A Inteligência artificial generativa pode afetar os empregos dos profissionais de criação? Erivan Bandini, Sócio-Diretor da Box ideias, mostra sua visão sobre o uso da ferramenta, em como ela pode ajudar nessa área, mas sem perder o discernimento para o uso indiscriminado
A evolução tecnológica está cada vez mais acelerada e uma ramificação desse processo é o surgimento do ChatGPT, que de repente, arrebatou o mercado de produção criativa de forma a dividir os profissionais em dois grupos: aqueles que percebem nessa novidade uma forma de melhorar o desempenho no trabalho e aqueles que passaram a se preocupar com as futuras perspectivas do trabalho e o rumo que suas carreiras podem tomar. De fato, a inteligência artificial generativa criada pela OpenAI simboliza um novo paradigma no impacto que novas tecnologias têm na sociedade.
Segundo Erivam Bandini, Sócio-Diretor da Box Ideias, essa nova ferramenta pode ajudar muitos profissionais do mercado criativo: “O ChatGPT é uma ótimo recurso, mas devemos pensar estrategicamente sobre o seu uso e em como ela contribui para a performance e desenvolvimento de trabalhos criativos. Algumas pessoas ficam muito fascinadas com o que a máquina faz sozinha e esquecem que o robô precisa de alguém operando; a máquina apenas reproduz o que a mente humana cria”, diz ele.
O chat GPT é uma inteligência artificial pré-treinada capaz de entender linguagem natural e continuar aprendendo para trazer respostas cada vez mais precisas, contudo, a fluidez e a eficiência na capacidade de fornecer respostas úteis, não necessariamente precisas, fez com que alguns profissionais delegasse à ferramenta atividades como escrever textos, busca por correções de códigos de programação, planejamento de conceitos de campanhas de marketing e de conteúdo.
A criatividade é a habilidade humana mais valorizada dentro e fora do mercado publicitário, uma vez que não envolve apenas a capacidade de se ter boas ideias, mas sim encontrar formas inovadoras e eficientes de resolução de problemas. Estima-se que 300 milhões de empregos em tempo integral, em todo o mundo, serão automatizados de alguma forma pelo uso de inteligências artificiais (IA), assim como o relatório da Goldman Sachs, empresa de serviços financeiros, prevê que 18% do trabalho feito globalmente poderá ser informatizado, com maiores efeitos nas economias avançadas do que em mercados emergentes.
Ou seja, é provável que, em algum nível, a tecnologia influencie diretamente diversas áreas profissionais para além da publicidade e propaganda, fato que não é desconhecido na história moderna recente. Basta relembrar o surgimento dos computadores e o acesso à internet mudando a forma de fazer propaganda, de se consumir produtos e de se relacionar com o público-alvo. Somente conseguirá espaço no mercado de trabalho pessoas que souberem se adaptar às mudanças e que evitem comportamentos de negação da realidade, lutando para impedir a continuação da vida moderna.
Dados publicados em janeiro de 2023 pela OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, revelam que o Brasil é o quinto país que mais visitou o site da empresa, representando 4,3% do tráfego mundial, com 863 milhões acessos globais. Considerando a forte aderência da ferramenta no Brasil, Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, tem dicas de como a ferramenta pode ajudar profissionais do mercado criativo sem prejudicar a criação de vagas de emprego.
A inteligência artificial consegue executar, mas não pensar; tudo que o robô reproduz foi feito por pessoas que dedicaram tempo e esforço para encontrar soluções que entregam resultados, e apesar de alguns profissionais temerem que a evolução dessa tecnologia nos dê todas as respostas, ignoram tudo o que pode advir dessa nova ferramenta. O interessante é pensar em uma divisão de tarefas apropriada entre IA e humanos, fazendo com que o exercício da criatividade possa ser exercido com mais liberdade.
A capacidade de resolver problemas de um time de profissionais é o que dita o sucesso de uma campanha de marketing, entendendo a melhor estratégia, identificando o público-alvo, conversando com essas pessoas; tudo isso é o que separa o fracasso do sucesso na comunicação.
Confira também:
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More