https://cafecomreview.com.br
Anatel pretende iniciar leilão de frequências da rede 5G em 2020

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) planeja leiloar partes importantes do espectro de frequências nas faixas de 2,3 GHz, 3,3 – 3,4 GHz, e 24,25 – 27,5 GHz já no ano de 2020 para a quinta geração de rede móvel (5G).

A intenção é realizar compromissos de investimentos. Dentro disso podemos citar exemplos como metas de cobertura e metas de capacidade.

Além disso, está sendo estudada também a modernização da infraestrutura de suporte (redes de transporte e backhaul) com capacidade para escoar o volume de tráfego gerado pelas novas aplicações e serviços associados à tecnologia 5G.

Como os testes de 5G estão sendo realizados pela Anatel

Para garantir a plena utilização dessas faixas para o 5G, a Anatel está avaliando as condições entre o sistema IMT-2020 (International Mobile Telecommunication system), com a canalização compreendida na faixa de frequências entre 3,4 a 3,6 GHz.

Também estão sendo avaliados os sistemas de recepção de televisão analógico e digital via satélite (TeleVision Receive-Only – TVRO, TV aberta recebida via satélite). Elas operam na faixa de frequências compreendidas entre 3,625 GHz e 4,2 GHz (Banda C-estendida).

Leia também:

As peculiaridades na distribuição do espectro de frequências no Brasil tornam necessária a realização de testes de convivência do 5G com outros serviços. Por isso se torna necessária a participação de empresas que detém as tecnologias necessárias para realizar as medições.

A análise espectral da nova tecnologia de acesso por rádio (5G New Radio – 5G NR) é um dos itens que precisam ser testados. Nesse contexto, a fabricante de equipamentos de medições, Viavi Solutions, teve uma participação fundamental, segundo a Anatel. Pois a empresa já vem realizando testes da interface 5G NR com outras Operadoras ao redor do mundo.

A Viavi disponibilizou equipamentos analisadores 4G e 5G: VIAVI Base Station Analyzer JD785B para medir sinais LTE TDD e VIAVI 5G Base Station Analyzer CA5000 para medir sinais 5G NR.

Anatel: prazos para as operadoras de telefonia

Após a conclusão do leilão do 5G, as Operadoras de redes móveis que adquirirem essas faixas de frequências terão um prazo para a implementação da rede e de atendimento às metas de cobertura e de capacidade.

Essas obrigações serão acompanhadas e fiscalizadas pela Anatel e todo o mercado de telecomunicações deverá estar preparado para os testes e medições decorrentes para essa nova tecnologia.

A evolução das redes 5G e o sucessos das aplicações, em especial as trazidas pelo 5G, dependem do constante suporte das empresas que desenvolvem tecnologia para que a Anatel tenha capacidade de avaliar a evolução das redes de telecomunicações com o objetivo de regular com eficácia as relações entre Estado, Sociedade e Mercado.

O que faz a empresa Viavi

A Viavi é uma fornecedora global de soluções de teste, monitoramento e garantia de rede para provedores de serviços de comunicações. Também fornece essas soluções para empresas, fabricantes de equipamentos de rede, iniciativas civis, governos, poder militar e aviação, apoiada por uma comunidade mundial de canais, incluindo VIAVI Velocity Partners.

A empresa também é líder em revestimentos ópticos de filme fino de alto desempenho, fornecendo soluções de gerenciamento de luz para os mercados de anti-falsificação, eletrônicos de consumo, automotivo, de defesa e de instrumentação. Mais detalhes estão no link da empresa.

Quando a rede 5G vai ser implementada no Brasil

O leilão das frequências servem apenas para as Operadoras de telefonia poderem escolher o espectro em que desejam trabalhar. Isso quer dizer que as operadoras garantem a faixa de 5G para seus clientes, porém, a implementação da nova rede móvel ainda pode demorar até o início do ano de 2021.

O motivo é que as antenas e outros equipamentos que já transmitem o sinal 4G precisam ser trocados e adaptados. Além disso, produtos de IoT (Internet das Coisas) estão em alta e vão continuar em crescimento. Isso é outro fator a ser pensado, para planejar a capacidade da rede 5G para suportar uma quantidade grande de equipamentos conectados.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar:
Fechar Menu