Moto G4 e Moto G4 Plus: review

Com o objetivo de melhorar a duração da bateria e seu carregamento mais rápido, além de uma câmera melhor, a Lenovo aprimorou a sua linha de smartphones mais vendida, a Moto G.

Nesta quarta geração testamos os dois modelos:

Moto G4: R$ 1.299,00

Moto G4 Plus: R$ 1.499,00

moto-g4-plus-unboxing
Moto G4 Plus – unboxing: Além dos itens comuns, uma capinha extra vem na caixa, além do carregador turbo de 15 watts (clique na foto para amplia-la)
moto-g4-unboxing
Moto G4 – unboxing: Além dos itens comuns, um cabo acompanha o produto para ser utilizado como antena (o G4 tem TV digital). O carregador também é turbo com 10 watts de saída (clique na foto para amplia-la)

Design

A primeira coisa que reparamos foi o novo design que conta com um visual bem clean e curvas harmoniosas. Além disso, tanto o G4 como o G4 Plus ficaram mais finos que a versão anterior (9,8 mm em sua parte mais espessa, no centro). Apesar da traseira ainda ser de plástico, a capa da veio com uma textura ótima para ter uma boa pegada, sem que escorregue da mão. A boa posição dos botões de bloqueio e de volume também vale destacar.

moto-g4-abre1
O Moto G4 (à esq) e o Moto G4 Plus são muito semelhantes, tanto na aparência quanto na configuração. Note que o G4 Plus tem o sensor de impressão digital abaixo da tela. (clique na foto para amplia-la)

Tela

O Moto G4 e o Moto G4 Plus usam uma tela de 5,5 polegadas com qualidade full HD (1920×1080 pixels) e densidade de 401 ppp (mais do que o suficiente para o olho humano enxergar letras, imagens e vídeos sem qualquer ruído).

Com essa configuração você pode ter certeza que vai poder assistir vídeos e ver fotos com muita qualidade. A tela é protegida com a tecnologia do Gorilla Glass 3 que previne contra pequenos choques e riscos superficiais.

Desempenho

É possível dizer que a Motorola caprichou no desempenho dessa nova linha. Os aparelhos, Moto G4 e Moto G4 Plus vem com um CPU Qualcomm Snapdragon 617 de 1,5 GHz, CPU octa-core e GPU Adreno 405 de 550 MHz e com 2GB de RAM. Esse conjunto é capaz de rodar até os jogos mais pesados sem travar.

Em nossos testes o aparelho não ficou lento mesmo rodando alguns aplicativos ao mesmo tempo. Porém, em algumas situações, utilizando o GPS por muito tem e jogando Pokemon GO, aplicativo que utiliza o GPS, dados móveis e tela ligados o tempo todo, o aparelho esquentou bastante.

Além disso vale ressaltar que o aparelho roda Android puro, sem camadas de softwares desnecessários que gera qualidade melhor na performance.

moto-g4-pers
Moto G4
moto-g4-plus-pers
Moto G4 Plus

Armazenamento

O Moto G4 vem com 16GB de espaço de armazenamento. O sistema operacional utiliza mais ou menos 5GB, sobrando 11GB para sua utilização. Depois de instalar alguns aplicativos e armazenar fotos, vídeos e músicas o armazenamento pode ficar comprometido. Felizmente o aparelho vem com suporte a armazenamento removível de até 128GB para cartão microSD.

Câmera

O Moto G4 vem com uma câmera traseira de 13MB com uma abertura de f\2.0 e um flash dual LED que proporcionam fotos nítidas porem com uma qualidade ainda mediana. Para vídeos, é possível filmar em qualidade HD de 1080p a 30 fps e tem também vídeo em câmera lenta.

Agora se você quer uma qualidade melhor nas fotos, no Moto G4 Plus vem com uma câmera de 16MB e uma tecnologia adicional de auto foco a laser.

Já na parte da frente o G4 possui uma câmera de 5MB que também atingiu uma qualidade média porem temos que citar a boa abertura de f\2.2 que ajuda no enquadramento da galera em suas selfies.

