Imagine poder pagar suas contas, pessoas, realizar transferências sem precisar ter conta em banco. Além de ágil também não há taxas. Sim, é possível ter isso facilmente por meio da tecnologia. Basta ter um smartphone e baixar o aplicativo chamado Celcoin, disponível para Android e iOS.
O Celcoin transforma um número de celular em uma conta digital, sem vínculo com bancos ou com operadoras de cartão. Não há cobrança de mensalidade nem taxas de adesão. Com o app o usuário pode fazer transações financeiras de qualquer lugar e a qualquer hora com poucos cliques.
É possível transferir dinheiro para outros aparelhos, mesmo que não sejam registrados; pagar contas, recarregar celulares de qualquer operadora, comprar créditos para jogos, receber trocos eletrônicos e sacar valores para contas bancárias de mesma titularidade.
Porque esse serviço tem grande chance de dar certo
O aplicativo nasceu da iniciativa de empresários brasileiros com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e finanças e de empreendedores do Vale do Silício que investem em fintechs (desenvolvedores de tecnologia voltada para finanças) em diversos países.
Segundo o IBGE, cerca de 55 milhões de brasileiros não têm conta em banco. Mas, somados, chegam a ter renda anual de R$ 665 bilhões de reais. Os sócios também acreditam que o público que não está satisfeito com os serviços financeiros disponíveis, especialmente os mais jovens, pode optar pelo Celcoin.
Entre 2013 e 2015, segundo levantamento da Proteste, as tarifas bancárias subiram 169%, o que equivale a 8,6 vezes o aumento do IPCA. Diante desses fatos é que o Celcoin tem grande probabilidade de dar certo.
São mudanças e avanços que a tecnologia traz. Se os bancos gostaram disso? Ainda é cedo para dizer, pois o Celcoin acabou de chegar ao mercado brasileiro. Mas, provavelmente terão que se adaptar. É como aconteceu com o cartão de crédito Nubank, que não cobra anuidade. O segredo é que tudo é feito digitalmente e não é preciso bancar agências e estruturas caras, tudo é feito por meio do smartphone.
Os bancos tiveram que aprender a lidar com isso e alguns até reduziram taxas para não perder clientes. O que é muito bom para os cidadãos, pois, enfim os bancos começaram a ter concorrentes, o que estimula melhores serviços e com tarifas mais acessíveis.
Como utilizar e quais pontos já aceitam o Celcoin
Para utilizar o Celcoin, basta baixar o App (gratuito), cadastrar seu número de telefone nele. Em seguida, basta carregar o saldo em sua conta do Celcoin por meio de boleto ou transferência, TED ou DOC, e começar a fazer transações financeiras. Além do celular, o Celcoin também pode ser usado pela web em algumas transações, como a consulta de saldo, recarga e encerramento da conta, por SMS.
É claro que, por ser recente, o serviço ainda está em negociação com vários estabelecimentos. Mas o Celcoin já conta com uma rede de 460 pontos no Brasil onde podem ser realizados saques em dinheiro. Mais de 29 mil clientes já fizeram ao menos um depósito. Com o lançamento e divulgação, os sócios esperam chegar a 300.000 clientes ativos até o final do ano.
O aplicativo Celcoin está disponível para Android e iOS (iPhone).
O vídeo abaixo ilustra bem a ideia da empresa e como as transações financeiras poderão ser feitas em um futuro bem próximo: