https://cafecomreview.com.br
Pendrive da Kingston para smartphone

O que acha de ter um pendrive para seu smartphone? E que tal se esse pendrive também se conectar ao computador? A capacidade das câmeras de smartphones e tablets evoluiu bastante, o que faz com que mais fotos e vídeos sejam produzidos.

O problema que isso causa é a falta de espaço para armazenar essas mídias, assim como transferir esses arquivos para outro smartphone, por exemplo.

Kingston DataTraveler microDuo 3.0. Pendrive para computador e smartphone.

Mas há um dispositivo para aparelhos com sistema Android que pode ajudar muito para transferir os arquivos. É o caso do DataTraveler microDuo 3.0, da Kingston.

É como se fosse um pendrive, mas além do conector USB 3.0, tem na outra ponta um conector micro USB para se conectar ao smarphone. Testamos a versão de 64 GB, mas a Kingston tem disponível a versão de 16 GB e 32 GB.

O microDuo 3.0 da Kingston se conecta ao PC por meio de uma USB 3.0 (foto da esquerda) e também ao smartphone (repare no conector micro USB da foto à direita)

Também funciona como backup

O microDuo é um dispositivo on the go (OTG), o que significa que basta plugar no smartphone para transferir os arquivos. O app utilizado pode ser qualquer um que tenha a função de gerenciador de arquivos. Na Play Store há muitas opções; a melhor coisa a fazer é baixar, testar e escolher o que você se adapta melhor.

Com 64 GB você pode transferir seus arquivos do smartphone para ele e liberar espaço no seu aparelho. E quando quiser acessar algum arquivo no smartphone novamente, nem é preciso fazer a tranferência. O arquivo pode ser executado diretamente do microDuo 3.0. O legal disso é poder assistir filmes sem transferir o conteúdo para o smartphone.

As fotos mostram detalhes do microDuo conectado a um smartphone.

Testes de desempenho do Kingston DataTraveler microDuo 3.0

Fiz testes práticos transferindo arquivos grandes. Primeiro fiz testes com a ponta USB 3.0, verificando o desempenho do microDuo como um Pendrive. Usei um desktop com USB 3.0 para verificar a velocidade máxima que ele conseguiria atingir tanto na leitura quanto na escrita.

Esse desktop usa um HD de 2 TB Seagate com interface SATA 3. Essas informações são referências para as pessoas mais técnicas. Mas posso dizer que essa configuração vai trazer resultados de referência para a maioria das pessoas, pois é uma configuração popular. O processador é um Core i5 de 6ª geração de 2,8 GHz.

Basta conectar o microDuo 3.0 e qualquer app gerenciador de arquivos consegue ler e transferir o conteúdo. Além de transferir, é possível ver o conteúdo diretamente do pendrive, como assistir a um filme, por exemplo.

Usei dois filmes que, somados, totalizavam 4,8 GB. Para passar esses arquivos do PC  para o microDuo (processo de escrita), o tempo foi de 88 segundos. Ao passar os mesmos arquivos do microDuo para o PC (processo de leitura), o tempo foi de 67 segundos. Não surpreendeu, mas ficou na média para uma interface USB 3.0.

Em sequência ao testes, usei o microDuo 3.0 para fazer o mesmo procedimento em um smartphone. Usei o LG Q6 Plus. Neste caso já era esperado um tempo maior, já que a interface é a micro USB padrão. E o processo de leitura (do microDuo para o smatphone) desses filmes levou 80 segundos e o de escrita (do smartphone para o microDuo) foi de 112 segundos. Demora um pouco sim, mas é o que realmente a interface micro USB pode oferecer.

Conclusão

O DataTraveler microDuo 3.0, da Kingston, é um produto interessante por ser bem pequeno e assim de fácil transporte. Você pode utiliza-lo como backup de seus arquivos do smartphone e também para transferir arquivos para um PC sem usar cabo. no melhor caso, para transferir arquivos grandes ou uma massa de arquivos para outro smartphone, já que também tem o conector micro USB.

Um outro bom uso dele (e para mim foi o melhor) é que você pode acessar arquivos diretamente dele, sem transferir para o smartphone. Nesse caso a vantagem é assistir filmes, ver fotos e ouvir músicas sem usar o armazenamento do smartphone. A velocidade é suficiente para não dar lags, o que é essencial para processar qualquer tipo de mídia sem prejudicar o conforto da usabilidade.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar:
Fechar Menu