https://cafecomreview.com.br
Novo SSD da Western Digital é ideal para público gamer

É fato que um SSD aumenta o desempenho de carregamento de arquivos, programas e até mesmo desempenho geral quando acessa a memória virtual do sistema.

E a Western Digital Corporation (ou apenas WDC), tem uma solução muito interessante para os jogadores e também para editores de vídeo, que vai além do SSD.

Trata-se do Western Digital Black 3D NVM SSD, com arquitetura e controlador SSD próprios da empresa. A unidade acelera os dados para aplicativos de PC para permitir que os usuários acessem e capturem rapidamente os conteúdos de vídeo, áudio e jogos de alta resolução, inclusive em 4K (ou ultra HD).

SSD western digital NVMe
SSD da Western Digital. O padrão NVMe atinge velocidades de até 2.800 MB/seg. Esse valor chega a ser quatro vezes mais do que um SSD tradicional

 

Esta unidade M.2 apresenta uma nova arquitetura e controlador NVMe, que se integra perfeitamente ao Western Digital 3D NAND.

A nova plataforma de SSD verticalmente integrada da Western Digital foi desenhada a partir do zero, projetada especificamente para ajudar a maximizar o desempenho dos SSDs NVMe, com gerenciamento avançado de energia, durabilidade e resistência para a crescente gama de aplicativos que se beneficiam da tecnologia NVMe.

Western Digital Black 3D NVMe SSD – detalhes técnicos

Com leitura sequencial (até 3.400 MB/s para o modelo de 1TB e 500GB) e desempenho de gravação (até 2.800 MB/s para o modelo de 1TB) combinado com capacidades de até 1TB, o novo drive é ideal para melhorar as experiências do usuário em ambientes de jogos que podem se beneficiar da aceleração de dados rápidos (fast data) intensivos.

ssd western digital wd black
Dimensões do SSD WD Black: 8 centímetros por 2,2 cm. As capacidades disponíveis são de 250 GB, 500 GB ou 1 TB.

 

Além disso, as unidades possuem até 500.000 IOPs de leitura aleatória (para modelo de 1TB) para oferecer taxa de transferência extrema, ideal para aplicativos multi-segmentados e ambientes multitarefa com uso intensivo de dados. A unidade oferece uma garantia limitada de cinco anos com durabilidade de até 600 TBW (total de bytes gravados na sigla em ingês) para modelo de 1TB.

O Western Digital 3D NVMe SSD estará disponível globalmente em capacidades de 250GB, 500GB e 1TB,  até o fim de abril de 2018.

NVMe – O que é? E porque é muito mais rápido?

NVMe é a sigla para non volatile memory express. É como se fosse uma memória RAM. Porém, construído com chips de durabilidade maior e também com circuitos e lógica que fazem o sistema entender que ele é um dispositivo de armazenamento.

Para entender porque ele é muito mais rápido do que qualquer dispositivo de armazenamento do mercado, é preciso entender as tecnologias disponíveis.

Para uma explicação bem rápida – é o que interessa aqui – podemos citar os meios de armazenamento conhecidos para PCs. O HD, que é o disco rígido magnético tradicional; o SSD, ou drive de estado sólido na sigla em inglês, o M.2, que também é um tipo de SSD, mas com controlador diferente e, por fim, o NVMe.

O HD alcança taxa de transferência de, no máximo, 300 MB/seg (teóricos, porque na prática, isso cai para 200 ou 250 MB/seg, no máximo). O SSD atinge 550 MB/seg e o M.2 chega a incríveis 1.400 MB/seg e alguns modelos com chips mais rápidos, podem chegar a 2.400 MB/seg.

Agora vem a pergunta que vale 1 milhão de dólares: Esse valor não é quase o mesmo do produto da Western Digital citado nessa matéria?

É verdade. Então onde está o diferencial? O NVMe proporciona melhor uso do conector PCIe (das motherboards). Além de maior velocidade para transmitir os dados, este conector pode executar várias tarefas em paralelo. É nesse ponto que o padrão NVMe ganha um pouco mais de velocidade.

Portanto, em comparação com SSDs tradicionais, o Western Digital Black 3D NVM SSD pode ser até quatro vezes mais rápido.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar:
Fechar Menu