A partir de hoje (16/10) o Brasil conta com o retorno da marca Vaio, famosa fabricante dos notebooks que levam o mesmo nome.
Interessante é que a empresa japonesa, localizada em Azumino, no Japão, escolheu como parceira de fornecimento e suporte, a Positivo Informática, que tinha até este momento, foco em consumidores das classes C e D.
Hélio Rotenberg, presidente da Positivo, informou que a parceria foi aprovada após executivos da Vaio japonesa realizarem uma auditoria nos processos produtivos, de marketing, comercial e pós-venda da empresa brasileira.
Hélio informou também que enxerga uma excelente oportunidade para complementar a linha de notebooks da Positivo e entrar no mercado de portáteis mais caros.
A garantia dos equipamentos será de um ano e o suporte técnico é de responsabilidade da Positivo Informática, que tem uma unidade específica para cuidar da marca Vaio.
Mas é importante dizer que os Notebooks Vaio que eram fabricados pela Sony, continuam tendo suporte técnico da Sony. Hélio informou que as assistências técnicas e equipe de suporte estão preparados para identificar o produto e encaminhar para a unidade correta.
Três modelos de notebook Vaio foram anunciados
O primeiro notebook Vaio a ter montagem e suporte técnico no Brasil pela Positivo é o modelo chamado de Vaio Fit 15f. Ele é indicado tanto para trabalho como para entretenimento e já está disponível no varejo a partir de hoje (16/10), segundo a Positivo.
Será comercializado em várias configurações. Tem tela de 15 polegadas e o processador poderá ser o Core i3, i5 ou i7, com processamento de vídeo integrado Intel HD Graphics 5500 que oferece suporte para as APIs Microsoft DirectX 11.2 e OpenGl 4.3. O HD é de 1TB e a memória pode ser de 4 GB ou 8GB.
Possui saída HDMI e duas portas USB 3.0. A USB também conta com sistema para carregar gadgets mesmo com o notebook desligado. O sistema operacional instalado é o Windows 10. O preço do Vaio Fit 15 varia entre R$ 2,7 mil à R$ 5 mil, dependendo da configuração.
Os outros dois notebooks chegam em janeiro de 2016 e não tiveram preços anunciados. A explicação é de que, em primeiro momento esses aparelhos serão importados e a flutuação do dólar não permite informar o preço correto até a data de lançamento. São eles o Vaio Pro 13G e o Vaio Z.
O primeiro vem com tela de 13,3 polegadas Full HD, processador Intel Core i5 e Windows 10. O que chama a atenção é o design, pois é muito notebook fino e leve. Tem apenas com 1, 32 cm na parte mais estreita e pesa aproximadamente 1 quilo. O teclado tem backlight, o que faz muita diferença para usar em ambientes escuros. O material utilizado para construção é feito de liga de magnésio.
E, por fim, o notebook Vaio Z é o mais top dos três. Praticamente pode ser chamado de notebook contorcionista. A tela se dobra na parte meridional para transformar o Vaio Z em um tablet. Esse sistema é muito interessante pois não foi preciso alterar as dobradiças da base para a tela girar.
O processador de quinta geração Intel Core i5 com chip gráfico integrado Intel Iris. O equipamento ainda vem com um SSD de 128 GB . O peso é de apenas 1,34 quilo e é feito em uma estrutura resistente devido à combinação do carbono com alumínio.
A autonomia da bateria pode chegar a 15 horas, dependendo do uso. A tecnologia da tela LCD, chamada de Condensing Prism Sheet, reflete a luz do ambiente externo, mas não para o usuário, e sim para o display, utilizando-a a seu favor, o que torna o uso de energia mais eficiente.
A tela de 13,3 polegadas possui resolução WQHD (2.560 x 1.440 pixels). A tela sensível ao toque é acompanhada pela caneta Stylus que permite a utilização do notebook como uma mesa digitalizadora. Embaixo do teclado, há uma câmera exclusiva para ser utilizada em modo tablet, com resolução de 8 megapixels.
Para mais informações, acesse o site da Positivo Tecnologia.