A Nissan iniciou oficialmente no Brasil – e também na Argentina, Chile e Colômbia – as vendas da segunda geração do Nissan Leaf. Ele é o veículo 100% elétrico mais comercializado do mundo.
Essa segunda versão chega com mais autonomia, design diferenciado e uma série de tecnologias avançadas.
O Nissan Leaf é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, uma visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade.
Esta visão é baseada em três pilares: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration. Como é o primeiro carro elétrico vendido em larga escala, vale a pena descrever toda a tecnologia que o Nissan Leaf oferece. Portanto, prepare-se para saber tudo sobre esse carro de propulsão totalmente elétrica.
Nissan Intelligent Driving: a experiência na condução
Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Novo Nissan Leaf está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro. Essa tecnologia utiliza somente o pedal do acelerador para todas essas ações. É claro que o pedal do freio também está presente no Nissan Leaf.
veja também: Nvidia ajuda fabricantes a desenvolver carros inteligentes
O funcionamento é extremamente simples. soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Pode dar medo no início, mas funciona.
A taxa de desaceleração é de até 0,2 g entre 40 km/h e a completa desaceleração. Com isso, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente.
A Nissan realizou estudos no Japão, na Europa e nos EUA sobre o e-Pedal. A conclusão é que esta tecnologia reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Isso ajuda a diminuir o estresse durante o trânsito carregado e aumenta o prazer de dirigir.
Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.
Nissan Intelligent Power: autonomia da energia limpa
Segundo a Nissan, a estrela deste pilar é, sem dúvida, o e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do novo Nissan Leaf.
O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW). Isso é 37% a mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior).
Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 240 km. O design refeito da bateria adiciona capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho.
Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior. Porém, a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia.
Quais os benefícios do e-powertrain para o motorista
O torque imediato oferece resposta instantâneas em saídas de semáforos, por exemplo, ou em retomadas para ultrapassagens mais seguras. O motor elétrico oferece o torque máximo em 0,1 segundo. Além disso, o Novo Nissan Leaf é muito silencioso.
O condutor do Novo Nissan LEAF ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução. O modo ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia.
O modo “B”, que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo. E “D”, o modo de operação normal com a potência máxima do motor.
Segurança do Nissan Leaf
Além do e-Pedal, o Novo Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.
Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra. Além disso, também “enxerga” veículos em pontos cegos no retrovisor e detecta sinais de fadiga do condutor.
A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente. Esse sistema monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o Novo Nissan LEAF caso necessário.
Também verifica constantemente a pressão dos pneus. E, além disso, quatro câmeras formam uma visão 360º em torno do veículo, visíveis na tela do sistema multimídia no painel do carro.
Somados a essa inteligência eletrônica, há itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS e sistema Isofix de cadeiras infantis. A carroceria reforçada levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap.
Nissan Leaf: preço, opções de carga e serviços
O novo Nissan Leaf está disponível em um grupo de concessionárias especialmente preparadas para atender os clientes de carros elétricos. Nesta fase inicial, a Nissan oferece o seu modelo em sete lojas de cinco estados e do Distrito Federal. São elas: São Paulo (duas lojas), Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.
Seu preço sugerido é de R$ 195 mil. O valor inclui o kit completo de equipamentos de recarga para casa e rua. Inclui o carregador homologado pela Nissan, que já vem com a instalação, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.
No pós-venda, há um atendimento específico no SAC da Nissan e a assistência técnica também tem procedimentos diferenciados. O Novo Nissan Leaf tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Já o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou 160 mil km.