O Google anunciou a chegada ao Brasil do Google Nest Mini, a caixa de som inteligente com o Google Assistente integrado. O aparelho já está a venda ao preço de lançamento de R$ 349. Além de lojas online, também está disponível nos grandes varejistas em lojas físicas.
O Google Nest Mini é a versão mais avançada do produto. Ele foi anunciado oficialmente em Nova York, no último dia 15 de outubro, durante o evento anual “Made by Google”, que traz as novidades de hardware da empresa.
Veja também:
- Amazon também trouxe seu assistente de voz ao Brasil: conheça a Alexa
- Como o Google consegue reconhecer os comandos e nossa voz?
- Inteligência artificial já está no seu bolso e você nem sabia
- Condicionador de ar acionado pela voz: conheça o LG Dual Inverter Voice
- Moto G8 Plus: smartphone intermediário com câmera de 48 megapixels
O nome Google Nest Mini vem da junção da área de Casa Conectada do Google com a Nest, empresa de automação residencial adquirida pelo Google.
Google Nest mini: compacto, mas com som potente
Mesmo com um tamanho compacto — menos de 10 cm de diâmetro e 200 gramas de peso — o Nest Mini é capaz de oferecer uma experiência de som poderosa, segundo a empresa.
Isso porque o Google aprimorou o software e o hardware do produto. Dessa forma, os sons graves ficaram duas vezes mais fortes que na versão anterior, sem prejudicar os sons médios e agudos.
Além disso, o Google Nest Mini também traz novidades pensadas para uma melhor experiência das pessoas. Uma delas é o suporte de parede, que ajuda a otimizar o espaço de mesas e prateleiras em casa.
Outro avanço é a presença de luzes de LED na extremidade do Nest Mini, que se acendem quando a mão do usuário se aproxima do dispositivo, indicando onde tocar para ajustar o volume.
O Google Assistente e a internet das coisas
O Google Nest Mini traz para dentro da casa todos os benefícios do Google Assistente, que funciona em português desde 2017 nos smartphones. Com ele, é possível saber os compromissos do dia, a tradução de uma expressão em outro idioma, se vai chover ou até mesmo criar lembretes para as tarefas.
Com o Google Assistente integrado ao Nest Mini é possível, usando apenas a voz, assistir a um vídeo na TV, iniciar a limpeza da casa, assim como controlar luzes e ar-condicionado. Tudo isso porque o Nest Mini pode conversar com TVs, lâmpadas e plugues inteligentes, entre vários outros aparelhos.
No Brasil existe hoje mais de uma centena de dispositivos inteligentes de marcas variadas que fazem parte do ecossistema do Google Assistente, que é aberto e gratuito. Entre elas, aparelhos da Positivo, TCL, iRobot, LG e Sony.
O Google Assistente está em constante evolução, seja entendendo regionalismos e sotaques, seja em novas funções ou parcerias. É possível ouvir músicas no Spotify, ter as principais notícias do dia em mais de 20 jornais e sites brasileiros, assistir ao Netflix na TV ou até mesmo aproveitar um momento em família ouvindo histórias infantis.
Parcerias espadem o uso do Google Assistente
Ele também permite conversas diretas com centenas de parceiros, como Rede Globo, Banco do Brasil, Cartoon Network, Galinha Pintadinha e Bradesco. Inúmeras possibilidades Com a caixa de som inteligente do Google, é possível ativar as rotinas já criadas no Google Assistente e integrá-las à casa conectada.
É hora de dormir? Então basta dizer “Ok Google, boa noite” para apagar as luzes, controlar a temperatura conforme definido anteriormente e ativar uma música relaxante no Nest Mini.
Para a música tocar na casa toda, é possível criar um sistema de som entre aparelhos que estejam em cômodos diferentes ou transferir o som de um lugar para outro.
Além disso, basta dizer “Ok Google, ligue para a sala de estar” ou “Ok Google, ligue para a cozinha” para falar com alguém que está em outro cômodo. E até mesmo quando estiver fora de casa, por meio do aplicativo Google Home no smartphone.
Veja também nessa matéria como o Google Assistente consegue reconhecer nosso idioma e também as tonalidades e diferentes sotaques.