Notebook Positivo Motion: saiba tudo sobre ele

A Positivo Tecnologia lançou o Notebook Positivo Motion. É um notebook que foi projetado pensando na relação entre custo e benefício. Ao preço de lançamento em R$ 1.079), sua configuração é composta de um processador Intel Atom quad-core x5-Z8350, que trabalha de 1,44 GHz a 1,92 GHz e memória RAM de 2 GB.

O sistema operacional é o Windows 10 Home e o armazenamento é do tipo SSD com capacidade de 32 GB.

[Clique aqui para ver uma oferta desse notebook]

Legal. Mas a pergunta que vale 1 milhão é: em quais tarefas o notebook Positivo Motion vai ajudar?

Vamos por partes. Com a combinação dessa CPU Atom mais 2 GB de RAM, não espere alto desempenho. O Positivo Motion não foi projetado para isso. Repararam também que a capacidade do “disco” é de apenas 32 GB? É aí que o produto vai tomando personalidade e mostrando para que veio ao mundo.

Notebook Positivo Motion. Destaque para a bateria de longa duração.

 

[Clique aqui para ver uma oferta desse notebook]

 

Desempenho do Positivo Motion

O Positivo Motion não foi feito para armazenar muitos dados. Na verdade, quase nada, pois vem com Windows 10 e só esse sistema já utiliza cerca de 16 GB dos 32 GB oferecidos. A ideia desse notebook é ser um processador de dados e o armazenamento fica por conta de serviços da nuvem (Google Drive, Box, Dropbox, Onedrive, etc.).

E a própria Positivo já estreou seu serviço de nuvem, chamado de Positivo Nuvem. E ao comprar esse notebook, o consumidor já leva 64 GB de armazenamento gratuitos. Bom dizer também que o notebook tem slot para cartão de memória tipo SD de até 64 GB. Portanto, é possível guardar os dados na nuvem e no cartão.

Enfim, o notebook Positivo Motion vai ser ótimo para trabalhar com programas de escritório (pacote office, por exemplo), acessar internet, ler e-mails, acessar redes sociais e até jogar alguns jogos casuais, sem muita sofisticação.

Quando fechado, a espessura do Positivo Motion é de 1,8 centímetro.

Um ponto forte desse notebook é o armazenamento tipo SSD. O acesso a dados é centenas de vezes mais rápido do que um HD magnético. Portanto, a inicialização do Windows 10 será muito rápida.

Pelo preço, o qual este blog acredita que possa ser encontrado abaixo do preço de lançamento brevemente, pode valer muito a pena se você for executar tarefas básicas.

[Clique aqui para ver uma oferta desse notebook]

Tela

A tela do Positivo Motion é de 14 polegadas com resolução de 1.366 x 768, com tecnologia de LED. Aqui não há destaque nenhum. É uma tela bastante comum, muito boa para visualizar textos e fotos. Assistir vídeos há restrições. Se o vídeo for full HD, teremos dois inconvenientes aqui: o encaixe da resolução do vídeo full HD (1920 x 1080) na tela de 1.366 x 768 talvez saia da proporção.

O segundo ponto inconveniente é que, se o vídeo for de alta qualidade, o processador e a quantidade de memória RAM (2GB) não vão suportar a renderização. E isso acarreta em uma exibição com lags entre áudio e vídeo e ainda aquelas “brecadinhas” em cada pacote de cena que a CPU vai processando.

Mas é preciso lembrar que este notebook não foi feito para tarefas pesadas, e sim, ser uma solução com preço acessível para tarefas mais básicas.

O acabamento do Positivo Motion é feito de plástico

Conectividade

O Positivo Motion vem munido com uma USB 2.0, uma USB 3.0 e conector para fone de ouvido e microfone. São conexões boas para aproveitar HDs externos, inclusive os de interface USB 3.0, que possuem taxa de transferência de dados mais rápida do que a USB 2.0.

Destaque para a bateria

Algo que chama a atenção no Positivo Motion é a capacidade de bateria. São nada menos do que 10.000 mAh. Para ter uma referência, a média da capacidade da maioria dos notebooks é de 5.200 mAh. Portanto, é de se esperar que uma carga completa permita que esse notebook fique tranquilamente trabalhando por um dia inteiro de expediente e ainda sobre energia para a noite. Ainda mais porque o consumo do SSD é menor do que um HD tradicional.

Design a acabamento

O Positivo Motion tem dimensões de 34 centímetros de largura por x 22 cm de profundidade. São medidas comuns para notebooks com tela de 14 polegadas. Mas vale destacar o quanto é fino: quando fechado a espessura é de apenas 1,8 cm.

Já o peso é de 1,4 quilo. Para um notebook tão fino e feito em plástico, não se pode dizer que seja tão leve. Porém, vale lembrar que a bateria de 10.000 mAh é responsável por parte desse peso. É a velha máxima de uma coisa compensando a outra.

Enfim, vale a pena?

Pelas características, o notebook Positivo Motion é uma boa aquisição se você deseja gastar pouco para executar tarefas básicas (já descritas acima). Não será possível instalar muita coisa nele. Na verdade, é bem o contrário. Como já dito o sistema utiliza quase metade dos 32 GB de SSD.

Portanto, tenha em mente que esse notebook foi feito para utilizar serviços da nuvem, assim como o armazenamento de dados. Ele tem um ponto fortíssimo que é a capacidade de bateria. Ele ganha muito em mobilidade, já que pode ficar longe de uma tomada por muito tempo.

Ver vídeos em alta definição (full HD) pode ser uma tarefa pesada para ele, portanto, contente-se com vídeos de, no máximo, 1280 x 720 pontos, o que não é tão ruim assim, já que essa definição já é considerada alta.

Bom, tudo tem um preço, não é? E nisso o Positivo Motion é bem honesto.

 

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar: