Huawei tem laboratório de saúde que oferece suporte em um conjunto de ecossistema e incubação de cenários de bem-estar e fitness, apoiando a pesquisa, incubação e testes de produtos vestíveis inteligentes
Para o corpo humano, correr é, na verdade, uma atividade complexa. Do giro de membros externos à circulação de órgãos internos, cada respiração e cada passo envolve um trabalho coordenado de centenas de músculos e dezenas de sistemas circulatórios.
O corpo desenvolverá certos tipos de hábitos após treinar por um longo período de tempo, o que deixará a corrida mais confortável. Mas, para melhorar, é necessário quebrar os hábitos atuais do corpo e formar novos – experiência sem conhecimento não necessariamente traz o resultado desejado. No entanto, mudanças repentinas no treino podem perturbar o ritmo de nossos sistemas corporais e dificultar a adaptação, além das lesões que podem ocorrer.
Nas últimas décadas, a modalidade evoluiu de esporte casual para uma competição e as pessoas continuam a explorar os métodos de treino da corrida.
Antigamente, o monitoramento da execução dependia principalmente das sensações do corpo. As pessoas avaliavam a situação de treino percebendo suas reações físicas, como por exemplo determinar se o treino é fácil demais ou muito difícil de acordo com a frequência e ritmo respiratório, etc., mas com o avanço da tecnologia ficou evidente que apenas isso não era o suficiente.
Muitas pessoas sentem que sua respiração está desobstruída e pensam que podem continuar se exercitando, no entanto, a frequência cardíaca pode estar além da faixa anaeróbia, indicando que a força física já foi excedida.
Veja também:
Até hoje, apesar da disponibilidade de mais equipamentos de treino e avaliação profissional, compreender os status do treino ainda é um desafio por conta do alto e complexo volume de dados. Portanto, ao realizar um treino de corrida, seja para corredores profissionais ou iniciantes, são quatro as perguntas que devem ser feitas: como atingir o ritmo ideal? Qual é a quantidade adequada de treino? Como me recuperar do cansaço? Qual é o efeito do treino?
Para superar os desafios, existem dois requisitos: o primeiro é coletar os dados corporais gerados por diferentes pessoas em diferentes estados de movimento e em diferentes ambientes. A segunda é analisar e interpretar essas informações.
Para o primeiro requisito, foi necessário convidar pessoas suficientes para participar do teste, simular os ambientes e coletar dados precisos. O segundo demandou uma equipe de profissionais que entendiam simultaneamente da tecnologia de bem-estar e fitness, algoritmos, fisiologia e medicina. Tudo isso representou um grande investimento e foram necessárias pesquisas de longo prazo. A Huawei optou por se tornar um desafiante neste campo.
Desde 2021, a Huawei conta com um Laboratório de Saúde (HUAWEI Health Lab) na China. Localizada em Songshan, o espaço tem uma área total de 4.680 m2. O laboratório oferece suporte a mais de 80 tipos de solicitações de testes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em áreas como pesquisa profissional, desenvolvimento conjunto de ecossistema e incubação de cenários de bem-estar e fitness, em última análise, apoiando a pesquisa, incubação e testes de produtos vestíveis inteligentes da Huawei.
Por exemplo, em ambientes de grande altitude, em condições de hipóxia e baixa pressão, o treino de corrida é bom ou ruim para o corpo humano? A Huawei tem uma câmara especial de oxigênio no sangue em platô. O ambiente pode simular as mudanças climáticas do ambiente natural, fornecendo temperatura ambiente, umidade e altitude estáveis e requisitos específicos de controle de simulação, podendo recriar o ambiente de platô para testar o estado de movimento do corpo humano.
Além disso, a grande quantidade de dados gerados durante a corrida, como frequência cardíaca, ritmo, consumo de calorias, etc., são como check-ups pessoais dos consumidores. O HUAWEI Health Lab possui uma extensa equipe de profissionais, abrangendo desde pesquisadores de ciências do esporte a especialistas médicos e engenheiros de aquisição de dados/algoritmos. Esses profissionais cobrem biologia, treino esportivo, medicina, engenharia de software e de algoritmos, engenharia de testes, engenharia biológica, pesquisa de tecnologia aplicada de sensores e muito mais.
