Pular para o conteúdo

Qualcomm debate a transformação digital e apresenta inovações

Qualcomm Digital Transformation Summit Brazil 2023

A Qualcomm realizou o Digital Transformation Summit Brazil 2023. Com a presença de representantes governamentais, instituições e grandes empresas, o evento debateu as principais tecnologias que serão tendência e as que já estão impactando os negócios e a inovação nacional, em temas como inteligência artificial, internet das coisas, cidades inteligentes, monetização do 5G, redes privativas, além de outros temas.

Entre os destaques dos painéis e keynotes, estão a presença de representantes do Ministério das Comunicações, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Petrobras, Itaipu e empresas como TIM, Claro, Vivo, Brisanet, Microsoft, Intelbras e mais.

Destaque também para a presença de lideranças internacionais da Qualcomm, como Jeff Torrance, Senior Vice President & General Manager, Connected Smart Systems Qualcomm Technologies, Inc.

Demonstrações das tecnologias e produtos

O Digital Transformation Summit Brazil 2023 ainda contou com uma área de demos, em que o público pôde conhecer e experimentar tecnologias da Qualcomm, como:

  • Ferramentas de IA – Stable Diffusion
  • Smartphones e notebooks de última geração
  • Tecnologias de conectividade Wi-Fi 7 e 5G
  • CPE Outdoor
  • Realidade Virtual (VR)
  • Iluminação Inteligente

Anúncios principais usando tecnologias Qualcomm

O evento foi marcado por uma série de anúncios de empresas e instituições, utilizando as tecnologias da Qualcomm em iniciativas inovadoras.

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está trazendo para o Brasil o robô Spot, que possui modem 5G da Qualcomm. O robô possui percepção de 360° e inteligência atlética, para automatizar inspeções, captura de dados e exploração, inclusive em áreas de risco, trazendo mais segurança para as operações. O robô passará por uma etapa de testes em uma planta-piloto do Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação da Petrobras, o Cenpes. Os testes são para inspeção de ambientes industriais e, eventualmente, manipulação de equipamentos com braço robótico.

Confira também:

A Qualcomm anuncia ainda um acordo de colaboração com a DRS Group – um dos principais grupos de serviços e logística especializada para a indústria farmacêutica e área da saúde no Brasil – para uso da plataforma Qualcomm Aware e serviços de localização e monitoramento das condições de transporte de medicamentos de alta complexidade e produtos biológicos, como a primeira empresa a testar e validar a solução na América Latina. A primeira fase de testes e validação está em andamento, visando adoção e integração da plataforma em suas operações até final deste ano.

Na área de Extended Reality (XR), a Lenovo apresenta ao mercado brasileiro o ThinkReality VRX, que conta com a plataforma Snapdragon XR2+ Gen1 da Qualcomm. Um headset leve, imersivo e que permite movimentos em 6 eixos (6DoF). Voltado para empresas, ele tem formato compacto, que incorpora recursos de realidade virtual para treinamentos imersivos, colaboração e design 3D. A expectava é que ele seja usado nas áreas de varejo, vendas, treinamento de segurança, engenharia civil e mecânica, além de vários tipos de simulação.

  • Outra novidade em XR são os óculos de realidade virtual Beenoculus Pancake 1C, com lançamento e pré-venda pela Beenoculus no Brasil, a partir de 15 de agosto. Entre os destaques do device estão seu design e ergonomia. Com apenas 196 gramas, é um dispositivo leve e confortável de usar, que possui alta resolução de imagens. O equipamento utiliza a plataforma Snapdragon XR2 da Qualcomm. Ele já foi utilizado em demonstrações do projeto “Snapdragon Copilot”, no autódromo de Interlagos em São Paulo. Na iniciativa, torcedores puderam acompanhar a Stock Car como se estivessem sentados ao lado do piloto, graças a uma câmera 360º instalada no carro e o uso do Pancake. Saiba mais sobre esse anúncio aqui.
  • Audacetech, divisão tecnológica do Veloci Group, que controla a Vicar e é proprietária da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, se uniu à Qualcomm Brasil, Baicells e Telesys, para demonstrar a utilização de uma rede privativa 5G no autódromo Velocittá em Mogi Guaçu nos dias 5 e 6 de agosto. O projeto visa disponibilizar conectividade 5G para os carros na pista, possibilitando transmitir em tempo real um streaming de vídeo 360 graus em 4K além dos dados de telemetria gerados de dentro do carro #85 da Stock car.

