O diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode levar anos e adiar tratamentos necessários para crianças, adolescentes ou adultos.
Para agilizar o diagnóstico, a Startup CogniSigns, de Santa Catarina, está trabalhando em uma solução tecnológica para ajudar pais, responsáveis e profissionais de saúde e educação a identificar possíveis sinais. E a solução é simples e pode ser acessada por smartphone, notebook e tablet.
Importante dizer que a CogniSigns tem aporte do Samsung Creative Startups, um programa nacional de aceleração de startups.
No Creative Startups, está em desenvolvimento a V.E.R.A. (Virtual Empathic Robot Assistant, que significa Assistente Virtual de Robô Empático, em inglês).
Trata-se de uma plataforma baseada em neurociência e inteligência artificial capaz de identificar tanto sinais de TEA quanto comportamentos indicadores de Superdotação.
Veja também:
Primeiro é realizado um pré-diagnóstico online e gratuito, no qual tanto quem está sendo examinado quanto familiares ou responsáveis conversam com a assistente, como em uma rede social.
Eles respondem a questionários baseados em protocolos internacionais de saúde e adaptados à idade e características do examinado. No início do questionário há um termo de consentimento a ser aceito, informando sobre dados coletados, tratados e armazenados. Com base nas respostas, o resultado da possibilidade de autismo é enviado automaticamente.
Na sequência, é oferecida uma segunda etapa de triagem, chamada de “V.E.R.A. Foco Atencional”. Trata-se de um processo de reconhecimento de expressões faciais e rastreamento ocular e que apoia com dados o diagnóstico de TEA ou Superdotação. Caso o examinado demonstre reações comportamentais específicas, é gerado um alerta.
É solicitada a liberação de uso da câmera, informando que nenhum dado de imagem ou som é armazenado, apenas o movimento ocular. Depois, é exibido um vídeo de aproximadamente dois minutos e o software usa a câmera do dispositivo como um rastreador ocular.
Em seguida gera um mapa de calor, indicando visualmente o direcionamento do olhar para os pontos de maior atenção visual. A partir dessa análise, é disponibilizado um relatório de orientação para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico e avaliação da evolução do paciente durante o tratamento.
“Estamos desenvolvendo no Samsung Creative Startups um aprimoramento dessa ferramenta de rastreio de TEA e Superdotação, que diminui muito o tempo do diagnóstico. Além disso, oferece um ganho muito importante para que o tratamento mais apropriado ocorra o quanto antes.
A V.E.R.A. altera a dinâmica do diagnóstico, já que pode ir até a sociedade em vez de, como ocorre tradicionalmente, ser necessário esperar que o paciente descubra que necessita de ajuda especializada e vá até o consultório. É uma alternativa de rastreio populacional mais efetivo”, informa Andressa Roveda, CSO da CogniSigns.
Leandro Mattos, CEO da CogniSigns, declarou que “no Brasil, segundo a Associação de Amigos do Autista (AMA), apenas 0,15% dos autistas são assistidos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente 0,04% dos brasileiros superdotados foram identificados”.
“Nossa missão é mudar esse quadro para melhor e, agora, contando com o Samsung Creative Startups, estamos ampliando nossa capacidade de ajudar pais, escolas, empresas e governos. Assim conseguiremos e criar um mundo melhor para autistas e superdotados”.
Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, explicou que “O Samsung Creative Startups tem como propósito promover e acelerar soluções para o dia a dia por meio da tecnologia, exatamente como a CogniSigns realiza.”
“A V.E.R.A é uma solução digital que democratiza o acesso e interfere diretamente no aumento da qualidade de vida de toda a família de quem pode ser diagnosticado com TEA e/ou Superdotação, além da chance de começar cada vez mais cedo um importante processo de inclusão social, a partir de estratégias adequadas e assertivas de profissionais adequados”, conclui Paulo.
A CogniSigns é uma das 14 startups selecionadas para o Batch#5 do Samsung Creative Startups. Ela já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional, como mostra essa reportagem.
As outras empresas são de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG), contemplando áreas como educação, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, saúde e segurança. Desde a primeira edição do programa, em 2016, 45 startups foram aceleradas.
As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D (Pesquisa e desenvolvimento), treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores.
Além disso, ainda é fornecida infraestrutura, serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R$ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.
O programa ampliou seu alcance e investimento da empresa na edição atual, que tem encerramento previsto para o segundo semestre deste ano. Durante o período de isolamento social, as atividades presenciais passaram a ser virtuais, sem nenhum prejuízo para os participantes.
Mas a digitalização não foi uma completa novidade, pois a iniciativa já realizava 80% de sua programação online, como uma medida para atender startups de diversas regiões do Brasil.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More