Black Friday está chegando. Veja dicas

A Black Friday acontece no dia 27 de novembro próximo e, diante da expectativa de que grande número de consumidores ficam de olho nas promoções, o site comparador de preços Zoom fez uma pesquisa que mostra os horários em que as pessoas acreditam ter melhores ofertas.

O resultado aponta que 45% das pessoas prefere fazer suas compras logo nas primeiras horas, entre 00h e 06h. Já 22% acham melhor o período da manhã e início da tarde, entre 6h e 14h.

O período da tarde, entre 14h e 18h, foi o recomendado por só 5% dos entrevistados. Apenas 10% arriscam deixar para o fim do dia, após as 18h e os demais 18% não têm um horário específico para aproveitar o evento.

Realmente, as primeiras horas são as mais concorridas para comprar, pois nesse período (o pico é entre 00h e 1h) é mais provável encontrar os produtos desejados por preços consideráveis.

Fique atento e seja rápido

O conselho que dou para o melhor horário da Black Friday é: fique acordado na noite do dia 26 de novembro. Para deixar bem explicadinho, nos mínimos detalhes: no dia 26 de novembro, quinta-feira, quando o relógio marcar 23:59s fique em frente do computador e quando o relógio virar para 00:00hs (dia 27) comece a pesquisar.

Sei que ainda é dia de semana (quinta para sexta), todos trabalham e pode ser cansativo. Mas este é o melhor horário para ter acesso as primeiras promoções, que tendem a ser melhores, pois o evento é uma queima de estoque e ao longo do dia 27 os produtos vão acabando.

Sites de comparação de preços

Esse tipo de site ajuda muito na hora da compra. Sites como o Buscapé e o Zoom, por exemplo, oferecem filtros por necessidade e conteúdos didáticos para facilitar o entendimento do que é preciso considerar na hora de comprar determinado produto.

Mais do que isso, no dia da Black Friday esses sites criam páginas exclusivas para o evento. Elas indicam ofertas por categorias de produtos e e links são feitos para levar o consumidor diretamente para as lojas que estão com as ofertas.

Dicas para não cair em ciladas da Black Friday

Em primeiro lugar, segurança. Desconfie de e-mails de promoções que você recebe. Não abra esse tipo de e-mail se você não conhece ou não lembrar de ter se inscrito no site da loja. É mais seguro olhar o remetente e então buscar pelo site diretamente no navegador. Dessa forma você evita abrir e-mail falso com conteúdo malicioso que possa infectar seu computador ou até mesmo roubo de dados.

Dê sempre preferência a sites de confiança, como lojas grandes e mais conhecidas do mercado. Se estiver em dúvida, faça uma busca pela loja em questão em sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) para verificar se existe histórico de problemas como atraso de entrega, produto falso ou até mesmo o não envio de produtos.

E claro, cuidado com a “Black Fraude“. A data ganhou esse apelido nada carinhoso devido a algumas edições do evento, nas quais muitas lojas anunciavam que o preço estava pela metade, mas antes da data já estavam naquele preço. Daí surgiu a icônica e irônica frase: tudo pela metade do dobro.

Para evitar isso, há somente um meio. Faça uma lista do que deseja comprar e então pesquise. Ao chegar na data da Black Friday você já terá referência para saber se aquela oferta que o site está anunciando é, de fato, uma oferta.

Além disso, fique atento nas entrelinhas. Verifique as observações, leia as frases com asterisco que levam ao fim da página para outras frases com letras pequenas, avisando, por exemplo, que a foto do produto é apenas ilustração.

Outro detalhe é verificar as dimensões do produto. Muitas vezes a foto é feita em fundo branco, não dando ideia do tamanho real do mesmo. Isso acontece muito com brinquedos em que pensamos estar pagando um ótimo preço por algo grande, mas na verdade, cabe na palma da mão.

Preços de eletroeletrônicos para a Black Friday de 2015

Bom, como todos sabemos, o Brasil passa por período de crise e produtos importados são afetados pela variação do dólar. Além disso, a Lei do bem, em que produtos de TI que são montados no Brasil tem tinham isenção de pis e cofins, foi revogada. Portanto, produtos como tablets, smartphones e computadores em geral, provavelmente não terão preços tão bons.

A dica continua a mesma: faça uma vasta pesquisa do computador ou eletroeletrônico que deseja comprar agora. Na hora da Black Friday, se encontrar algum desses itens com preço abaixo, compre! Pois é bem provável que não encontrará ele com o mesmo preço depois.

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
800
  Inscreva-se  
notificar: