O FaceApp já ultrapassou a casa dos 100 milhões de downloads. Usando algoritmos de inteligência artificial, ele envelhece o rosto das pessoas com uma realidade impressionante.
Mas até que ponto a empolgação com o app pode prejudicar a privacidade dos usuários? E o quão seguros são os app que utilizam reconhecimento facial? A Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança, analisou o aplicativo. E, quanto ao app em si, não identificou nada malicioso.
“A foto é enviada para os servidores do app que fazem a modificação e enviam de volta para o usuário”, analisa Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. “Tudo muito normal”, informa.
Já quanto à privacidade, para o especialista, essa é a única questão (e mais importante) envolvendo apps desse tipo. “Cerca de 64% dos brasileiros não leem as condições de um app antes de baixá-lo e esquecem de pensar sobre como seus dados podem ser utilizados, ignorando as configurações de privacidade”.
Cada vez mais, a tecnologia tem se reinventado e o reconhecimento facial está em amplo crescimento e ganhado força.
“O FaceApp, por exemplo, utiliza Inteligência artificial para fazer as modificações a partir do reconhecimento facial. Então, a empresa dona do app pode vender essas fotos para empresas desse ramo. E ainda corre-se o risco desses dados facilmente caírem nas mãos dos cibercriminosos e serem utilizados para falsificar nossas identidades”, afirma Assolini.
O reconhecimento facial, assim como a biometria, têm sido constantemente utilizados como formas de autenticação. Porém, é preciso ter cautela ao optar por compartilhá-los sem pensar.
“Temos que entender essas novas maneiras de autenticação como senhas, já que qualquer sistema de reconhecimento facial disponível a todos pode acabar sendo usado tanto para o bem quanto para o mal”, finaliza o analista da Kaspersky.
Acesse nossa matéria nesse link que dá dicas para se proteger ao baixar aplicativos.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More