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Chegada do WhatsApp Pay no país revela características do mercado brasileiro

WhatsApp Pay

Especialista da ESPM aponta três particularidades que pesaram na escolha do Brasil como mercado teste do WhatsApp Pay.

O grande número de brasileiros conectados à internet, a crescente quantidade de usuários do WhatsApp e a popularização das plataformas de pagamento eletrônico são os três fatores que favoreceram a escolha do Brasil como mercado teste para o WhatsApp Pay.

Esse é o novo recurso de pagamento e transferência de dinheiro entre usuários do aplicativo. A análise é de Willian Rocha, professor de redes sociais da ESPM Rio.

“O Brasil tem cerca de 70% de sua população conectada e possui a maior penetração no uso do WhatsApp no mundo”, informou Rocha. Ele lembra que os dois maiores aplicativos de mensagens do mundo são do Facebook.

“O Facebook Messenger é muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, diferente do que acontece aqui, em que o WhatsApp é o destaque.”

WhatsApp é apenas mais um meio digital para movimentações financeiras

Cada vez mais as movimentações financeiras estão migrando para o digital, além dos aplicativos bancários. Iniciativas como PagSeguro, AME ou PicPay ajudam a popularizar as plataformas de pagamentos on-line.

“Há uma significativa geração de novos consumidores de produtos derivados de fintechs no Brasil, mercado que vem se consolidando desde 2018”, diz Rocha.

WhatsApp pay
WhatsApp Pay: Brasil é o primeiro país a receber o recurso

A China, um dos maiores polos de inovação do mundo, já havia incorporado essa funcionalidade de pagamento apresentada pelo WhatsApp Pay há alguns anos no Wechat, serviço multiplataforma de mensagens instantâneas.

Para o especialista essa é uma tendência que já estava acontecendo há muito tempo na China e, apesar da demora, começa a ser aplicada no Brasil.

Como funciona o WhatsApp Pay

A partir do dia 15 de junho de 2020, o facebook, proprietário do aplicativo WhatsApp, anunciou o recurso no Brasil. A função de pagamento via mensagens ainda não chegou em massa e está sendo distribuída em lotes.

A função permite transferir dinheiro para pessoas físicas ou realizar compras em estabelecimentos pelo próprio aplicativo. A China foi idealizadora do negócio, há alguns anos atrás, através do aplicativo WeChat.

Veja outras matérias:

Negócios poderão usar o recurso pelo WhatsApp Business, que é uma outra versão do app, também disponível gratuitamente para Android e iOS. Cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis.

As transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa.

Segundo Rodrigo Ricco, CEO e fundador da Octadesk, o timing foi perfeito para a função começar a rodar no país. Segundo levantamento interno da Octadesk, a interação entre clientes e empresas no aplicativo (WhatsApp) teve um aumento de 500% no período de isolamento em decorrência da Covid-19.

Atualmente, a Octadesk já auxilia mais de 1.500 empresas clientes com a função de WhatsApp Business e já realizou 3, das 4 etapas para agregar a função do WhatsApp Pay a realidade das empresas.

Já foi feita a captação da demanda vinda do WhatsApp, a criação do relacionamento com o cliente por meio do canal e a manutenção. A última etapa será o processo de transação.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa.

Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis.

O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Sobre a Octadesk

A Octadesk é uma startup que ajuda empresas a venderem mais e também a atenderem melhor, usando o WhatsApp como ferramenta foco. Rodrigo Ricco, passou por empresas como Coca-Cola, Arthur Andersen e Accenture. Empreendeu pela primeira vez em 2004 quando, ao lado de outros sócios, fundou a Essence IT e auxiliou a marca a ingressar entre os 3 principais parceiros oficiais da SAP no Brasil e alcançar um faturamento anual de R﹩80 milhões.

Ao longo da sua trajetória Rodrigo Ricco desenvolveu habilidades em planejamento estratégico e Marketing, cultura corporativa, vendas e desenvolvimento de produtos e soluções SaaS, o que o ajudou a conquistar uma base de 1.500 empresas clientes para a Octadesk. Mais detalhes em sua página no LinkedIn.

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WhatsApp: função de pagamento pelo app foi suspensa pelo Banco Central - Café com review
24 de junho de 2020 21:00

[…] recurso, chamado de WhatsApp Pay, foi anunciado no Brasil em 15 de junho. Por meio dessa função seria possível fazer e receber […]

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