https://cafecomreview.com.br
Notebook Acer Aspire E5 é boa opção para trabalho e entretenimento

Um notebook grande é interessante por dois motivos. Uma tela grande é bem-vinda para assistir vídeos e até mesmo filmes. O segundo motivo é que ele pode substituir o desktop se você tem pouco espaço em casa, desde que o desempenho desse notebook seja o suficiente para o que você precisa.

O Acer Aspire E5 (modelo E5-573-54zv) se encaixa nesse perfil. Ele tem uma tela de 15,6 polegadas, ótima para posicionar as janelas com conforto visual e um ótimo desempenho para tarefas de escritório, edição de fotos e até editar vídeos.

Mas vamos dividir esse review em partes para deixar tudo bem explicado.

Configuração e sistema

A especificações completas estão na tabela no final desse review. Aqui eu vou descrever processador, memória e armazenamento e explicar o que é possível fazer com essa configuração. Esse modelo do Aspire E5 vem munido com processador Intel Core i5-5200U. Ele tem dois núcleos físicos, mas como processam duas instruções por vez, a Intel formaliza como 4 núcleos lógicos.

Com a tecnologia Turbo-boost, também da Intel, o processador pode chegar a uma frequência de trabalho (velocidade) de até 2,7 GHz (gigahertz), dependendo da demanda de aplicações que está sendo executada no notebook.

Para resumir a sopa de siglas, você tem aí um ótimo processador voltado para notebook que vai rodar qualquer software sem dar aquelas travadinhas irritantes. Só uma observação: ele não é voltado para quem gosta de jogos. Quero dizer aqueles jogos sofisticados, com gráficos que parecem verdadeiros filmes.

Mas se você executar jogos casuais, como os que rodam direto de sites e também jogos que tenham gráficos mais leves, então tudo bem, nesse caso ele vai servir para diversão. O motivo disso é que jogos pesados precisam de um processador gráfico mais poderoso. Para isso existem os notebooks que têm configuração para jogos.

acer-aspire-r15
Notebook Acer E5 – teste mostrou bom desempenho e boa duração de bateria

A memória RAM é de 8 GB padrão DDR3, o que significa que o Aspire E5 consegue ser rápido mesmo com várias aplicações abertas. O espaço em disco é de 1 TB, o que considero bastante generoso para instalar aplicativos e gravar seus arquivos de trabalho.

DICA: sempre mantenha backup de seus arquivos de trabalho (documentos, planilhas, fotos), pois se acontecer algo errado com o sistema ou com o notebook, você terá seu trabalho sempre em segurança.

O sistema operacional instalado é o Windows 10 Home. Não adianta chorar e dizer que prefere o Windows 7 porque já estava acostumado. Os tempos mudam e agora é preciso se acostumar ao Windows 10. Não confunda com o Windows 8, pois esta era a versão que estava com a interface rebuscada e que confundiu demais a maioria dos usuários. O que precisa ficar claro é que o Windows 10 é um sistema estável e a interface já é bem mais amigável e com menus que até lembram o Windows 7.

Tela

A tecnologia da tela é LCD retroiluminado por LED. A resolução é de 1.366 x 768 pontos. Apesar dessa resolução, muita gente pensa que não será possível assistir filmes em full HD. Calma. A resolução mostra por quantos pixels a tela foi construída, mas filmes de qualquer resolução podem ser executados nela. Eu assisti a filmes do Netflix em alta definição sem problemas de visualização no Aspire E5, como mostra a foto abaixo.

acer-aspire-r15-tela
A resolução da tela do Aspire E5 é de 1366 x 768. Mesmo não sendo full HD, é uma experiência ótima ver fotos e assistir a filmes

Preciso apenas dizer que a imagem é ótima, mas claro que sempre é melhor quando a tela acompanha a definição do filme, pois assim não há ajustes na tela para ficar no tamanho certo. Apesar de não ter perdido nada em questão de experiência visual, a tela do Aspire E5 usa a tecnologia mais simples de LCD. Isso só prejudica uma coisa: o ângulo de visão só é perfeito quando a tela é visualizada bem de frente.

Parece óbvio, mas se alguém estiver do lado e precisar ver alguma informação mostrada por você, não conseguirá ver todas as cores, pois a tecnologia usada joga apenas a luz para a frente sem ter um bom ângulo para os lados e também para cima ou para baixo. Outro ponto negativo é que a tela reflete muita luz.

Desempenho

Muitos sites de reviews utilizam softwares de benchmark para medir desempenho de um computador. Mas isso é interessante se você está fazendo uma comparação com outros notebooks. Para testar desempenho de apenas um notebook eu prefiro usar um teste prático. E uma tarefa que exige bastante processamento do computador é conversão de vídeo. Para fazer isso eu baixei o Software Handbrake e o vídeo de animação chamado Big Buck Bunny, na versão em full HD (1920 x 1080 e 30 fps), que tem 10 minutos e 40 segundos de duração.

