Segundo a agência de notícias Reuters, citando uma fonte próxima ao assunto, o Google foi forçado a suspender os negócios com a Huawei, que “exige a transferência de produtos de hardware e software”.
“A Huawei Technologies Co Ltd perderá imediatamente o acesso a atualizações do sistema operacional Android, e a próxima versão de seus smartphones fora da China também perderá acesso a aplicativos e serviços populares, incluindo o aplicativo Google Play Store e Gmail “, observou a Reuters.
Isso significa, efetivamente, que não há mais atualizações de segurança do Android para dispositivos novos e antigos, incluindo o P30 Pro e P30 Lite, recentemente lançados no Brasil.
Os detentores dos atuais smartphones Huawei com os aplicativos do Google, no entanto, continuarão podendo usar e baixar as atualizações de aplicativos fornecidas pelo Google, disse um porta-voz do Google, confirmando os relatórios anteriores da Reuters.
As ações do Google vêm após o anúncio do Departamento de Comércio dos EUA, na quarta-feira, que colocou a Huawei e cerca de 68 afiliadas na chamada lista negra de comércio, seguindo uma ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A lista é feita de empresas de telecomunicações que, segundo o governo, representam um risco à segurança nacional.
A Huawei informou que passou os últimos anos preparando um plano de contingência, desenvolvendo sua própria tecnologia caso seja impedida de usar o Android. Algumas dessas tecnologias já estão sendo usadas em produtos vendidos na China, disse a empresa.
Vamos aguardar os próximos movimentos da Huawei e do Deparamento de comércio dos EUA para desenrolar essa história, já que a empresa chinesa tem uma infraestrutura grande de serviços operando nos Estados Unidos.
Essa decisão pode causar perda de negócios e dinheiro não apenas para a Huawei, mas também para empresas norte-americanas que utilizam outros serviços de telecomunicação da empresa chinesa já há tempos.