Após quase 6 anos de desenvolvimento, a Huawei elaborou um conjunto de sistemas focados em monitoramento de exercícios e recursos fitness, denominado HUAWEI TruSport. Com os algoritmos complexos, ele pode coletar com precisão vários indicadores físicos durante os exercícios, analisar os dados coletados e apresentar dicas de treino de acordo com o desempenho e objetivos.
Com base nos algoritmos do HUAWEI TruSport, a Huawei desenvolveu o Running Ability Index (RAI) — que é capaz de medir o desempenho de corrida, calcular a relação entre frequência cardíaca e ritmo para estabelecer uma pontuação pessoal, entre outra funções projetadas especificamente para os treinos de corrida.
Além disso, todos podem visualizar seu RAI atual cada vez que treinam, ajudando a entender a lacuna entre desempenho e objetivos, fazer estimativas de desempenho e receber informações sobre o ritmo. O novo sistema RAI ajuda os corredores em competições e durante os treinos, ajudando-os a regular eventuais problemas de ritmo.
O HUAWEI TruSport também fornece a carga de treino, que pode avaliar o volume de treino – a Huawei sugere usar a carga de treino em vez do volume de corrida para medir o volume de treino. A carga de treino não toma simplesmente a distância ou a duração da corrida como base de mensuração, mas considera o estímulo e a pressão que o treino causa no corpo, que reflete objetivamente a carga causada pelo exercício. A carga de treino também pode ser medida para aconselhar os corredores sobre o tempo de recuperação para uma única sessão de treino. Dessa forma, os corredores podem planejar uma quantidade de treino mais razoável.
Além disso, o HUAWEI TruSport pode determinar o grau de recuperação e monitorar a fadiga de curto prazo. Ele pode avaliar o grau de recuperação do usuário, que reflete a fadiga causada por um único treino, e fornecer orientações sobre o tempo de recuperação — que se refere ao tempo necessário para se recuperar totalmente após o exercício. Dispositivos equipados com essa tecnologia conseguem dar sugestões aos usuários para treinar com cargas e intensidades em diferentes níveis de recuperação do corpo.
Por fim, o HUAWEI TruSport também fornece índice de treino para que os usuários entendam seu status de treino, que é a avaliação do desempenho esportivo com base nas mudanças de longo prazo, aptidão física e na fadiga sob o treino periódico do sistema. O HUAWEI TruSport pode ajudar os corredores a combinar o estímulo do treino eficaz com o descanso adequado e encontrar o momento certo para melhorar a capacidade de corrida. O sistema também fornece aos corredores um plano de treino especializado.
Nos últimos anos a gestão de bem-estar vem se tornando cada vez mais importante para a população. À medida que as pessoas prestam cada vez mais atenção a isso, a demanda por monitoramento de bem-estar em dispositivos inteligentes também cresce. A Huawei apresentou o conceito de “gestão ativa de saúde” em 2018, usando seus recursos de tecnologia de ponta para fornecer aos usuários serviços de gestão de detecção ativa de bem-estar de primeira linha.
A corrida sendo um dos meios importantes de gestão diária de bem-estar, levou a Huawei a investir em projetos especializados. Na verdade, o que a Huawei quer fazer é um conjunto novo de sistemas de bem-estar baseados em dispositivos vestíveis inteligentes que conectam os dados corporais com os cenários de vida dos usuários, e o HUAWEI TruSport é apenas um componente dessa estratégia.
Por exemplo, o mais recente HUAWEI WATCH GT Runner da Huawei define de forma inteligente o nível de habilidade física do usuário de acordo com o condicionamento físico e hábitos de exercício do usuário e personaliza planos de treino customizados, que podem ser ajustado dinamicamente de acordo com a inteligência humanizada.
No treino especializado em corrida, a Huawei se posicionou firmemente com o HUAWEI TruSport. A tecnologia pode desempenhar um papel muito maior na gestão de bem-estar e condicionamento físico. Estados de movimento aparentemente irregulares e imprevisíveis podem se tornar muito claros e previsíveis sob a análise de dados e outras tecnologias.
O HUAWEI WATCH GT Runner está disponível no Brasil e tem preço sugerido de R 2.199. Para mais detalhes, consulte a página oficial da Huawei. Veja também uma oferta desse relógio nesse link da loja da Amazon Brasil, por R$ 1.799 em 10x sem juros de R$ 179,90.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More