HD my passport

HD portátil My Passport de 1 TB [review]

Armazenamento extra nunca é demais, ainda mais em tempos de arquivos gigantes como vídeos na resolução 4K.

Encontrei uma boa opção que oferece bom espaço a um preço acessível. É o HD externo My Passport, da Western Digital Corporation, ou simplesmente WDC. testei o modelo de 1 TB (terabyte), mas também há opções de 2 TB, 3 TB e 4 TB.

Nas minhas pesquisas encontrei preço para o modelo de 1 TB que inicia em R$ 284 em lojas online brasileiras.

HD My Passport – Design compacto

O design desse HD agradou bastante por ser compacto e assim é bem fácil para guardar na mochila e transportar. Está disponível nas cores branca, azul, preta, vermelha, laranja e amarela. A cor do cabo USB que acompanha o produto é a mesma da cor do HD. Achei interessante esteticamente falando.

O vídeo abaixo (duração de 30 segundos) mostra em detalhes o design do HD My Passport

HD My Passport – desempenho

Este HD utiliza a interface USB 3.0, que ainda é a mais comum presente em notebooks e desktops. O My Passport atingiu as velocidades esperadas (velocidade média) de HDs magnéticos que utilizam essa interface. Transferi 5 arquivos de filmes em resolução full HD nos quais os tamanhos dos arquivos variavam entre 2 GB a 2,8 GB.

HD externo
HD externo My Passport de 1 TB

Em todos os arquivos a velocidade para transferir do PC para o My Passport (velocidade de escrita), teve a média de 58 MB/seg. Já a leitura (do My Passport para o PC) a velocidade foi de 72 MB/seg.

Portanto, nada de mais até aqui. É o que se espera de um HD magnético com a interface USB 3.0.

HD My Passport – softwares

A Western Digital envia instalados no HD alguns softwares para gerenciar backup e também para encriptar arquivos para proteger os dados.

O software de backup pode usar o modo automático ou manual. No modo automático o backup é feito comparando os arquivos que estão no PC e no My Passport. E assim ele faz o backup somente dos arquivos novos. No modo manual é possível escolher.

Já o software de segurança utiliza o método AES (padrão avançado de segurança) com chave de encriptação de 256 bits. É um método de segurança alta para encriptar senhas.

HD My Passport – Compatibilidade com Windows e Mac

Esta versão do My Passport vai funcionar perfeitamente em Windows. Em um computador da Apple ele somente vai funcionar para transferir arquivos para o Mac. Para poder gravar dados no HD em um sistema Mac OS, será necessário formatar o HD no formato Mac.

Existem softwares, como o Paragon NTFS, que podem contornar essa característica, mas nem a Apple e nem a WDC recomendam usar essa solução. O melhor mesmo, se for usar em Mac, é usar a formatação ext2, que será compatível com Windows e Mac ao mesmo tempo. Porém é preciso avisar que há uma queda de desempenho em torno de 20%.

O melhor a fazer nesse caso é verificar o suporte da Western Digital, que está bem servido de informações, inclusive em língua portuguesa.

Conclusão

O HD externo My Passport é uma linha tradicional da WDC. Nesta versão pude conferir que o desempenho ficou dentro do esperado para HDs magnéticos com USB 3.0, portanto, desempenho honesto. O design é compacto, o que é bom para levar dentro da mochila sem ocupar muito espaço.

Mas o material utilizado para proteger o HD é feito de plástico. Apesar do plástico muito rígido, se sofrer alguma queda, dá a impressão que pode trincar, justamente pela rigidez do material. Portanto, é um ótimo produto, com bom desempenho, bem construído e com softwares auxiliares muito bons. Mas é bom tomar cuidado para não deixar cair, pois não é um HD a prova de quedas.

Deixe um comentário

avatar
800
  Subscribe  
notificar: