Armazenamento extra nunca é demais, ainda mais em tempos de arquivos gigantes como vídeos na resolução 4K.
Encontrei uma boa opção que oferece bom espaço a um preço acessível. É o HD externo My Passport, da Western Digital Corporation, ou simplesmente WDC. testei o modelo de 1 TB (terabyte), mas também há opções de 2 TB, 3 TB e 4 TB.
Nas minhas pesquisas encontrei preço para o modelo de 1 TB que inicia em R$ 284 em lojas online brasileiras.
O design desse HD agradou bastante por ser compacto e assim é bem fácil para guardar na mochila e transportar. Está disponível nas cores branca, azul, preta, vermelha, laranja e amarela. A cor do cabo USB que acompanha o produto é a mesma da cor do HD. Achei interessante esteticamente falando.
O vídeo abaixo (duração de 30 segundos) mostra em detalhes o design do HD My Passport
Este HD utiliza a interface USB 3.0, que ainda é a mais comum presente em notebooks e desktops. O My Passport atingiu as velocidades esperadas (velocidade média) de HDs magnéticos que utilizam essa interface. Transferi 5 arquivos de filmes em resolução full HD nos quais os tamanhos dos arquivos variavam entre 2 GB a 2,8 GB.
Em todos os arquivos a velocidade para transferir do PC para o My Passport (velocidade de escrita), teve a média de 58 MB/seg. Já a leitura (do My Passport para o PC) a velocidade foi de 72 MB/seg.
Portanto, nada de mais até aqui. É o que se espera de um HD magnético com a interface USB 3.0.
A Western Digital envia instalados no HD alguns softwares para gerenciar backup e também para encriptar arquivos para proteger os dados.
O software de backup pode usar o modo automático ou manual. No modo automático o backup é feito comparando os arquivos que estão no PC e no My Passport. E assim ele faz o backup somente dos arquivos novos. No modo manual é possível escolher.
Já o software de segurança utiliza o método AES (padrão avançado de segurança) com chave de encriptação de 256 bits. É um método de segurança alta para encriptar senhas.
Esta versão do My Passport vai funcionar perfeitamente em Windows. Em um computador da Apple ele somente vai funcionar para transferir arquivos para o Mac. Para poder gravar dados no HD em um sistema Mac OS, será necessário formatar o HD no formato Mac.
Existem softwares, como o Paragon NTFS, que podem contornar essa característica, mas nem a Apple e nem a WDC recomendam usar essa solução. O melhor mesmo, se for usar em Mac, é usar a formatação ext2, que será compatível com Windows e Mac ao mesmo tempo. Porém é preciso avisar que há uma queda de desempenho em torno de 20%.
O melhor a fazer nesse caso é verificar o suporte da Western Digital, que está bem servido de informações, inclusive em língua portuguesa.
O HD externo My Passport é uma linha tradicional da WDC. Nesta versão pude conferir que o desempenho ficou dentro do esperado para HDs magnéticos com USB 3.0, portanto, desempenho honesto. O design é compacto, o que é bom para levar dentro da mochila sem ocupar muito espaço.
Mas o material utilizado para proteger o HD é feito de plástico. Apesar do plástico muito rígido, se sofrer alguma queda, dá a impressão que pode trincar, justamente pela rigidez do material. Portanto, é um ótimo produto, com bom desempenho, bem construído e com softwares auxiliares muito bons. Mas é bom tomar cuidado para não deixar cair, pois não é um HD a prova de quedas.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More