Em 2022, a Apple retomou o topo da classificação das Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022, com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões e se destaca por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços.
O Google vem em segundo lugar, sendo um dos destaques de crescimento mais rápido na classificação e com um aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. Seu conjunto de aplicativos de trabalho e produtividade é parte essencial da vida dos consumidores em todo o mundo.
O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.
37 marcas melhoraram sua classificação este ano. Em 2022, mais de ¾ do valor de marcas advém de companhias americanas. As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.
Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.
osição 2022 | Mudança na classificação | Marca | País de origem | Valor da marca em 2022 (US$ mi) | Valor da marca em 2021 (US$ mi) | % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021 |
1 | 1 | Apple | Estados Unidos | 947.062 | 611.997 | 55% |
2 | 1 | Estados Unidos | 819.573 | 457.998 | 79% | |
3 | -2 | Amazon | Estados Unidos | 705.646 | 683.852 | 3% |
4 | 0 | Microsoft | Estados Unidos | 611.460 | 410.271 | 49% |
5 | 0 | Tencent | China | 214.023 | 240.931 | -11% |
6 | 3 | McDonald’s | Estados Unidos | 196.526 | 154.921 | 27% |
7 | 1 | Visa | Estados Unidos | 191.032 | 191.285 | 0% |
8 | -2 | Estados Unidos | 186.421 | 226.744 | -18% | |
9 | -2 | Alibaba | China | 169.966 | 196.912 | -14% |
10 | 11 | Louis Vuitton | França | 124.273 | 75.730 | 64% |
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As marcas de Tecnologia e Luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a Tecnologia ao Consumidor e 45% Artigos de Luxo. As marcas de Serviços Bancários e Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos Automóveis e 30% nos Bancos. Isso se compara ao crescimento entre setores como os de Vestuário (20%) e Cuidados Pessoais (17%). Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de Serviços Bancários e substituindo a chinesa ICBC.
Posição 2022 | Categoria | Marca | País de origem | Valor da marca em 2022 (US$ mi) | Valor da marca em 2021 (US$ mi) | Mudança de valor da marca |
1 | Bebidas alcoólicas | Moutai | China | 103.380 | 109.330 | -5% |
1 | Vestuário | Nike | Estados Unidos | 109.601 | 83.709 | 31% |
1 | Serviços Bancários | Wells Fargo | Estados Unidos | 43.052 | 27.995 | 54% |
1 | Soluções de Negócios e Provedores de Tecnologia | Microsoft | Estados Unidos | 611.460 | 410.271 | 49% |
1 | Automóveis | Tesla | Estados Unidos | 75.933 | 42.606 | 78% |
1 | Tecnologia ao Consumidor | Apple | Estados Unidos | 947.062 | 611.997 | 55% |
1 | Fast Food | McDonald’s | Estados Unidos | 196.526 | 154.921 | 27% |
1 | Comida e Bebidas | Coca-Cola | Estados Unidos | 89.985 | 80.484 | 12% |
1 | Artigos de Luxo | Louis Vuitton | França | 124.273 | 75.730 | 64% |
1 | Mídia e Entretenimento | Estados Unidos | 766.779 | N/A | N/A | |
1 | Cuidados Pessoais | L’Oréal Paris | França | 47.480 | 38.309 | 24% |
1 | Varejo | Amazon | Estados Unidos | 281.695 | N/A | N/A |
1 | Provedores de Telecom | Verizon | Estados Unidos | 101.962 | 101.943 | 0% |
“A forte afinidade com a marca sustenta a predisposição do consumidor em escolhê-la, sendo de extrema importância para as organizações que buscam compensar a inflação galopante”, explica Martin Guerrieria, Chefe do Kantar BrandZ. “Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado.”
Foco na construção da marca, diversificação de produtos e mercados maximiza os retornos comerciais
“A 17ª edição do relatório global 2022 Kantar BrandZ revela a importância da construção da marca para ajudar a sobreviver em um mercado conturbado”, continua Guerrieria. “As marcas são tipicamente os maiores ativos das empresas, agregando enorme valor ao balanço patrimonial. Em tempos incertos, as decisões gerenciais sobre investimento de marketing podem se apoiar em métricas comprovadas. As avaliações de marca do Kantar BrandZ mostram claramente como o marketing de excelência se conecta ao valor da marca no curto e longo prazo.”
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