Tanto o Moto G4 quanto o Moto G4 Plus utilizam o mesmo software para gerenciar e configurar a câmera.

moto-g4-camera
O modo manual da câmera do Moto G4 e do Moto G4 Plus oferece opções para tirar fotos mais sofisticadas. É possível configurar tempo de abertura, ISO, distância focal, balanço de branco e luminosidade. É interessante para tirar fotos em condições de luz variadas. (clique na imagem para amplia-la)

TV Digital – Apenas no Moto G4

Apenas no modelo Moto G4, o aparelho vem com um sintonizador HDTV integrado e um aplicativo que permite que você assista TV quando e onde quiser. No aplicativo é possível você gravar um programa que esta assistindo ou agendar uma gravação para poder assistir depois.

Junto ao aparelho vem uma antena que pode ser inserida na entrada do fone de ouvido para ter uma melhor recepção do sinal da TV.

Moto Ações

Com alguns movimentos ou gestos simples, o Moto Ações permite que você ative algumas funcionalidades do aparelho de forma rápida e prática:

Ativar Câmera: basta você girar o punho duas vezes para acionar a câmera rapidamente. Se você girar novamente duas vezes, a câmera é alternada para a frontal.

Ligar a lanterna: se você agitar o aparelho duas vezes, automaticamente o flash é ligado para você utilizar como uma lanterna. Agitando duas vezes de novo, o flash é desligado.

Não Perturbe: é possível tirar rapidamente o som das chamadas e notificações colocando o celular com a tela para baixo. Ou naquele momento em que você esta em uma reunião e o seu celular toca, pegue ele que imediatamente ele fica no modo vibrar.

Apenas o modo ‘Não Perturbe’ vem ativado no celular. Para configurar e ligar essa e as outras Moto Ações, você pode utilizar o aplicativo Moto que vem instalado no aparelho e demonstra como cada ação funciona.

moto-acoes
Exemplo das telas do Moto Ações

Moto Tela

A Moto Tela oferece um resumo diferenciado das notificações e atualizações na tela de bloqueio para que você não precise desbloquear o aparelho para ver o que esta acontecendo.

Sensor de impressão digital – somente no Moto G4 Plus

O sensor de impressão digital desbloqueia o aparelho de forma mais segura e muito mais rápida. Infelizmente esse sensor não foi aplicado no Moto G4. A regalia só vem no Moto G4 Plus. E é bom avisar: depois que você acostuma com essa delícia praticidade, é difícil trocar de smartphone que não tenha esse sensor.

Bateria

Com o aumento da bateria para 3000 mAh, conseguimos passar o dia inteiro sem precisar carregar utilizando o aparelho moderadamente.

É uma pena que apenas no Moto G4 Plus vem com um carregador TurboPower que proporciona um carregamento bem mais rápido que o normal.

Outras Especificações (para o Moto G4 e Moto G4 Plus)

– Sistema Operacional: Android 6.0.1, Marshmallow

– processador Snapdragon 617 de 1,5 GHz octa-core, 2 GB de RAM

– armazenamento interno: 32 GB para o Moto G4 Plus e 16 GB para o Moto G4

– expansão de armazenamento: ambos possuem slot para cartão micro SD (até 128 GB)

– Dimensões: Altura: 15,3 cm | Largura: 7,66 cm | Espessura: 0,79 cm ~ 0.98 cm (na câmera)

– Peso: 155g

– Redes: 4G LTE (B3, 5, 7, 28); UMTS | HSPA+ (850, 900, 1900, 2100 MHz); GSM | GPRS | EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz)

– Cartão SIM: Dual Micro-Sim (Dual Chip)

– Sensores: Acelerômetro, giroscópio, sensor de luz ambiente, sensor de proximidade, sensor de impressão digital (este último apenas no Moto G4 Plus)

Conclusão

O Moto G4 e o Moto G4 Plus são muito parecidos não apenas fisicamente, como também possuem a mesma configuração. Portanto, se você vai escolher pelo desempenho, pode ficar com o Moto G4. A diferença mesmo entre os dois fica por conta da TV Digital, disponível apenas no Moto G4; a câmera do Moto G4 Plus, que possui foco a laser (mais rápida para fazer o foco automático) e tem 16 MP contra 13 MP do Moto G4; e, por fim, o sensor de impressão digital disponível apenas no Moto G4 Plus.

Além disso, o carregador turbo do Moto G4 Plus garante 6 horas de uso com uma carga de apenas 15 minutos. Portanto, o G4 Plus oferece o diferencial do sensor de impressão digital, uma câmera um pouco melhor e um armazenamento interno de 32 GB contra 16 GB do Moto G4.

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments