You are currently viewing Dia das crianças: peça para a Alexa ou Google ler livros  para os pequenos

Projeto foi desenvolvido com especialistas em linguística infantil, roteiristas e pedagogas para instigar a imaginação e garantir interações fluidas entre as crianças e seus cuidadores

Em comemoração ao Dia das Crianças e como forma de estimular a leitura, o Itaú lança, em parceria com Amazon e Google, a Léia. É a inteligência artificial por comando de voz que passa a integrar o programa Leia para uma Criança. O recurso estreia com três títulos da literatura infantil brasileira, que podem ser acessados gratuitamente a partir desta terça-feira (12), por meio de smartphones e dispositivos como Alexa e Google Assistente.

Veja também:

O projeto foi desenvolvido com especialistas em linguística infantil e uma equipe de roteiristas, além de pedagogas, para garantir a fluidez da experiência e estimular a interatividade entre criança e adultos.

As primeiras histórias contadas por Léia são: Super Protetores, de Jessé Andarilho; Sovaco da Cobra, de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira; e A Flor que Chegou Primeiro, de Mayara de Aleluia Pereira.

Todos também já estão disponíveis na Estante Digital (https://www.euleioparaumacrianca.com.br/estante-digital/) do Leia para uma Criança. Em novembro, mais cinco livros serão incluídos no catálogo da Léia.

Dia das crianças: um novo canal para contação de histórias

O projeto Leia para uma criança foi uma iniciativa do Itaú que teve início em 2010, quando as pessoas podiam solicitar à empresa para enviar livros de histórias para crianças pelo correio. Em março de 2021 o Itaú fez uma parceria com a Amazon e assim os livros podem ser baixados, também gratuitamente, no site da Amazon.

E hoje o Itaú anunciou mais uma forma de contar histórias para crianças, usando a Inteligência artificial da Amazon, a Alexa e também o Google Assistente.

Mais do que entreter as crianças, o objetivo é o desenvolvimento da criança com imaginação e atenção. Outro efeito colateral positivo é a participação ativa dos familiares na educação das crianças desde a primeira infância.

Como acessar a Léia na Alexa e no Google Assistente

A Léia funciona com os sistemas operacionais iOS e Android, em smartphones com comando de voz, e também na Alexa e no Google Assistente. Além disso, se você tiver um dispositivo Echo, da Amazon, ou um Google Nest, também pode pedir diretamente para eles.

Se quiser usar a Alexa, baixe o app gratuito para Android aqui; ou para para iOS (iPhone ou iPad) aqui. Em seguida, abra o app e fale: “Alexa, abrir Leia para uma criança”. A Léia irá dar instruções, e sugerir livros, então basta falar o livro desejado e ela vai começar a ler.

Se quiser usar o Google Assistente e tiver um um smartphone Android ou Google Nest, basta pedir: “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” e seguir as mesmas instruções.

Para tornar a leitura mais acessível e estimular a interação, fortalecendo o vínculo entre a criança e seu cuidador, o robô faz pausas na contação de história para sugestões como “Que tal conversar sobre o tema dessa história? ” e “Que tal fazer um desenho bem bacana sobre o livro? “, para instigar a interação e a imaginação das crianças.

Para saber mais sobre o projeto “Leia para uma criança, do Itaú, acesse o site: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/leia-para-uma-crianca/

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Regina Rigolin
Regina Rigolin
12 de outubro de 2021 08:23

Fenomenal!!! Parabens a todos os envolvidos!!! O Brasil precisa de cultura.