Pular para o conteúdo

Google lança recursos e amplia soluções de transparência de informações para as Eleições 2022

Google Eleições 2022

Em parceria com o TSE, o Google mostra ferramentas que ajuda os eleitores na sua jornada até as urnas eletrônicas em outubro. Entre elas, a nova versão do painel “Como Votar”, a atualização do Relatório de Transparência para Anúncios Políticos e o programa exclusivo de capacitação sobre as eleições “Google para Eleitores”

Quase um ano após o anúncio de uma série de iniciativas com foco no processo eleitoral de 2022, o Google apresentou, nesta quarta-feira (31), outras novidades com o objetivo de apoiar os eleitores e contribuir para a integridade das Eleições 2022. Uma das principais novidades é o Como Votar, um dos recursos da parceria firmada pela empresa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em prol da transparência e da segurança no processo eleitoral, para conectar brasileiros com informações confiáveis, diretamente na Busca.

Ao pesquisar, por exemplo, “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, as pessoas terão acesso no topo da página a informações fornecidas pelo TSE sobre endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, além de mais detalhes sobre uso correto da urna eletrônica e dúvidas comuns sobre o processo eleitoral. Neste ano, a experiência ganhou mais conteúdos e links para guiar o eleitor por ações como baixar o aplicativo e-Tìtulo, encontrar os locais de votação no site do TSE e tirar dúvidas diretamente no serviço de mensagens oficial da Corte Eleitoral.

Além disso, serão apresentadas abas com notícias relacionadas às eleições, informações sobre pesquisas e vídeos criados especialmente pelo Tribunal para responder questões sobre a segurança das urnas eletrônicas e do processo de votação.

Transparência para anúncios políticos em nível estadual

Outro destaque é a entrada em vigor da política do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos também para anúncios de nível estadual. A partir desta quinta-feira (1), passa a ser exigida a verificação de anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais que mencionam governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembléia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A política, já aplicada para anúncios do nível federal desde novembro de 2021, vai garantir que anúncios políticos de nível estadual também possam ser visualizados em breve no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos.

O Google lançou, hoje, também, o Relatório Google Trends Eleições 2022, um estudo inédito baseado em dados da ferramenta Google Trends que mostra o que os brasileiros estão pesquisando e quais são seus interesses sobre temas relevantes, como emprego, educação, saúde pública, segurança, meio ambiente, entre outros. O objetivo do relatório é contribuir para o debate público e fornecer uma fonte relevante, especialmente para jornalistas, pesquisadores e gestores públicos, sobre o que os brasileiros desejam para o país através das lentes da Busca.

Entre outras iniciativas de Google Trends para o período eleitoral, está a recém-lançada Central Google Trends – Eleições 2022, uma página dedicada às eleições nacionais com dados em tempo real sobre o período eleitoral, candidatos presidenciais, partidos e principais perguntas sobre temas relacionados à campanha. Os dados da ferramenta também foram importantes para fornecer insights e inteligência de busca durante o primeiro debate presidencial transmitido pela Band TV no último domingo, em parceria com o Google News Lab e o YouTube.

Ferramentas para verificação de dados e informações sobre as eleições 2022

Além do lançamento de produtos e serviços, o Google também anunciou e reforçou parcerias para a produção de conteúdo de qualidade e a checagem de informações. Com o ITS Rio, a Folha de S. Paulo e a premiada jornalista, comentarista e escritora Patrícia Campos Mello, por exemplo, lançou o podcast Eleições na Internet. O projeto, que tem o apoio do YouTube, discutirá o papel das mídias digitais na transformação das campanhas eleitorais, na divulgação de informações e no engajamento dos eleitores com temas que definem o futuro do país.

Na frente de checagem de fatos, o Projeto Comprova, apoiado pelo Google, acaba de lançar também seu primeiro aplicativo, oferecendo um feed de conteúdos verificados pelo consórcio de checagem de fatos. O app, disponível para Android e iOS, inclui checagens feitas pela coalizão composta por 43 veículos, além de uma ferramenta para envio de conteúdo suspeito, dicas e conteúdo educativo sobre como identificar conteúdo enganoso ou falso on-line. Em uma nova atualização, disponível hoje para celulares Android, já é possível verificar imagens suspeitas e realizar a chamada “busca reversa” para verificar se são verdadeiras ou se já foram usadas em um contexto diferente. O app Comprova fará parte de uma coleção do Google Play de aplicativos cívicos e de órgãos oficiais que será lançada nas próximas semanas.

A Google também ajudou a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), por meio de apoio da Google News Initiative (GNI), a lançar o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral. A iniciativa treinou mais de 60 jornalistas de 31 veículos brasileiros em técnicas de checagem de fatos que, então, criaram núcleos de checagem dentro de suas redações para verificação de conteúdo suspeito sobre as eleições estaduais, cobrindo todo o território brasileiro.

Série de vídeos educativos do Google ajuda a buscar informações de qualidade sobre as eleições

Como parte da campanha “Conheça seu Voto”, o Google lança hoje uma série de vídeos, com apoio de parceiros como Institutos, Institutos, o Educamídia e Comprova sobre educação midiática, democracia e cidadania. O “Google para Eleitores” visa ajudar os brasileiros a, entre outras coisas, buscar e identificar informação de qualidade sobre as eleições, pesquisar conteúdo de fontes confiáveis e checar a veracidade das notícias. A iniciativa está disponível no Canal do Google Brasil no YouTube, que conta com mais de 1,3 milhão de inscritos.

É importante destacar, ainda, que, em 2022, o Google está trabalhando para aumentar a diversidade nos espaços de decisão do Poder Público, em todos os níveis. Por isso, está apoiando o trabalho de seis Organizações Governamentais (ONGs), com R$ 1,5 milhão doados pelo Google.org, braço filantrópico do Google, para projetos que já estão sendo executados com foco total no aumento da diversidade entre parlamentares e chefes dos Executivos.

#VoteLGBTInstituto UpdateInstituto AlzirasInstituto Marielle FrancoInstituto Vita Alere e Safernet estão oferecendo suporte e capacitação a pessoas que queiram se candidatar, independente do espectro político-ideológico.

Veja também:

5 1 vote
Classificação do artigo
Inscreva-se
notificar:
guest

0 Comentários
mais antigo
mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
0
Sua opinião importa muito. Comente!x