A LG Electronics do Brasil anunciou a chegada de novos modelos de TV com tecnologia OLED (Organic LED) , na qual cada pixel emite luz própria e se apaga completamente em cenas escuras, alcançando o preto puro. Vale uma explicação aqui. O que significa obter a cor preta total em uma TV? Primeiro é preciso entender uma pequena parte da teoria das cores. Os dois extremos da classificação das cores são: o branco é a ausência total de cor, luz pura. E o preto é a ausência total da luz. Portanto, o preto e o branco não cores, mas sim, características da luz.
E é essa característica que permite enxergarmos tudo a nossa volta com perfeição. Por exemplo, é por causa dela que fotos saem mais claras e mais escuras, dependendo da abertura da lente da câmera. É óbvio que existem outros fatores, como tempo de resposta, espaço entre os LEDs e outros detalhes técnicos. Mas são detalhes já resolvidos até em outras tecnologias de tela, portanto, o OLED somou mais esse recurso que ajuda muito a ver todos os detalhes da imagem. Por fim, cada pixel (menor área da tela) emite luz própria, o que, além de ajudar no contraste e brilho de cada detalhe da imagem, também economiza uma camada de LEDs e assim o display fica mais fino. Essas novas TVs da LG, por exemplo, tem apenas 0,59 centímetros de espessura.
Para comprovar a alta qualidade de imagem da TV, a LG apresenta pesquisa inédita realizada pelo engenheiro e professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo, que comparou a TV OLED 4K, a uma LED com nano tecnologia e uma LED convencional, durante 60 dias. O estudo mostrou a superioridade da tecnologia orgânica em sete parâmetros analisados, como por exemplo: gama e fidelidade de cor, contraste e reflexão à luz ambiente.
“O painel OLED é uma quebra de paradigma por que estabelece outros patamares de qualidade de imagem,” afirma o professor. A pesquisa revela que não basta enriquecer as cores do painel, é preciso separá-las para garantir a fidelidade. “Entre outros aspectos esse é um ponto importante que demonstra porque as imagens da OLED são mais naturais e melhores ao olho humano”, complementa Zuffo.
As novas TVs usam design curvo, trazem a resolução Ultra HD 4K, são as mais finas do mercado (até a data de publicação dessa matéria) com 0,59 cm de espessura, mais finas que um smartphone, e estarão disponíveis nas versões de 65 e 55 polegadas.
Todos os novos televisores OLED possuem o sistema webOS, a plataforma operacional para Smart TVs da LG, que oferece uma experiência mais simples para navegação. O que me chamou a atenção foi a agilidade em que o sistema é iniciado e também o controle remoto, que funciona como um mouse, o que facilita muito a interatividade, pois se aproxima muito da forma como usamos um mouse de computador.
Os novos modelos já disponíveis no mercado são o 55EC9300 (R$ 9.999) e o 55EG9600 (R$ 15.999), com Ultra HD 4K. O modelo de 65 polegadas (65EG9600) está previsto para chegar ao mercado no último trimestre do ano. A LG também oferece instalação das TVs gratuitamente.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More