Cartão de crédito é coisa do passado com o Samsung Pay

Está – quase – no momento de você trocar seu cartão de crédito pelo smartphone. Se você tem um aparelho da Samsung, em breve poderá fazer isso. A tecnologia chamada Samsung Pay funciona nos smartphones Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, Galaxy A5 e A7 (2016), Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge.

A empresa selecionou um grupo de pessoas para experimentar o Samsung Pay em diferentes locais, como lojas da Samsung, supermercados, grandes lojas, postos de gasolina e restaurantes.

Por meio de um recurso do aparelho chamado NFC (comunicação por proximidade), a pessoa encosta o smartphone em uma máquina de cartão de crédito e o pagamento é registrado, em parcelas ou à vista, exatamente da mesma forma como se faz com o cartão de crédito, porém, com a vantagem de não precisar mais andar com o cartão na carteira.

E se a loja não tiver máquina de cartão com NFC?

O serviço também vai funcionar em máquinas mais antigas, pois os aparelhos citados no início dessa matéria, possuem também uma tecnologia chamada LoopPay, na qual uma pequena bobina de metal, implantada internamente, cria uma corrente magnética reconhecida pelo tradicional leitor de cartão de crédito.

Isso é uma vantagem sobre o Apple pay, que somente aceita máquinas de cartão de crédito que tenham NFC.

Como usar o Samsung Pay?

Para funcionar, basta cadastrar o número do cartão de crédito no aplicativo Samsung Pay. No momento do pagamento, o usuário abre o aplicativo, passa o dedo no leitor biométrico do aparelho para autenticar e, por fim, aproxima o smartphone do leitor, seja ele NFC ou magnético.

O sistema já funciona na Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Singapura e Austrália. No Brasil, nessa fase de testes, a Samsung conta com os seguintes parceiros: Banco do Brasil, Brasil Pré Pago, Caixa, Porto Seguro e Santander. Outras empresas podem ser adicionadas durante esse período.

samsung-pay-mat
O Samsung Pay funciona com máquinas com o moderno leitor NFC e também com as tradicionais leitoras magnéticas

A Samsung ainda não mencionou nenhuma data para o sistema funcionar oficialmente no Brasil. Mas já que os testes começaram e o Samsung Pay já está maduro em vários países, creio que seja apenas uma questão de ajuste fino com parceiros.

Eu creio que antes das Olimpíadas, que começa em 5 de agosto, já será possível deixar o cartão de crédito em casa. Ao menos se você tiver um dos smartphones citados no início da matéria.

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments