Projeto foi desenvolvido com especialistas em linguística infantil, roteiristas e pedagogas para instigar a imaginação e garantir interações fluidas entre as crianças e seus cuidadores
Em comemoração ao Dia das Crianças e como forma de estimular a leitura, o Itaú lança, em parceria com Amazon e Google, a Léia. É a inteligência artificial por comando de voz que passa a integrar o programa Leia para uma Criança. O recurso estreia com três títulos da literatura infantil brasileira, que podem ser acessados gratuitamente a partir desta terça-feira (12), por meio de smartphones e dispositivos como Alexa e Google Assistente.
Veja também:
O projeto foi desenvolvido com especialistas em linguística infantil e uma equipe de roteiristas, além de pedagogas, para garantir a fluidez da experiência e estimular a interatividade entre criança e adultos.
As primeiras histórias contadas por Léia são: Super Protetores, de Jessé Andarilho; Sovaco da Cobra, de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira; e A Flor que Chegou Primeiro, de Mayara de Aleluia Pereira.
Todos também já estão disponíveis na Estante Digital (https://www.euleioparaumacrianca.com.br/estante-digital/) do Leia para uma Criança. Em novembro, mais cinco livros serão incluídos no catálogo da Léia.
O projeto Leia para uma criança foi uma iniciativa do Itaú que teve início em 2010, quando as pessoas podiam solicitar à empresa para enviar livros de histórias para crianças pelo correio. Em março de 2021 o Itaú fez uma parceria com a Amazon e assim os livros podem ser baixados, também gratuitamente, no site da Amazon.
E hoje o Itaú anunciou mais uma forma de contar histórias para crianças, usando a Inteligência artificial da Amazon, a Alexa e também o Google Assistente.
Mais do que entreter as crianças, o objetivo é o desenvolvimento da criança com imaginação e atenção. Outro efeito colateral positivo é a participação ativa dos familiares na educação das crianças desde a primeira infância.
A Léia funciona com os sistemas operacionais iOS e Android, em smartphones com comando de voz, e também na Alexa e no Google Assistente. Além disso, se você tiver um dispositivo Echo, da Amazon, ou um Google Nest, também pode pedir diretamente para eles.
Se quiser usar a Alexa, baixe o app gratuito para Android aqui; ou para para iOS (iPhone ou iPad) aqui. Em seguida, abra o app e fale: “Alexa, abrir Leia para uma criança”. A Léia irá dar instruções, e sugerir livros, então basta falar o livro desejado e ela vai começar a ler.
Se quiser usar o Google Assistente e tiver um um smartphone Android ou Google Nest, basta pedir: “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” e seguir as mesmas instruções.
Para tornar a leitura mais acessível e estimular a interação, fortalecendo o vínculo entre a criança e seu cuidador, o robô faz pausas na contação de história para sugestões como “Que tal conversar sobre o tema dessa história? ” e “Que tal fazer um desenho bem bacana sobre o livro? “, para instigar a interação e a imaginação das crianças.
Para saber mais sobre o projeto “Leia para uma criança, do Itaú, acesse o site: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/leia-para-uma-crianca/
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More
Ver comentários
Fenomenal!!! Parabens a todos os envolvidos!!! O Brasil precisa de cultura.