A tecnologia Qualcomm também está presente em uma das principais novidades do setor de 5G: a Claro lançou recentemente os primeiros planos móveis de internet utilizando a rede móvel 5G como acesso sem fio (Fixed Wireless Access – FWA) do país, oferecendo planos com franquias de dados de 200GB e 400GB, que pode ser utilizado também em aplicações residenciais. O novo modem Claro 5G+ com Wi-Fi 6 e Mesh é fornecido pela Intelbras que utiliza a plataforma Qualcomm® 5G Fixed Wireless Access Gen 2 alimentada pelo Snapdragon® X62 5G Modem-RF System e a plataforma Qualcomm® Immersive Home 214, para capturar o sinal 5G e oferece conexão sem fio para todos os dispositivos dentro da casa do cliente. Os planos já estão disponíveis para aquisição de clientes móveis e também por pequenas e médias empresas – inicialmente, o produto está disponível em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, e com expansão gradativa para as demais regiões.

  • Além disso, foi apresentado o AMPLIMAX Ultra, o primeiro dispositivo FWA outdoor 5G no mercado brasileiro. Desenvolvido e fabricado pela Elsys, o AMPLIMAX Ultra conta com o modem 5G SDX62 da Qualcomm. Ele oferece um desempenho e captação de sinal avançados, proporcionando até 8x mais alcance quando comparado a uma solução indoor, o que, além de levar a conexão muito mais longe, reduz consideravelmente o custo de infraestrutura por parte dos operadores bem como proporciona uma melhor experiência do usuário devido a maior estabilidade. Pode atender diversas áreas de aplicações, como pequenos negócios, monitoramento e segurança, redundância de acesso à internet, eventos e infraestruturas temporárias, foodtrucks, fazendas, zonas rurais, pousadas, casas de aluguel e conexão para meios de transporte e motorhomes. Saiba mais sobre este anúncio neste release.
  • Ainda em FWA 5G, um projeto da ABDI, em colaboração com a Qualcomm, pretende democratizar o acesso à banda larga sem fio 5G. Por meio da iniciativa, microempreendedores do país receberão um CPE 5G, roteador Wi-Fi 6 Mesh da Intelbras, com inovações da Qualcomm Technologies. A conexão com a internet dos aparelhos será viabilizada através das operadoras celulares. O objetivo é demonstrar a viabilidade do FWA em locais onde não tem fibra óptica, dar acesso à digitalização aos empreendedores e destacar a importância da tecnologia para o desenvolvimento da economia local. O projeto deve entrar em funcionamento a partir de setembro e a mensuração dos dados será feita por um ano. Não há custo para os participantes.

Na área de transportes, a Qualcomm e a Maxtrack anunciaram recentemente uma colaboração para criação de um laboratório pioneiro dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para transporte de passageiros. Frotas de ônibus do município de São Paulo serão as primeiras contempladas com os resultados do projeto, que visa prover soluções para o monitoramento de transportes para o Brasil e América Latina, utilizando tecnologias de inteligência artificial e conectividade 5G. Baseada no novo Qualcomm QCM/QCS6490, a solução oferece uma arquitetura com acelerador de IA, conexões poderosas, desempenho de computação e foi desenvolvida especificamente para aplicações industriais e comerciais de IoT.  A colaboração entre as empresas agora se estende com a integração da plataforma Qualcomm Aware™ e a solução Maxtrack de serviços de monitoramento de frotas. A primeira fase de testes e validação está em desenvolvimento, visando a disponibilidade comercial até o final de 2023.

Juganu ainda acaba de concluir a implementação de quatro luminárias inteligentes da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Os equipamentos contam com as tecnologias de processamento de borda com câmeras e WiFi da Qualcomm e devem trazer mais eficiência e segurança para os moradores e turistas que passarem pelo local, além de disponibilizar a tecnologia 5G na área.

A Qualcomm anuncia também o primeiro mini PC para o mercado brasileiro baseado na CPU Snapdragon 7c+ geração 3, com conexão 5G embarcada, altamente segura e ultrarrápida. O produto permite uma excelente eficiência de energia e é recomendado para ambientes corporativos, digital signage e IoT, com formato ultracompacto. Segundo informações do OEM participante do projeto, desenvolvido no Brasil, ele está pronto e há abertura para um acordo de white label para comercialização e fabricação local.

Por fim, a Qualcomm e a Rohde & Schwarz, líder global em transmissores e tecnologias de mídia, têm trabalhado para mostrar o potencial do 5G Broadcast para impulsionar novos modelos de negócios e transformar a forma como o conteúdo de TV é entregue. As empresas já realizaram testes de 5G Broadcast, que possibilita acesso a transmissões interativas usando a conectividade 5G, e devem continuar trabalhando em novas iniciativas com a tecnologia. A tecnologia 5G Broadcast foi demonstrada ao vivo durante o evento e está sendo testada no Brasil pelo Fórum TV 3.0, que definirá o novo padrão para a televisão brasileira.

4.5 2 votes
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Qualcomm debate a transformação digital e apresenta inovações - Empathetic News Today
16 de agosto de 2023 13:34

[…] Source link […]

1
0
Sua opinião importa muito. Comente!x