LG apresenta nova geração de TVs OLED

A LG Electronics do Brasil anunciou a chegada de novos modelos de TV com tecnologia OLED (Organic LED) , na qual cada pixel emite luz própria e se apaga completamente em cenas escuras, alcançando o preto puro. Vale uma explicação aqui. O que significa obter a cor preta total em uma TV? Primeiro é preciso entender uma pequena parte da teoria das cores. Os dois extremos da classificação das cores são: o branco é a ausência total de cor, luz pura. E o preto é a ausência total da luz. Portanto, o preto e o branco não cores, mas sim, características da luz.

E é essa característica que permite enxergarmos tudo a nossa volta com perfeição. Por exemplo, é por causa dela que fotos saem mais claras e mais escuras, dependendo da abertura da lente da câmera. É óbvio que existem outros fatores, como tempo de resposta, espaço entre os LEDs e outros detalhes técnicos. Mas são detalhes já resolvidos até em outras tecnologias de tela, portanto, o OLED somou mais esse recurso que ajuda muito a ver todos os detalhes da imagem. Por fim, cada pixel (menor área da tela) emite luz própria, o que, além de ajudar no contraste e brilho de cada detalhe da imagem, também economiza uma camada de LEDs e assim o display fica mais fino. Essas novas TVs da LG, por exemplo, tem apenas 0,59 centímetros de espessura.

Pesquisa realizada pela USP

Para comprovar a alta qualidade de imagem da TV, a LG apresenta pesquisa inédita realizada pelo engenheiro e professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo, que comparou a TV OLED 4K, a uma LED com nano tecnologia e uma LED convencional, durante 60 dias.  O estudo mostrou a superioridade da tecnologia orgânica em sete parâmetros analisados, como por exemplo: gama e fidelidade de cor, contraste e reflexão à luz ambiente.

“O painel OLED é uma quebra de paradigma por que estabelece outros patamares de qualidade de imagem,” afirma o professor. A pesquisa revela que não basta enriquecer as cores do painel, é preciso separá-las para garantir a fidelidade. “Entre outros aspectos esse é um ponto importante que demonstra porque as imagens da OLED são mais naturais e melhores ao olho humano”, complementa Zuffo.

pesquisa-oled
Resultado da pesquisa. (clique na imagem para ampliar)

 Os lançamentos de TVs OLEDs da LG

As novas TVs usam design curvo, trazem a resolução Ultra HD 4K, são as mais finas do mercado (até a data de publicação dessa matéria) com 0,59 cm de espessura, mais finas que um smartphone, e estarão disponíveis nas versões de 65 e 55 polegadas.

Todos os novos televisores OLED possuem o sistema webOS, a plataforma operacional para Smart TVs da LG, que oferece uma experiência mais simples para navegação. O que me chamou a atenção foi a agilidade em que o sistema é iniciado e também o controle remoto, que funciona como um mouse, o que facilita muito a interatividade, pois se aproxima muito da forma como usamos um mouse de computador.

Os novos modelos já disponíveis no mercado são o 55EC9300 (R$ 9.999) e o 55EG9600 (R$ 15.999), com Ultra HD 4K. O modelo de 65 polegadas (65EG9600) está previsto para chegar ao mercado no último trimestre do ano. A LG também oferece instalação das TVs gratuitamente.

tv-lg-oled-9300
TV LG OLED modelo 55 polegadas. Resolução ultra HD (4K) e interface WebOS (clique para ampliar)
tv-lg-oled-9300-perfil
Espessura das novas TVs OLED da LG é de apenas 0,59 cm (clique para ampliar)
0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments