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Inteligência artificial: amiga ou vilã no mercado criativo?

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A Inteligência artificial generativa pode afetar os empregos dos profissionais de criação? Erivan Bandini, Sócio-Diretor da Box ideias, mostra sua visão sobre o uso da ferramenta, em como ela pode ajudar nessa área, mas sem perder o discernimento para o uso indiscriminado

A evolução tecnológica está cada vez mais acelerada e uma ramificação desse processo é o surgimento do ChatGPT, que de repente, arrebatou o mercado de produção criativa de forma a dividir os profissionais em dois grupos: aqueles que percebem nessa novidade uma forma de melhorar o desempenho no trabalho e aqueles que passaram a se preocupar com as futuras perspectivas do trabalho e o rumo que suas carreiras podem tomar. De fato, a inteligência artificial generativa criada pela OpenAI simboliza um novo paradigma no impacto que novas tecnologias têm na sociedade.

Segundo Erivam Bandini, Sócio-Diretor da Box Ideias, essa nova ferramenta pode ajudar muitos profissionais do mercado criativo: “O ChatGPT é uma ótimo recurso, mas devemos pensar estrategicamente sobre o seu uso e em como ela contribui para a performance e desenvolvimento de trabalhos criativos. Algumas pessoas ficam muito fascinadas com o que a máquina faz sozinha e esquecem que o robô precisa de alguém operando; a máquina apenas reproduz o que a mente humana cria”, diz ele.

O chat GPT é uma inteligência artificial pré-treinada capaz de entender linguagem natural e continuar aprendendo para trazer respostas cada vez mais precisas, contudo, a fluidez e a eficiência na capacidade de fornecer respostas úteis, não necessariamente precisas, fez com que alguns profissionais delegasse à ferramenta atividades como escrever textos, busca por correções de códigos de programação, planejamento de conceitos de campanhas de marketing e de conteúdo.

Criatividade e empregabilidade

A criatividade é a habilidade humana mais valorizada dentro e fora do mercado publicitário, uma vez que não envolve apenas a capacidade de se ter boas ideias, mas sim encontrar formas inovadoras e eficientes de resolução de problemas. Estima-se que 300 milhões de empregos em tempo integral, em todo o mundo, serão automatizados de alguma forma pelo uso de inteligências artificiais (IA), assim como o relatório da Goldman Sachs, empresa de serviços financeiros, prevê que 18% do trabalho feito globalmente poderá ser informatizado, com maiores efeitos nas economias avançadas do que em mercados emergentes.

Ou seja, é provável que, em algum nível, a tecnologia influencie diretamente diversas áreas profissionais para além da publicidade e propaganda, fato que não é desconhecido na história moderna recente. Basta relembrar o surgimento dos computadores e o acesso à internet mudando a forma de fazer propaganda, de se consumir produtos e de se relacionar com o público-alvo. Somente conseguirá espaço no mercado de trabalho pessoas que souberem se adaptar às mudanças e que evitem comportamentos de negação da realidade, lutando para impedir a continuação da vida moderna.

Como o IA generativa pode ajudar profissionais do mercado criativo

Dados publicados em janeiro de 2023 pela OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, revelam que o Brasil é o quinto país que mais visitou o site da empresa, representando 4,3% do tráfego mundial, com 863 milhões acessos globais. Considerando a forte aderência da ferramenta no Brasil, Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, tem dicas de como a ferramenta pode ajudar profissionais do mercado criativo sem prejudicar a criação de vagas de emprego.

  1. Aquisição de novos referenciais e diversificar conhecimentos: uma forma de exercer a criatividade é por meio de referências; quanto mais conhecimento uma pessoa tiver, maior será a capacidade de explorar outras possibilidades. O uso do ChatGPT pode ser uma chave para abrir novas portas, levando a pessoa a consumir conteúdos novos, aumentando seu repertório sobre algum tema.
  2. Maior facilidade de se tornar escalável: Usar o chat em atividades mais simples como escrever um texto, ajuda o profissional a ganhar tempo, uma vez que o foco será na revisão de conteúdo. A otimização do trabalho resulta em economia de tempo, sobrando mais tempo para se dedicar a tarefas mais complexas.
  3. Tirar dúvidas: Buscar por respostas no Google é a forma padrão de solucionar problemas, mas ao fazer isso, é necessário que haja curadoria do melhor link, enquanto no chat, é possível apenas perguntar e obter a resposta na hora, sem gasto de tempo com pesquisa.
  4. Sobra tempo para pensar e de fato ser criativo: O profissional criativo não exerce essa capacidade o tempo todo, já que é necessário muita dedicação para exercitar essa habilidade. Mas, como fazer tantas tarefas com prazos de entrega tão curtos? Com a IA, é mais fácil dedicar tempo à parte teórica do trabalho sem comprometer a prática e a entrega.

A inteligência artificial consegue executar, mas não pensar; tudo que o robô reproduz foi feito por pessoas que dedicaram tempo e esforço para encontrar soluções que entregam resultados, e apesar de alguns profissionais temerem que a evolução dessa tecnologia nos dê todas as respostas, ignoram tudo o que pode advir dessa nova ferramenta. O interessante é pensar em uma divisão de tarefas apropriada entre IA e humanos, fazendo com que o exercício da criatividade possa ser exercido com mais liberdade.

A capacidade de resolver problemas de um time de profissionais é o que dita o sucesso de uma campanha de marketing, entendendo a melhor estratégia, identificando o público-alvo, conversando com essas pessoas; tudo isso é o que separa o fracasso do sucesso na comunicação.

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