Ambos são gratuitos e você pode baixar também se quiser fazer o mesmo teste em seu computador e assim comparar o desempenho com o Aspire E5. Depois de baixar, basta carregar o vídeo pelo botão “source”. E nas opções marcar para converter o vídeo para o formato iPhone. Este é o padrão que eu utilizo para o teste não demorar tanto.

Depois basta clicar no botão “start” e conversão do vídeo é iniciada. Após o término do processo, clique em “log” e você verá o relatório de tempo, desde o início da conversão até o final e você terá o tempo total da conversão. O Aspire E5 levou 7 minutos e 42 segundos para finalizar a conversão. Foi um tempo muito bom considerando que é um arquivo em full HD e levou menos do que o tempo total do arquivo.

Quanto às aplicações como internet, processador de texto, Photoshop, assistir vídeos em streaming, como Youtube, por exemplo, foram tarefas fáceis para o Aspire E5.

Conectividade

O Acer Aspire E5 vem com uma USBs 2.0 e duas 3.0. Para ligar vídeos externos há uma saída VGA padrão e uma HDMI padrão. A rede Wi-Fi utiliza os padrões 802.11 b/g e n e o Bluetooth é o 4.0. Também há um conector padrão RJ-45 para ligar uma rede cabeada e o E5 é compatível com rede Gigabit. Por fim, na parte da frente há um slot para cartão de memória padrão SD.

Não há nada há destacar neste tópico, apenas que o Aspire E5 está bem servido de conexões assim como qualquer outro notebook comum. Não é preciso usar nenhum adaptador para cabos de rede ou de vídeo externos, basta ter o cabo padrão para fazer a conexão com o notebook.

acer-aspire-r15-left-side
Conexões do lado esquerdo: saída de vídeo VGA, conector RJ-45 para rede cabeada. saída de vídeo HDMI, duas USBs 3.0 e conector combo para fone de ouvido com microfone. O orifício no lado esquerdo é para a chave de segurança Kensington (que prende o notebook à mesa por meio de cabo de aço)
acer-aspire-r15-right-side
Lado direito do Acer Aspire E5: uma interface USB 2.0, gravador de DVD e conector para o carregador de bateria

Acabamento e dimensões

O Acer Aspire E5 é um notebook com dimensões de 38,1 centímetros de largura por 25,6 cm de profundidade e 2,9 centímetros de altura. O peso é de 2,4 quilos. É grande e pesado. Se você somar mais o peso do carregador de bateria ele passa dos 2,5 quilos. Minha opinião é que você não vai querer levar ele todo dia na mochila. Como eu já disse no início do texto, se você quer um notebook para se movimentar o tempo todo com ele, o Aspire E5 não é uma boa opção.

O Aspire E5 é ótimo para usar em casa e, eventualmente, levar para o trabalho ou viagens. Bom frisar que isso não é um ponto negativo, mas sim uma característica de todo notebook grande. Talvez você não se incomode com o peso e tamanho e queira leva-lo todo dia na mochila para o trabalho, faculdade ou escola. Tudo bem, isso é uma questão de escolha mesmo. Mas minha obrigação aqui é deixar avisado.

Quanto ao acabamento, não há nada de especial. Ele é todo feito em plástico. A dobradiça da tela oferece pressão suficiente para manter a tela parada na posição desejada, sem ficar balançando. O plástico utilizado no corpo é bastante resistente, mas na parte da tela, como a maioria dos notebooks, não oferece nenhuma proteção extra. Mesmo porque se tivesse o notebook seria mais pesado ainda. O que gostei foi a textura do plástico de trás da tela. Ela tem micro relevos em que marcas de digitais e consequentemente gordura não ficam fixas facilmente na tampa.

Teclado e touchpad

O teclado é bastante confortável, só achei que as teclas poderiam ter uma área maior já que há muito espaço. Ele também vem com teclado numérico estendido, o que facilita muito quando precisamos digitar números. O touchpad responde com precisão ao ponteiro do mouse e rolar telas com dois dedos também é uma função bem precisa.

acer-aspire-r15-teclado
Teclado é confortável e tem bastante espaço para apoio dos pulsos. Mas não é retroiluminado, o que é muito ruim para usar em ambiente com pouca luz

Um ponto negativo bem forte aqui: em pleno século 21, o teclado não é retroiluminado. E isso incomoda demais se você precisa usar o E5 no escuro. Fiz o teste e é simplesmente impossível enxergar as letras, mesmo com a iluminação da tela.

Duração de bateria

A duração de bateria surpreendeu. Fiz dois testes. O primeiro foi deixar um vídeo em streaming (programação ao vivo) sendo executado até a bateria se esgotar. Esse teste utiliza processamento de imagens, áudio e internet Wi-Fi, itens que consomem bastante bateria. E o E5 segurou a carga por três horas e 43 minutos.

O segundo teste foi bem real: usei o Aspire E5 em um dia comum, trabalhando com editor de texto, acessando sites e redes sociais via Wi-Fi e usando o Photoshop para tratar 30 fotos. Assisti também cerca de 40 minutos de vídeos no Youtube. Dessa forma a bateria levou 5 horas e 38 minutos para esgotar a carga. Não está nada mal para um notebook com tela grande. Citei a tela porque ela é a principal vilã quando se trata de consumo de bateria.

Bom dizer também que o brilho da tela sempre ficou em 50% em ambos os testes. E também foi suficiente para enxergar textos e imagens com conforto visual.

Conclusão e considerações

O Acer Aspire E5 é uma boa escolha de notebook para ser utilizado no lugar de um desktop. Bom explicar direitinho: ele não substitui um desktop, mas é uma boa opção se você tem pouco espaço em casa e não precisa de um desktop potente para trabalhar. Ele não é direcionado para jogos sofisticados pois lhe falta poder gráfico, mas ele vai dar conta de qualquer trabalho que você precise executar, até mesmo pequenas edições de vídeos.

Com uma tela de 15,6 polegadas é possível deixar ao menos duas janelas de aplicação com bastante conforto visual. Assistir a vídeos também foi uma tarefa em que o E5 passou no teste. Apesar da resolução da tela ser de 1.366 x 768, foi possível assistir a um filme em full HD aproveitando a experiência da alta definição. Com conexão HDMI ele pode ser ligado facilmente a uma TV full HD ou monitor, basta você ter o cabo HDMI.

O áudio é bastante nítido, com equilíbrio entre graves e agudos, sem ruídos e com volume alto para um notebook, livre de reverberação dos alto-falantes.

Devido ao tamanho e peso não recomendo o Aspire E5 para quem quer um notebook para levar todo dia ao trabalho ou faculdade, por exemplo. Ele não é um notebook para mobilidade constante e, sim, eventual.

Pontos fortes: ótima duração de bateria; Ótimo desempenho; bom espaço em HD.

Pontos fracos: teclado não é retro-iluminado

O preço do Aspire E5

O Acer Aspire E5 custa, em média, R$ 2.400,00. É bom dizer que todos os equipamentos de TI tiveram significativo aumento de preços no Brasil devido a alguns fatores impostos pela gestão da economia de nosso país e você pode ler detalhes sobre esse reajuste nesta matéria.

Especificações completas do notebook Acer Aspire E5 (modelo E5-573-54zv)

Sistema Operacional  Windows 10 Home
Processador e Chipset
Fabricante do processador Intel
Tipo de processador Core i5
Modelo de processador i5-5200U
Velocidade do processador 2,20 GHz
Núcleo do processado Dual-core (2 Core)
Memória
Memória padrão 8 GB
Memória máxima 16 GB
Tecnologia da memória DDR3L SDRAM
Número total de slots de memória 2
Leitor de cartão de memória Sim
Adequado para cartão de memória Cartão de Segurança Digital (SD)
Armazenamento
Capacidade de disco rígido 1 TB
Interface de disco rígido Serial ATA
Tipo de unidade óptica Gravador DVD
Exibição e Gráficos
Tamanho da tela 39,6 cm (15,6″)
Tipo de tela de exibição Active Matrix TFT Color LCD
Tecnologia da tela de exibição ComfyView
Modo de tela HD
Tecnologia de iluminação traseira LED
Resolução de tela 1366 x 768
Fabricante do controlador gráfico Intel
Modelo do controlador gráfico HD 5500
Tecnologia de memória gráfica DDR3L SDRAM
Acessibilidade de memória gráfica Compartilhado
Rede e Comunicação
LAN sem fios padrão IEEE 802.11b/g/n
Tecnologia Ethernet Gigabit Ethernet
Padrão Bluetooth Bluetooth 4.0
Dispositivos embutidos
Webcam Sim
Microfone Sim
Leitor de digitais Não
Interfaces/Portas
HDMI Sim
Número de portas USB 2.0 1
Número de portas USB 3.0 2
Número total de Portas USB 3
VGA Sim
Rede (RJ-45) Sim
Software
Sistema operacional Windows 10 Home
Arquitectura do Sistema Operativo 64-bits
Dispositivos de entrada
Tipo de dispositivo apontador TouchPad
Teclado Sim
Informações da bateria
Número de células célula-4
Química da bateria Íon Lítio (Li-Ion)
Descrição da alimentação
Consumo da Fonte de Alimentação 45 W
Características físicas
Altura 29,2 mm
Altura (frente) 24,90 mm
Altura (traseira) 29,20 mm
Largura 381,6 mm
Profundidade 256 mm
Peso (aproximado) 2,40 kg
Garantia
Garantia Um ano de garantia Limitada

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar:
Fechar Menu