https://cafecomreview.com.br
Europa aprova lei para instalar caixa preta em veículos terrestres

Esta e outras exigências terão que ser cumpridas para aumentar a segurança em veículos de passeio, caminhões e ônibus

Recursos de segurança, como assistência inteligente à velocidade e sistema avançado de frenagem de emergência, deverão ser instalados em veículos novos a partir de maio de 2022.

Quem conduziu essa lei foi Róża Thun, deputada pelo Partido Popular Europeu. Segundo Róza, “essa lei está preparando o caminho para salvar milhares de vidas nos próximos anos. Nosso foco sempre foi a segurança dos usuários da estrada. O equipamento obrigatório adicional para carros, caminhões e ônibus ajudará a salvar a vida das pessoas”.

Quais tecnologias serão instaladas nos veículos

Todas as categorias de veículos estarão obrigadas a terem as novas tecnologias. Os sistemas avançados que deverão ser instalados são: assistência inteligente de velocidade; detector de bebida alcoólica (como um bafômetro que liga logo que o motorista entra no carro – e trava a ignição em caso positivo.

Ainda serão instalados sistema que detecta sonolência do motorista e aviso de atenção; aviso avançado de distração do motorista; sinal de parada de emergência; detecção de reversão; e gravador de dados do evento (“caixa preta”).

Esses itens ajudarão na prevenção de acidentes fatais. Segundo o Conselho de Segurança Europeu de Transportes, pedestres, ciclistas e motociclistas fazem parte de 70% das vítimas fatais.

Como funciona o Sistema de assistência à velocidade

Pelas estimativas verificadas pelo Parlamento Europeu, o intelligent speed assistance (ISA – Assistente inteligente de velocidade) pode reduzir as mortes nas estradas da UE em 20%. E em conjunto com os outros itens de segurança, espera-se elevar esse número para acima de 60%.

“O ISA fornecerá feedback ao motorista com base em mapas (GPS) e observação de sinais de trânsito, sempre que o limite de velocidade for excedido. Não quer dizer que introduzimos um limitador de velocidade. Será um sistema inteligente que conscientizará os motoristas quando estiverem acelerando. Isso não apenas deixará todos mais seguros, mas também ajudará os motoristas a evitar multas por excesso de velocidade ”, disse Róza.

AIV

O sistema de caixa preta servirá para gravar a velocidade e outros dados do veículo. Ela vai ajudar a solucionar quem foi o culpado em caso de um acidente grave. Portanto, fica claro que o motorista pode “afundar” o pé no acelerador caso queira. Mas será mais fácil identifica-lo em caso de um batida com feridos ou vítimas fatais.

A maioria dessas tecnologias e sistemas deve se tornar obrigatória a partir de maio de 2022 para novos modelos e a partir de maio de 2024 para modelos existentes.

Uma reflexão para o Brasil

Enquanto isso, no Brasil, a maioria da frota sequer tem câmbio automático. E o que dizer de carros que saem de fábrica que não têm nem mesmo trio elétrico.

Na Europa essa lei só entrará em vigor em 2022 para veículos novos. Para veículos já em circulação, deverão se adaptar até 2024. Então, imaginem quando teremos essa segurança e essas tecnologias por aqui. Portanto, Fica aqui a reflexão do quanto estamos atrasados em legislação de trânsito e tecnologias de carros.

1
Deixe um comentário

avatar
800
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
mais novo mais antigo Mais votado
notificar:
trackback

[…] Caixa preta será item obrigatório em veículos na Europa […]

Fechar Menu