Monitor LG ultrawide 29UM67 – review

Nem só os computadores, tablets e smartphones evoluem. Um periférico que começa a mudar seu formato é o monitor de vídeo. Na década de 80 eram os monitores de tubo.

Por volta do ano de 2000 chegaram os monitores fininhos de LCD, mas ainda com tela quadrada, na proporção 4:3 e ainda muito caros. Mas a partir disso, essa tecnologia não parou mais de se desenvolver.

>>> Veja também o review do smartphone LG G4

Vieram os monitores mais “esticados”, com proporções que variavam de 16:10 e 16:9. E a novidade do momento são os monitores mais largos com proporção de 21:9, que é a mesma proporção utilizada nas telas de cinema.

E hoje é o que vamos tratar aqui, mais especificamente sobre o monitor da LG modelo 29UM67. Sua tela é ultrawide (21:9) e mede 29 polegadas na diagonal. O design é bem bonito, com acabamento liso, na cor preta brilhante na parte traseira e com bordas finas. A tela tem resolução de 2.560 por 1080 pontos e usa tecnologia LCD IPS.

Vantagens da tela ultrawide

Com essa resolução, temos mais espaço horizontal do que um monitor Full HD, que tem resolução de 1.920 por 1080 pontos. São aproximadamente 33% a mais de espaço na horizontal. Mas é bom deixar claro que a altura é a mesma do que um monitor de 23 polegadas.

Bom, o fato é que, mesmo com a altura de um monitor de 23 polegadas, a experiência de uso foi bem interessante. Para assistir filmes no formato de cinema, por exemplo, a tela inteira é preenchida.

Em em monitor tradicional com proporção de 16:9 ou 16:10 o filme ficaria com faixas pretas na parte de cima e de baixo para poder caber inteiro na tela. Já com com este monitor da LG, o aproveitamento é total, como mostra  foto abaixo.

LG_29UM67-filmes1
O monitor ultrawide oferece uma experiência completa para assistir filmes. Os blocos tracejados seriam cortados em um monitor 16:9 ou a imagem ficaria menor para ser exibida inteira.

Para jogar, a experiência também é ótima, pois a área lateral ajuda a visualizar objetos, além de ampliar a visão do ambiente em que está o personagem. Veja a foto abaixo.

LG_29UM67-jogo
O LG 29UM67 se dá muito bem com jogos. A área ampliada oferece experiência mais imersiva, e gostei também da ótima relação entre brilho e contraste.

E por fim, trabalhar em uma tela mais larga também ajuda se você precisa deixar vários programas abertos, como mostra a foto abaixo. E para facilitar, há um pequeno software que acompanha o monitor (pode ser baixado no site da LG também) em que ele mesmo divide a tela em partes iguais. Dessa forma, quando uma janela é movida, o software se encarrega de encaixa-la automaticamente no espaço reservado.

LG_29UM67
Monitor LG 29UM67: exemplo do aproveitamento da tela ultrawide por aplicações de trabalho.

Múltiplas conexões

Este monitor tem dois conectores HDMI, um DVI e um Display port. Uma característica interessante é que o monitor reconhece automaticamente qual a interface está conectada e ainda é possível usar dois computadores ao mesmo tempo em cada metade da tela.

Se você usar a entrada Display port e tiver uma placa de vídeo da AMD terá uma vantagem para jogos, pois ele reconehce o recurso free-sync da AMD. Com ele, o jogo fica livre daqueles cortes nas imagens em movimentos, que acontece em monitores comuns que não conseguem acompanhar a velocidade de varredura da tela para formar a imagem.

Porém, é bom dizer que o monitor 29UM67 acompanha apenas o cabo HDMI, o que já é interessante.

LG_29UM67-tras1
Parte de trás do LG 29UM67 tem acabamento liso na cor preta brilhante (também chamado de black piano, na linguagem de marketing).
LG_29UM67-conectores
Monitor LG 29UM67: detalhe dos conectores. Na abetura do lado esquerdo ainda há mais uma entrada HDMI.

Áudio

O monitor 29UM67 possui dois alto-falantes na parte de baixo, com potência de 5 watts RMS cada um. A qualidade do som é muito boa e o volume é alto. Mas para pessoas mais exigentes, como aficionados por games, podem sentir falta de um boost, principalmente nos graves para dar uma impulsionada nos efeitos de tiros e explosões, por exemplo.

Mas para assistir filmes, achei o áudio ok, sem nada especial nas características dos alto-falantes, nem no menu de opções para regulagem do áudio. Há também conector tipo P2 (universal) para fone de ouvido.

Dimensões e ajuste de altura

A largura da tela do 29UM67 é de 70,3 centímetros por 41,8 cm de altura. A base permite dois ajustes de altura, que deve ser escolhida no momento da instalação, por esse ajuste é feito por meio de parafusos. Para meu uso, o ajuste mais alto ainda não foi suficiente, pois a base deixa a tela apenas 12 cm acima da mesa.

O que ajuda a melhorar a visão e postura corporal é que o monitor permite ajuste de ângulo, movendo a tela para trás. Assim ela fica mais inclinada e podemos ter uma posição da cabeça com um pouco mais de conforto.

Porém, eu ainda prefiro ajuste da tela na qual podemos move-la para cima e para baixo, sem inclinação. O motivo é que assim mantemos o pescoço reto, sem causar desconforto.

Conclusão, pontos fortes e fracos

O que gostei no monitor 29UM67 é poder trabalhar com três ou quatro aplicações abertas sem que nenhum conteúdo fique “espremido” na tela. E a experiência fica melhor ainda para o entretenimento.

Os jogos aproveitam mais a área oferecida (jogos atuais aceitam a resolução máxima do ultrawide de 2.560 x 1080 pontos) e, mais do que isso, as cores e tempo de resposta também favorecem a experiência, sem efeito fantasma ou rastros durante os movimentos.

Assistir filmes também foi muito bom; curtir a experiência de uma tela 21:9, que é a proporção de tela de cinema, foi ótimo, mesmo em uma tela menor do que uma TV de 32 polegadas.

As cores são vivas e o brilho excelente, dois fatores que se complementam para oferecer imagens nítidas. A tela anti-reflexiva também  O botão de controle de menus fica na parte inferior, escondido dos olhos, mas de fácil acesso, pois é como um pequeno joystick. Esse formato facilita bastante o acesso às opções dos menus.

O ponto negativo fica por conta do ajuste de altura. Além de ser baixo, há somente duas opções e precisa ser feita por meio de parafusos.

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
800
  Inscreva-se  
notificar: