Tênis da Nike traz a tecnologia do filme De volta para o futuro

Nós todos conhecemos o famoso tênis utilizado por Marty McFly, personagem do filme De volta para o futuro. O tênis que se ajustava sozinho ao formato do pé, inclusive com amarras automáticas, apareceu na segunda parte da trilogia, em 1989.

de-volta-para-o-futuro-2
Cena do filme ‘De volta para o futuro II’. Marty McFly tenta entender a tecnologia do tênis que se ajusta e amarra automaticamente.

 

Desde então o mundo ficou esperando quando isso poderia se tornar realidade. E não é que a ficção quase acertou? A data em que McFly utiliza o tênis no filme é de 21 de outubro de 2015.

E a Nike anunciou há poucos dias que vai lançar o sonhado tênis no final de 2016, mais precisamente em 28 de novembro, segundo a empresa.

hyperadapt
Nike HyperAdapt 1.0 modelo preto
hyperadapt-branco
Nike HyperAdapt modelo branco
hyperadapt-sola
Sola do Nike HyperAdapt 1.0. O bloco em azul é o local onde fica a bateria.

 

Em 2015, a empresa prometeu enviar um par de tênis para Michael J. Fox, o ator por trás do personagem Marty McFly no filme. Mas embora o tênis parecesse incrível, infelizmente, funcionou muito mal quando foi amarrar sozinho.

No entanto, no último protótipo de março chamado de HyperAdapt 1.0, a tecnologia se mostrou eficiente.

Como funciona

O HyperAdapt 1.0 têm características que o tornam único. Para amarrar os cadarços que se ajustam automaticamente ao pé do utilizador, o modelo tem os únicos sensores que detectam o pé completamente e baterias recarregáveis ​​que permitem o funcionamento da tecnologia.

Eles também incluem um LED indicador de carga da bateria e terá botões laterais se a pessoa quiser ajustar de acordo com sua preferência.

No vídeo abaixo (provavalmente um comercial da Nike), o jogador de futebol Cristiano Ronaldo calça e ajusta o tênis HyperAdapt. É possível ver perfeitamente como a tecnlogia funciona.

Conforme relatado pela Nike, a venda começa primeiro nos Estados Unidos. Eles ainda não preço definido e o modelo estará disponível  inicialmente nas cores preta ou branca.

A empresa manteve sua promessa e, depois de registrar a patente em 2010, finalmente conseguiu criar o tênis do futuro. Tiffany Beers, chefe de inovação da empresa, também informou que a tecnologia poderá ajudar no desempenho de atletas profissionais, já que eles poderão se aproveitar de um ajuste muito mais preciso.

No vídeo abaixo, feito pela Wired, é possível ver claramente como funciona a tecnologia, explicada pelos próprios executivos da Nike:

E para quem quiser ir mais a fundo, encontrei um blog (em inglês) especializado em tênis. No post, o autor escreve sobre a patente que a Nike homologou em 2010 e mostra o passo a passo de como é montado o tênis, pelo próprio documento da patente. Divirta-se!

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments