SY HSU, Co-CEO da Asus, apresentou hoje (dia 5 de Julho) em evento online a sexta geração da linha de smartphones Republic of Gamers, em duas versões: ROG Phone 6 e ROG Phone 6 Pro. Assim como seus antecessores, traz configuração parruda ajustada para a performance constante em jogos e ergonomia pensada para manter o device na horizontal. Tudo pelo conforto do gamer.
O visual agradou muito. Além do tradicional preto, agora o smartphone terá versão branca com detalhes azuis (o Pro vem só nesta cor). Até os acessórios ficaram brancos, inclusive o gamepad Kunai 3 – que rivaliza com o Nintendo Switch. Bom, na parte de trás uma pequena tela de OLED para personalização com diversas imagens e modos durante algumas atividades.
Acompanhei também a live comentada pelo brasileiro da Asus, Marcel Campos. Segundo ele Qualcomm e Asus trabalharam juntas há algum tempo para extrair o máximo do SoC (System on a Chip). O resultado é que o Snapdragon 8+ Gen 1 5G, com 8 núcleos, atinge picos de 3,2 GHz de clock (10% melhor que a geração atual, sem o “plus”). Podendo eventualmente passar este patamar com o modo de “ajuste” X Mode.
No benchmark AnTuTu, que mede a performance comparativamente com outros smartphones, ele marcou 1.126.983 pontos. Passando os rivais Xiaomi 12 Pro e Samsung S22 Ultra. Olhando o ranking atual ele passa todos da lista de Android, ao menos por enquanto. Sobra pão de queijo neste cenário.
Acho que a maior dificuldade de embutir tanta capacidade em um smartphone, mantendo recursos comuns aos menos favorecidos, é certamente a engenharia de controle da temperatura. Em toda a volta do processador há uma estrutura de resfriamento. A placa mae é separada da placa de radio frequência (onde está a comunicação do aparelho), para evitar interferências.
Entre as placas, bem abaixo do SoC, preencheram com um componente baseado em Nitreto de Boro. Trata-se de um isolante elétrico, que não impede a comunicação sem fio e ainda ajuda da estabilidade térmica. Esta estrutura inicial reduz em até 10 graus a temperatura.
Se reduzir a temperatura é ruim, dissipar o calor é bem pior. Aí que entra a “vapor chamber” ou bolsa de ar feita de uma liga de metais (tipicamente de Cobre). Nesta geração ela está 30% maior. Para completar a dissipação (gradiente de calor), duas laminas de nanografite em cima e embaixo da estrutura. Por curiosidade, estas são feitas com processos que fazem o material passar de 900 graus Celsius.
Veja também:
Mesmo com a distribuição de calor, uma hora você acaba sentindo o desconforto do calor excessivo na mão se persistir com tudo no máximo. A Asus melhorou sua geladeira, digo, seu mecanismo externo de dissipar calor, o AeroActive Cooler 6. É um trambolho, mas reduz em até 25 graus a temperatura. Aceitável para ter acesso ao X Mode que garante FPS estável durante longas jogatinas.
O encantamento Do Rog Phone 6 começa pela tela de 6,78 polegadas de resolução FHD+ (2220 x 1080 pixels), com frequências de atualização de 165Hz. Na verdade a taxa de refresh é variável e pode ser 60, 90, 120, 144 e 165 Hertz. Dependendo do jogo o ajuste pode trazer melhor conforto visual (dado que o jogo geralmente é desenvolvido para uma destas taxas).
Na versão Rog Phone 6 Pro, o bólido conta ainda com 18 GB de RAM no padrão LPDDR5, 512 GB de armazenamento no padrão UFS 3.1 (que o apresentador chama de meio terabyte, no melhor estilo copo meio cheio). A câmera frontal tem 12 megapixels e as traseiras tem respectivamente 50 MP (sensor de imagem IMX766), 13 MP (ultrawide) e 5 MP (macro). Embora não seja o foco aqui, não fazem feio. A bateria tem 6000 mAh e o carregador rápido é de 65 Watts.
Além disso tem botões ultrassônicos que reconhecem gestos, Wi-Fi 6e, 5G que estreia nesta quarta-feira no país, USB tipo C duplo, falantes duplos e não abandonaram – ainda bem – o áudio P2.
Os preços são superlativos também, embora dentro do esperado.
ROG Phone 6
ROG Phone 6 Pro
Os valores em Euro já incluem os impostos (não o de importação se você comprar fora e taxas de câmbio). Também não divulgaram qual a data, nem o valor, dele por aqui. Mas só para lembrar o ROG Phone 5S Pro é vendido oficialmente por salgadíssimos 10.799,10 reais. Embora a comparação com meu salário traga calafrios e mal estar, o smartphone é um investimento que pode durar alguns anos de uso.
Veja o Unboxing de como ele deve chegar:
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More
Ver comentários
Caraio que configuração animal!