Antes de ler o review, recomendo assistir o vídeo de unboxing abaixo (duração de 1 minuto).
São dimensões grandes sim, tanto na largura quanto altura. É preciso um bolso grande na calça para não ficar desconfortável. Para não ser injusto, tem uma parte boa no design: ele é fino, com espessura de apenas 8,25 milímetros.
Também tem um diferencial interessante entre os concorrentes: os slots dos chips de telefonia não precisam daquelas ferramentas tipo agulha para serem extraídos.
Basta apertar com o dedo na ponta da tampa e o slot é aberto dando acesso aos chips e também ao cartão de memória micro SD (não acompanha o produto).
Quanto a usabilidade, mesmo para quem tem mãos grandes, é um tanto incômodo para usar com apenas uma das mãos.
Para ajudar a usabilidade, o A3 XL tem o recurso de diminuir a tela para facilitar o uso com apenas uma das mãos, como vários concorrentes também possuem. No caso do A3 XL é bem fácil ativar: basta segurar o botão de menu de tarefas do android por 3 segundos.
Mas como o aparelho tem bordas grandes, tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo, mesmo com a tela diminuída, ainda assim é difícil chegar aos cantos com o dedo polegar.
Nos testes, a maioria das vezes eu precisei usar as dusa mãos para usar o aparelho.
Ainda no acabamento é preciso comentar sobre uma fina borda de material plástico que rodeia toda a tela. Com pouco tempo de uso, essa borda já havia sofrido algum desgaste, mesmo o aparelho não tendo caído no chão durante a utilização.
Como dito, o aparelho tem tela grande de 6 polegadas. A resolução tem qualidade HD (1280 x 720 pixels) e usa tecnologia IPS, que é bastante eficiente para não distorcer cores mesmo quando não olhamos para a tela em ângulo reto.
Com a “telona” foi legal assistir vídeos no Youtube e Netflix, por exemplo. O volume do áudio é alto, mas graves e agudos não são bem definidos. Mas como a maioria dos smartphones, para curtir vídeos, o melhor mesmo é usar fones de ouvido.
E por falar neles, o fone que acompanha o A3 XL é comum, não tenho nenhum contra a falar, mas também não é nada demais.
O smartphone usa um processador quad-core de 1,1 GHz. Esses dados mostram que é um processador de entrada. Portanto, não é para aplicações pesadas como jogos sofisticados em gráficos e com muitos elementos se movimentando ao mesmo tempo.
Mesmo no teste com o app Maps, que precisa renderizar os mapas sempre que carrega o aplicativo, o A3 XL precisou de alguns segundos (uns 3 ou 4 segundos) para exibir o mapa completo da região em que eu estava.
O que ajuda um pouco aplicações mais pesadas é que esta versão do A3 XL tem 3 GB de RAM (há outra versão com 2 GB). A memória RAM ajuda a armazenar mais dados para trocar com o processador e assim torna o processamento um pouco mais ágil.
Esta versão do A3 XL vem com 32 GB de armazenamento interno, o que é um bom espaço para armazenar fotos e vídeos. Mesmo assim ainda há um slot para cartão tipo micro SD para expandir esse armazenamento até mais 128 GB.
O A3 XL vem com Android 7.0 (Nougat). Não há quase nenhuma customização, portanto, o sistema está muito fluido para alternar entre aplicativos, rolar telas e exibir fotos, para citar alguns exemplos.
Nada de mais aqui também. A câmera principal tem 8 megapixels (MP) de definição e a a frontal tem 5 MP. As fotos saem muito boas em ambientes com muita luminosidade ecom ruídos (granulada) em ambientes com baixa luz.
A câmera não tira boas fotos quando há movimentos, como por exemplo, crianças correndo, animais ou esportes. É uma câmera básica onde não vai ajudar a criatividade do usuário, ou seja, é para fotos simples. A câmera frontal também não tem atrativos; as selfies saem boas, mas é preciso ter mão firme pois não há estabilização. Abaixo estão algumas fotos que fiz com o A3 XL:
A capacidade de bateria é de 3.000 mAh. Para um telefone com esse tamanho de tela, seria apenas o ideal para durar um dia de expediente. Porém, como o processador é de entrada, isso deve ter ajudado bastante o A3 XL, pois nos testes ele chegou a ficar 17 horas sem precisar do carregador.
Sempre faço dois testes de bateria. O primeiro foi de uso cotidiano: durante o dia alternei entre o Wi-Fi e pela rede 4G acessando redes sociais e assistindo a vídeos curtos que somavam 10 minutos. Usei o GPS por 15 minutos, acessei e-mails e tirei 10 fotos. Fiz 10 minutos de chamadas telefônicas e nesse perfil a bateria chegou a uma autonomia de 17 horas e 15 minutos.
No segundo teste faço um uso mais intenso. Fiz 30 fotos e 3 vídeos que somaram 8 minutos juntos. Usei também jogos e deixei vídeos do Youtube rodando no Wi-Fi por 60 minutos. Acessei também redes sociais e e-mails. Também usei fone bluetooth escutando músicas e vídeos por cerca de 1 hora. E nesse perfil a bateria levou 10 horas e 5 minutos de autonomia. Não está nada mal para um telefone com tela grande.
Resumo dos testes
O A3 XL não é para entusiastas do mundo mobile, pois possui desempenho mediano. É um aparelho grande, para quem curte tela grande (6 polegadas nesse caso) para ler e-mails, acessar redes sociais e assistir vídeos, mesmo porque a definição é muito boa. Apesar da pouca espessura, é preciso de um bolso grande para ter conforto.
Seria legal dizer que jogos também são legais nessa telona, mas para isso o A3 XL precisava ter mais potência. É possível jogar sim, mas apenas jogos de gráficos mais simples para que você não fique irritado com lags.
A câmera tira fotos boas, mas somente em ambientes com muita luminosidade. Ela é um pouco lenta e isso prejudica fotos de crianças, animais ou de esportes.
O desempenho é bom para a maioria dos aplicativos mais comuns e o telefone não travou durante todos os testes. A bateria superou as expectativas; mesmo se o A3 XL tiver um uso intenso, a bateria consegue durar um dia inteiro de expediente. Com uso mais brando, o A3 XL supera pouco mais de um dia de uso longe do carregador.
Importante frisar que existem dois modelos do A3 XL: este que testei vem com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. O outro modelo tem 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. O preço médio é R$ 715 para o modelo de 3 GB e de R$ 540 para o modelo de 2 GB.
O preço não está mal considerando a média dos smartphones no Brasil. Mas leve em consideração tudo o que foi dito neste review para verificar se é um produto adequado para suas necessidades.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More