Dica

Novo SSD da Western Digital é ideal para público gamer

É fato que um SSD aumenta o desempenho de carregamento de arquivos, programas e até mesmo desempenho geral quando acessa a memória virtual do sistema.

E a Western Digital Corporation (ou apenas WDC), tem uma solução muito interessante para os jogadores e também para editores de vídeo, que vai além do SSD.

Trata-se do Western Digital Black 3D NVM SSD, com arquitetura e controlador SSD próprios da empresa. A unidade acelera os dados para aplicativos de PC para permitir que os usuários acessem e capturem rapidamente os conteúdos de vídeo, áudio e jogos de alta resolução, inclusive em 4K (ou ultra HD).

SSD da Western Digital. O padrão NVMe atinge velocidades de até 2.800 MB/seg. Esse valor chega a ser quatro vezes mais do que um SSD tradicional

 

Esta unidade M.2 apresenta uma nova arquitetura e controlador NVMe, que se integra perfeitamente ao Western Digital 3D NAND.

A nova plataforma de SSD verticalmente integrada da Western Digital foi desenhada a partir do zero, projetada especificamente para ajudar a maximizar o desempenho dos SSDs NVMe, com gerenciamento avançado de energia, durabilidade e resistência para a crescente gama de aplicativos que se beneficiam da tecnologia NVMe.

Western Digital Black 3D NVMe SSD – detalhes técnicos

Com leitura sequencial (até 3.400 MB/s para o modelo de 1TB e 500GB) e desempenho de gravação (até 2.800 MB/s para o modelo de 1TB) combinado com capacidades de até 1TB, o novo drive é ideal para melhorar as experiências do usuário em ambientes de jogos que podem se beneficiar da aceleração de dados rápidos (fast data) intensivos.

Dimensões do SSD WD Black: 8 centímetros por 2,2 cm. As capacidades disponíveis são de 250 GB, 500 GB ou 1 TB.

 

Além disso, as unidades possuem até 500.000 IOPs de leitura aleatória (para modelo de 1TB) para oferecer taxa de transferência extrema, ideal para aplicativos multi-segmentados e ambientes multitarefa com uso intensivo de dados. A unidade oferece uma garantia limitada de cinco anos com durabilidade de até 600 TBW (total de bytes gravados na sigla em ingês) para modelo de 1TB.

O Western Digital 3D NVMe SSD estará disponível globalmente em capacidades de 250GB, 500GB e 1TB,  até o fim de abril de 2018.

NVMe – O que é? E porque é muito mais rápido?

NVMe é a sigla para non volatile memory express. É como se fosse uma memória RAM. Porém, construído com chips de durabilidade maior e também com circuitos e lógica que fazem o sistema entender que ele é um dispositivo de armazenamento.

Para entender porque ele é muito mais rápido do que qualquer dispositivo de armazenamento do mercado, é preciso entender as tecnologias disponíveis.

Para uma explicação bem rápida – é o que interessa aqui – podemos citar os meios de armazenamento conhecidos para PCs. O HD, que é o disco rígido magnético tradicional; o SSD, ou drive de estado sólido na sigla em inglês, o M.2, que também é um tipo de SSD, mas com controlador diferente e, por fim, o NVMe.

O HD alcança taxa de transferência de, no máximo, 300 MB/seg (teóricos, porque na prática, isso cai para 200 ou 250 MB/seg, no máximo). O SSD atinge 550 MB/seg e o M.2 chega a incríveis 1.400 MB/seg e alguns modelos com chips mais rápidos, podem chegar a 2.400 MB/seg.

Agora vem a pergunta que vale 1 milhão de dólares: Esse valor não é quase o mesmo do produto da Western Digital citado nessa matéria?

É verdade. Então onde está o diferencial? O NVMe proporciona melhor uso do conector PCIe (das motherboards). Além de maior velocidade para transmitir os dados, este conector pode executar várias tarefas em paralelo. É nesse ponto que o padrão NVMe ganha um pouco mais de velocidade.

Portanto, em comparação com SSDs tradicionais, o Western Digital Black 3D NVM SSD pode ser até quatro vezes mais rápido.

0 0 votes
Article Rating
Share
Publicado por
René Ribeiro

Posts recentes

  • smartphone

Galaxy A55 5G e Galaxy A35 5G são lançados no Brasil

Os mais recentes aparelhos da série Galaxy A trazem uma experiência de uso mais imersiva… Read More

1 mês ago
  • processador

MediaTek apresenta resultados de 2023 e perspectivas para 2024

A MediaTek, fabricante global de semicondutores que equipa mais de dois bilhões de dispositivos e… Read More

5 meses ago
  • processador

Chip Dimensity 9300 da MediaTek, com arquitetura All Big Core, maximiza o desempenho e a eficiência energética para smartphones

A MediaTek anunciou o Dimensity 9300, seu mais novo chipset flagship para dispositivos móveis, com um design… Read More

5 meses ago
  • processador

Chipset MediaTek Dimensity 8300 redefine experiência premium em smartphones 5G

A MediaTek lançou o Dimensity 8300, um chipset eficiente para smartphones 5G premium, parte da… Read More

5 meses ago
  • smartphone

Galaxy S23+ está com ótimo desconto

Topo de linha: o Galaxy S23+ é um dos smartphones premium da Samsung, com excelentes… Read More

5 meses ago
  • smartphone

Explorando o Futuro: TCL lança linha de smartphones com tela que simula papel

A TCL apresentou smartphones com a tecnologia exclusiva NXTPAPER, que torna a tela mais confortável… Read More

6 meses ago