https://cafecomreview.com.br
Samsung Gear IconX é um fone minúsculo com muita tecnologia

O IconX é um fone de ouvidos fitness e completamente sem fios. Eu uso a palavra completamente porque não há fios nem entre os próprios fones esquerdo ou direito.

Cada um é dotado de uma bateria de 47 mAh. Eles possuem um armazenamento de 4 GB para que as músicas possam ser copiadas neles e assim é possível usá-los sem o smartphone.

gear-icon-x_fitness1
Exemplo de como o Gear IconX fica posicionado. Por ser do tipo intra-auricular, ele não cai da orelha. Também pode ser lavado em água corrente após os exercícios (não pode ser mergulhado).
samsung gear iconx
O Samsung Gear IconX em detalhes

Interessante também é que eles computam dados como distância percorrida, batimento cardíaco e calorias gastas. Portanto, se você quiser se exercitar sem o smartphone, basta sincronizar os dados via Bluetooth quando estiver em casa, por exemplo.

Acompanhe o review e veja do que este pequeno fone é capaz.

Aplicativo

Pelo app Samsung Gear você pode verificar o nível das baterias de cada fone. O pareamento bluetooth foi rápido, como deveria ser. Pelo aplicativo é possível verificar a porcentagem de bateria escolher se as músicas serão executadas diretamente pelo IconX ou pelo smartphone.

iconx-tela-config
Estas são as duas principais telas de configuração dos fones Gear IconX

O app Samsung Gear também passa os dados do exercício para o app S Health, que também é da Samsung. Porém o app Samsung Gear não conecta com outros aplicativos fitness. No máximo você pode usar o S Health para se conectar a outros dois: Nike Running e Google fit.

Notificações por voz

O IconX emite avisos por áudio (possível escolher entre 15 idiomas e o português brasileiro está entre as opções) de distância percorrida, batimento cardíaco, duração da corrida, velocidade e queima de calorias.

Para ficar bem claro, o IconX fala todos esses dados durante o exercício. A frequência das notificações por áudio é configurada no aplicativo. Por exemplo, você pode configurar o IconX para falar os dados a cada quilômetro de corrida ou caminhada. O mínimo é a cada 500 metros.

Notificações de outros aplicativos

O IconX também notifica quando outros aplicativos notificam mensagens no telefone. Apesar da configuração ter a opção do IconX “falar” a mensagem, somente consegui que ele dissesse o nome do aplicativo que enviou a mensagem e o nome da pessoa que enviou.

Verifiquei a configuração e estava marcada a opção de “Ler o conteúdo”. Ao menos me “falou” qual era o app e quem estava enviando a mensagem. Achei legal, porém, não cumpriu o que prometia. Talvez isso se resolva em uma futura atualização do aplicativo Samsung Gear ou firmware do IconX.

>>> Clique aqui e veja mais detalhes do Gear IconX assistindo ao nosso vídeo

Comandos sensíveis ao toque

Para ouvir, parar, passar para a próxima música ou retornar, basta tocar no fone de ouvidos, tanto o esquerdo ou direito, em que também é possível escolher pelo aplicativo. Ao tocar no fone uma vez, a música inicia; ao tocar novamente a música para. Com dois toques o fone passa para a música seguinte e, por fim, com três toques, passa para a música anterior.

Há também a possibilidade de escolher uma opção para ouvir o som ambiente de modo a prestar atenção ao que está ao redor para não causar nenhum acidente.

iconx-tela-menu
O Gear IconX é sensível ao toque e usa esse recurso para acionar menus e comandar o player de áudio: um toque reproduz a música e também pausa. Dois toques avança para a próxima faixa, três toques retrocede uma faixa. Deslizando o dedo para cima o voume aumenta e ao contrário, o volume diminui. Também atende chamada telefônica com um toque.

Também é um headset

O Gear IconX também pode atender chamadas telefônicas. O microfone embutido funcionou muito bem nos testes sem problemas de captação da voz. E para atender chamadas, basta tocar uma vez no fone.

E a qualidade do áudio?

Não pensei que a qualidade pudesse ser tão boa vinda de um fone tão pequeno. Me enganei. O som é limpo, nítido e alto, sem distorções, mesmo no volume máximo. E o volume máximo é bem alto.

O estojo também é um power bank

Para guardar os pequenos fones, um estojo acompanha o produto. Mas não é um simples estojo. Ele possui uma bateria de 315 mAh que serve para recarregar a bateria dos fones de ouvido enquanto estão dentro do estojo.

É possível fazer até duas cargas nos fones com a bateria do estojo. E para carregar o fone e o estojo, basta conectar um cabo USB e carregador do seu smartphone.

estojo-e-fone-fora
O estojo para guardar os fones também possui bateria interna (capacidade de 315 mAh). Assim é possível fazer até três cargas completas nos fones. Cada fone usa uma bateria de 47 mAh.

O Gear IconX é a prova de água?

Você pode lavar os fones de ouvido em água corrente, mas não pode mergulha-lo. Eu fiz o teste lavando o IconX embaixo de uma torneira. Sequei em seguida e usei para ouvir música. Funcionou normalmente sem perder nenhuma funcionalidades ou diminuir a qualidade do áudio.

Duração da bateria – o calcanhar de Aquiles do IconX

O tempo de bateria não é uma característica que eu possa elogiar no IconX. Fiz teste ouvindo música diretamente nele, até esgotar a bateria. Isso levou perto de 1 hora e 30 minutos de duração. Ao escutar música por bluetooth, a duração aumentou para 1 hora e 50 minutos.

E fazendo exercícios, com música, a bateria descarregou em 1 hora e 20 minutos. É pouco para escutar músicas em uma viagem, por exemplo, ou mesmo para fazer exercícios quando você está empolgado.

Compatibilidade com outros smartphones

O Gear IconX  funciona em smartphones com Android (a partir do 4.4 KitKat) e que tenham no mínimo 1,5 GB de RAM. No iPhone vai funcionar como fone bluetooth, mas sem o aplicativo Samsung Gear. Nesse caso não poderá passar os dados do exercício físico para o iPhone.

Preço

Em pesquisa na internet somente em grandes lojas online encontrei preços que variavam entre R$ 1.099 e R$ 1.299 (até a data de publicação desse review).

Conclusão

O IconX surpreende pela tecnologia embarcada. Ele tem memória interna para armazenar músicas, toca as músicas sem a necessidade do telefone e funciona muito bem aos comandos sensíveis ao toque para reproduzir, parar, avançar e retroceder as faixas. A precisão da distância e batimentos cardíacos é ótima, o que prova que o IconX é eficiente para ajudar a monitorar as atividades físicas.

A notificação de outros aplicativos por voz também é bem interessante, mesmo que seja apenas falando qual app está notificando e quem enviou a mensagem (desde que você a tenha em seus contatos). Ouvir a distância percorrida, como os batimentos cardíacos e tempo, sem precisar do celular também dá bastante liberdade ao fazer exercícios.

O único ponto que não me agradou foi a duração da bateria, que não chegou a duas horas de uso. No teste em que usei para ouvir música diretamente pelos fones (no armazenamento interno) a bateria durou 1 hora e 20 minutos. Ouvindo música pelo Bluetooth a bateria levou 1 hora e 35 minutos para acabar. E fazendo exercício físico e escutando música, a carga se esgotou em 1 hora e 15 minutos.

Pontos fortes: Muita tecnologia embarcada; comandos de toque funcionam muito bem, qualidade do áudio é ótima, pode ser lavado em água corrente, estojo tem bateria interna que carrega os fones.

Ponto fraco: Duração da bateria dos fones é baixa.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar:
Fechar Menu