O que acha de ter um pendrive para seu smartphone? E que tal se esse pendrive também se conectar ao computador? A capacidade das câmeras de smartphones e tablets evoluiu bastante, o que faz com que mais fotos e vídeos sejam produzidos.
O problema que isso causa é a falta de espaço para armazenar essas mídias, assim como transferir esses arquivos para outro smartphone, por exemplo.
Mas há um dispositivo para aparelhos com sistema Android que pode ajudar muito para transferir os arquivos. É o caso do DataTraveler microDuo 3.0, da Kingston.
É como se fosse um pendrive, mas além do conector USB 3.0, tem na outra ponta um conector micro USB para se conectar ao smarphone. Testamos a versão de 64 GB, mas a Kingston tem disponível a versão de 16 GB e 32 GB.
Também funciona como backup
O microDuo é um dispositivo on the go (OTG), o que significa que basta plugar no smartphone para transferir os arquivos. O app utilizado pode ser qualquer um que tenha a função de gerenciador de arquivos. Na Play Store há muitas opções; a melhor coisa a fazer é baixar, testar e escolher o que você se adapta melhor.
Com 64 GB você pode transferir seus arquivos do smartphone para ele e liberar espaço no seu aparelho. E quando quiser acessar algum arquivo no smartphone novamente, nem é preciso fazer a tranferência. O arquivo pode ser executado diretamente do microDuo 3.0. O legal disso é poder assistir filmes sem transferir o conteúdo para o smartphone.
Testes de desempenho do Kingston DataTraveler microDuo 3.0
Fiz testes práticos transferindo arquivos grandes. Primeiro fiz testes com a ponta USB 3.0, verificando o desempenho do microDuo como um Pendrive. Usei um desktop com USB 3.0 para verificar a velocidade máxima que ele conseguiria atingir tanto na leitura quanto na escrita.
Esse desktop usa um HD de 2 TB Seagate com interface SATA 3. Essas informações são referências para as pessoas mais técnicas. Mas posso dizer que essa configuração vai trazer resultados de referência para a maioria das pessoas, pois é uma configuração popular. O processador é um Core i5 de 6ª geração de 2,8 GHz.
Usei dois filmes que, somados, totalizavam 4,8 GB. Para passar esses arquivos do PC para o microDuo (processo de escrita), o tempo foi de 88 segundos. Ao passar os mesmos arquivos do microDuo para o PC (processo de leitura), o tempo foi de 67 segundos. Não surpreendeu, mas ficou na média para uma interface USB 3.0.
Em sequência ao testes, usei o microDuo 3.0 para fazer o mesmo procedimento em um smartphone. Usei o LG Q6 Plus. Neste caso já era esperado um tempo maior, já que a interface é a micro USB padrão. E o processo de leitura (do microDuo para o smatphone) desses filmes levou 80 segundos e o de escrita (do smartphone para o microDuo) foi de 112 segundos. Demora um pouco sim, mas é o que realmente a interface micro USB pode oferecer.
Conclusão
O DataTraveler microDuo 3.0, da Kingston, é um produto interessante por ser bem pequeno e assim de fácil transporte. Você pode utiliza-lo como backup de seus arquivos do smartphone e também para transferir arquivos para um PC sem usar cabo. no melhor caso, para transferir arquivos grandes ou uma massa de arquivos para outro smartphone, já que também tem o conector micro USB.
Um outro bom uso dele (e para mim foi o melhor) é que você pode acessar arquivos diretamente dele, sem transferir para o smartphone. Nesse caso a vantagem é assistir filmes, ver fotos e ouvir músicas sem usar o armazenamento do smartphone. A velocidade é suficiente para não dar lags, o que é essencial para processar qualquer tipo de mídia sem prejudicar o conforto da usabilidade.