dizendo que “se uma empresa não seguir tendências, ela morre“, citando exemplos, sem citar nomes, mas características, que levam obviamente à Blackberry (antiga RIM) e Nokia (na divisão que foi comprada pela Microsoft).

A apresentação oficial do Zenfone 5

Enfim, minha conclusão é que, ao menos, um alto executivo admite que copiou uma ideia sem ficar com longos discursos.  Durante o lançamento (no vídeo abaixo é possível ver a apresentação completa da Asus na MWC 2018), aos 47m49 da apresentação, é possível ver o notch no Zenfone 5.

E aos 48m01 Marcel anuncia “sim, nós temos um notch. Mas nosso notch é 26% menor do que o telefone da fruta. E eu não tenho medo de dizer isso” .

E complementa que o notch de tamanho reduzido não tirou nenhum sensor ou recurso do smartphone: sensor de proximidade, sensor de GPS, LED indicador e a câmera frontal, estão no notch.

Vídeo da apresentação oficial da Asus na MWC 2018

 

Enfim, apesar da aparência frontal ser copiada descaradamente, o que resta saber é se o consumidor gosta ou não.

Este autor que vos escreve gostaria muito de testar o aparelho antes de emitir qualquer opinião sobre o Zenfone 5. Mas no Brasil, a nova família de Zenfones 2018 deve demorar mais uns dois meses para chegar.

Até acontecer, deixe sua opinião logo abaixo nos comentários. Você gostaria de comprar um telefone com a aparência do iPhone X mesmo não sendo o iPhone X? A Asus aposta que sim. Caso contrário, não teria feito esse lançamento.

*Obrigado ao Igor Lopes que autorizou a divulgar o vídeo feito por ele.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar: