You are currently viewing Rede sem fio ou rede cabeada, qual a melhor opção para seu uso?

Especialista da TP-Link explica como escolher o melhor tipo de conexão de rede para sua casa ou escritório

Seja para os estudos, trabalho, jogos ou entretenimento, você vai precisar de uma rede sem fio ou rede cabeada. Dispor de uma rede adequada é fundamental para garantir o pleno exercício das atividades do dia a dia.

Por isso, conhecer as principais características de cada uma, é essencial para a escolha da rede ideal para cada necessidade, além de assegurar uma Internet veloz e com estabilidade. Pensando nisso, Fabio Appel, Coordenador de Produtos da TP-Link, empresa global em fornecimento de produtos de rede, esclarece as vantagens e desvantagens entre as versões cabeada e sem fio e suas utilizações corretas para cada demanda.

Rede cabeada

O especialista explica que entre as vantagens da rede cabeada, é que com a conexão física, as taxas de upload e download trabalham próximas ao limite máximo, o que possibilita altas velocidades e com pouco atraso na conexão.. Ou seja, seus arquivos chegarão e serão enviados de forma mais rápida.

Veja também:

Esta opção de rede conta também com maior estabilidade, sendo sendo recomendada para tarefas que necessitam de grande desempenho e para os gamers aproveitarem ao máximo as partidas on-line, por exemplo. “Os jogos demandam cada vez mais de uma conexão eficiente, tendo em vista que precisam de agilidade na troca de dados, que são determinantes para o resultado esperado. A rede com fio pode minimizar o tempo de resposta dos comandos, que causam os atrasos no jogo, ou lag”, esclarece.

Ainda segundo Appel, atualmente é possível obter índices que superam os 10Gb/s, ao navegar através dos cabos mais avançados. Contudo, a mobilidade pode ser uma limitação, tendo em vista que o Wi-Fi permite que a conexão seja feita de qualquer ponto da casa, enquanto a conexão cabeada exige planejamento e infraestrutura.

“Embora seja vantajoso a depender de cada necessidade, a rede cabeada não possibilita o envio de sinal para todo o ambiente em um formato 360º, não sendo interessante para dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks”, enfatiza.

O coordenador de produtos da TP-Link afirma também que apesar da conexão cabeada ser considerada por muitos mais segura, atualmente existem aparelhos sem fio altamente sofisticados que eliminam riscos e garantem navegação totalmente protegida.

“Os roteadores de ponta do mercado possuem antivírus integrado, que mantêm preservada as informações confidenciais e fornecem filtragem de conteúdo malicioso, prevenindo contra-ataques e assegurando conectividade com tranquilidade”, diz.

Conexão sem fio

A adoção da Internet sem fio pode ser mais favorável, considerando que seu uso é acessível e versátil. Appel conta que, economicamente, o Wi-Fi tem vantagem sobre a conexão via cabo por ter montagem mais fácil com baixos custos. A mobilidade também se destaca como característica positiva, dado que dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e demais gadgets podem ser conectados e incorporados de modo simples e rápido.

“A rede sem fio permite integração através de múltiplas conexões, com o uso de diversos aparelhos em um só roteador. Em um contexto que cada vez mais os ambientes são interligados à Internet de forma inteligente, o wireless é uma excelente opção para quem busca alto desempenho com fluxo eficiente”, pontua.

Fabio destaca que com o desenvolvimento dos dispositivos e a evolução de tecnologias como o MU-MIMO, que garante conexões simultâneas, o beamforming que realiza envio de sinal Wi-Fi para os dispositivos com maior demanda de dados, e o sistema Mesh, que trabalha para criar uma única rede com múltiplos roteadores, o acesso sem o uso de cabos tornou-se poderoso e prático.

“O avanço da rede sem fio permitiu com que as pessoas dispusessem de uma conexão com velocidade ultrarrápida, com menos interferências e atrasos na conexão. Seu uso tornou-se popular principalmente em aparelhos móveis e transmissões com alto uso de dados”. O especialista acrescenta que para os gamers que participam de partidas on-line, principalmente via mobile, o Wi-Fi é a opção apropriada. “Dispor de um roteador que garanta múltiplas conexões e capacidade de processamento adequado é indispensável para a qualidade e estabilidade durante os jogos”, conta Appel.

O executivo enfatiza que a expansão de redes sem fio da sexta geração, o Wi-Fi 6, permite uma integração ainda mais eficiente, com mais velocidade em ambientes congestionados. Com isso, downloads e uploads serão beneficiados, permitindo que a troca de dados seja superior. “Uma das vantagens da tecnologia Wi-Fi 6 é a maior segurança aos usuários. Por meio da criptografia WPA3, a navegação torna-se mais protegida, principalmente em conexões abertas e públicas”, finaliza.

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments