Servidor de mídia para iPhone e iPad

Sandisk criou o iXpand Flash Drive, uma solução para backup de iphones e iPads. E também é ótimo como servidor de mídia.

Um problema cada vez mais presente é o espaço de armazenamento insuficiente nos smartphones e tablets. Isso se tornou comum porque os aplicativos ficam cada vez mais sofisticados, o que resulta em aumento do tamanho do arquivo.

Além disso, a quantidade de fotos que são tiradas hoje em dia é muito maior, o que consome mais espaço ainda.

Uma opção é usar serviços de nuvem de dados e outra é usar cartão micro SD para armazenar fotos e vídeos.

Mas quando você está utilizando um iPhone ou iPad, a situação fica literalmente apertada, mesmo utilizando os 5 GB que a Apple oferece no iCloud.

Então a Sandisk pensou em uma oportunidade solução e criou o iXpand Flash drive.

iXpand_flash_drive_mao

Trata-se de um produto parecido com um pendrive, mas com dimensões maiores (6,42 x 3,68 x 1,18)(centímetros). É comercializado em quatro versões: 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB.

Em uma ponta está o conector lightning e na outra um conector USB padrão. O uso é muito simples. Primeiro é preciso baixar o aplicativo Sandisk iXpand Sync, disponível gratuitamente na iTunes Store.

Depois basta inserir o iXpand no iPhone ou iPad e o aplicativo abrirá automaticamente. Bom, na teoria, deveria ser fácil assim.

iXpand_flash_drive_connect
Detalhe do design do iXpand. O conector lightning é fixo em uma parte móvel (borracha) e deve ser levantado para que o iPhone ou iPad possa ser conectado.
iXpand_flash_drive_connect1
E é dessa forma – estranha – que o dispositivo fica conectado. Por que a Sandisk não fez o conector lightning na ponta oposta à USB? Apesar disso, o funcionamento do iXpand é perfeito.

 

Mas em meu teste eu descobri que é preciso baixar uma atualização para o produto funcionar com o iOS 9. Para facilitar as coisas para quem já comprou o iXpand, deixei uma explicação de como atualizar o firmware do produto no último tópico desse review.

Simples de usar

Com o aplicativo aberto, uma tela bem organizada é exibida listando os itens: músicas, fotos e vídeos. Basta escolher os itens desejados no iPhone ou iPad e indicar a pasta destino.

iXpand_flash_drive_software
Aplicativo do iXpand em funcionamento. Menu simples de entender (em inglês).

Um servidor de mídia para seu iPad e iPhone (do tamanho de um pendrive)

Aqui está um ponto interessante: você não consegue passar as músicas do itunes para o iXpand, claro, a Apple não permite. Pode ser chato, mas não critico, pois faz sentido se você pensar na pirataria.

Porém, aqui está uma grande vantagem do iXpand: você não precisa usar mais o iTunes!

É possível escutar as músicas quando o dispositivo está plugado. E também existe a opção de copiar as músicas do iXpand para uma pasta chamada download que está no aplicativo.

Além disso, você pode passar as músicas de um iPhone para outro ou iPad. Só será possível usar o player do aplicativo do iXpand, mas quanto a isso eu não encontrei nada de muito diferente na qualidade do áudio.

Quem tira muitas fotos vai gostar da opção de backup automático. O aplicativo identifica quais fotos são novas e faz a cópia apenas das mais recentes, sem perder tempo de copiar todas.

Também existe a opção manual em que você só transfere as fotos que quiser para o iXpand.

Duração de bateria

Sim, o iXpand usa bateria! Mas considero isso um ponto positivo, já que assim a bateria do iPhone não fica sobrecarregada com um dispositivo pendurado nele. E a duração de bateria do iXpand é alta.

Foi possível assistir três filmes de longa metragem e ainda restar 21% de carga. Para carregar basta deixa-lo na USB de um PC. O tempo de carga de 0 a 100% gira em torno de 45 minutos.

Um teste que fiz também foi deixar o iXpand sem uso durante uma semana e depois verifiquei a carga. Durante esse tempo sem uso nenhum, a carga da bateria baixou apenas 2%.

Desempenho

Em meu teste de transferência de arquivos, entre fotos, vídeos e músicas, obtive um tempo de 14 minutos para transferir 3,5 GB do PC para o iXpand e 13 minutos e 25 segundos do iXpand para o PC.

É um resultado satisfatório, dentro da limitação de velocidade da interface USB. Portanto, não é nada excepcional, mas também não é abaixo da média.

A parte boa mesmo é que quando ouvimos música ou assistimos filme por meio do iXpand, tudo flui perfeitamente, sem atrasos ou travamento.

O preço

Esse é um ponto negativo, infelizmente. A versão de 16 GB, a menor delas, custa entre 315 a 330 reais, dependendo da loja. Com o preço do dólar nesse período, as coisas estão realmente difíceis para produtos de TI.

Conclusão

O iXPand Flash drive é uma solução interessante para liberar espaço no iPhone ou iPad, transferindo fotos, vídeos e músicas para o dispositivo.

É verdade que há vários serviços de nuvem para se fazer backup, como o próprio iCloud da Apple.

Porém, a proposta da Sandisk com o  iXpand é ter um drive físico em que você possa usar o conteúdo mesmo quando você está sem conexão com internet.

No entanto, em minha opinião, mais do que um backup, seu melhor uso é como servidor de mídia. É possível assistir filmes e ouvir músicas diretamente do iXpand sem precisar transferir nada para o iPhone ou iPad.

O aplicativo é muito fácil de usar e oferece opção de backup automático para fotos. E o backup é incremental, ou seja, não faz uma simples cópia e sim, transfere apenas as mais recentes.

======================================================================

Pontos fortes: Além de solução de backup, pode ser usado como servidor de mídia.

Pontos fracos: preço elevado; Pode se tornar obsoleto em novas versões de iPhones e iPads.

======================================================================

Como atualizar o iXpand flash drive

Se você usa o iOS 9 (o que é bem provável), será preciso atualizar o firmware do iXpand para que ele funcione.

O procedimento é fácil de executar. Primeiro acesse esse link da Sandisk.

Com o site na tela, vá na opção que está sublinhada “Ferramenta de Atualização do iXpand para Windows PC”. Baixe o software e clique duas vezes no arquivo para abri-lo.

Insira o iXpand em uma USB do computador e o programa irá identifica-lo automaticamente e instalar o novo firmware. Assim que a operação for completada, já é possível usar o iXpand no iOS 9.


0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments