Alcatel A3 XL é smartphone para quem curte tela grande

Antes de ler o review, recomendo assistir o vídeo de unboxing abaixo (duração de 1 minuto).

Unboxing do smartphone da Alcatel modelo A3 XL.

Uma publicação compartilhada por Café com review (@cafecomreviewbr) em

O A3 XL, da Alcatel, é um aparelho grande e é para quem curte “telonas”. Ele traz uma tela de 6 polegadas e tem dimensões de 16,5 cm de altura por 8,25 cm de largura. O peso é de 160 gramas.

A3 XL, da Alcatel: tela de 6 polegadas é o principal atrativo (clique na foto para ampliar)

São dimensões grandes sim, tanto na largura quanto altura. É preciso um bolso grande na calça para não ficar desconfortável. Para não ser injusto, tem uma parte boa no design: ele é fino, com espessura de apenas 8,25 milímetros.

Parte de trás do A3 XL. Com design monobloco, não há acesso à bateria. A textura possui relevos, o que é interessante para o aparelho não escorregar da mão (clique para ampliar a foto)

Também tem um diferencial interessante entre os concorrentes: os slots dos chips de telefonia não precisam daquelas ferramentas tipo agulha para serem extraídos.

Basta apertar com o dedo na ponta da tampa e o slot é aberto dando acesso aos chips e também ao cartão de memória micro SD (não acompanha o produto).

O A3 XL é dual-chip (4G). Para acessar os slots não é preciso ferramenta. Basta empurrar com o dedo na parte com relevo de esfera (clique na foto para ampliar)

Experiência de uso

Quanto a usabilidade, mesmo para quem tem mãos grandes, é um tanto incômodo para usar com apenas uma das mãos.

Para ajudar a usabilidade, o A3 XL tem o recurso de diminuir a tela para facilitar o uso com apenas uma das mãos, como vários concorrentes também possuem. No caso do A3 XL é bem fácil ativar: basta segurar o botão de menu de tarefas do android por 3 segundos.

Mas como o aparelho tem bordas grandes, tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo, mesmo com a tela diminuída, ainda assim é difícil chegar aos cantos com o dedo polegar.

Nos testes, a maioria das vezes eu precisei usar as dusa mãos para usar o aparelho.

Ainda no acabamento é preciso comentar sobre uma fina borda de material plástico que rodeia toda a tela. Com pouco tempo de uso, essa borda já havia sofrido algum desgaste, mesmo o aparelho não tendo caído no chão durante a utilização.

A tela do A3 XL

Como dito, o aparelho tem tela grande de 6 polegadas. A resolução tem qualidade HD (1280 x 720 pixels) e usa tecnologia IPS, que é bastante eficiente para não distorcer cores mesmo quando não olhamos para a tela em ângulo reto.

Com a “telona” foi legal assistir vídeos no Youtube e Netflix, por exemplo. O volume do áudio é alto, mas graves e agudos não são bem definidos. Mas como a maioria dos smartphones, para curtir vídeos, o melhor mesmo é usar fones de ouvido.

E por falar neles, o fone que acompanha o A3 XL é comum, não tenho nenhum contra a falar, mas também não é nada demais.

Desempenho do A3 XL

O smartphone usa um processador quad-core de 1,1 GHz. Esses dados mostram que é um processador de entrada. Portanto, não é para aplicações pesadas como jogos sofisticados em gráficos e com muitos elementos se movimentando ao mesmo tempo.

Mesmo no teste com o app Maps, que precisa renderizar os mapas sempre que carrega o aplicativo, o A3 XL precisou de alguns segundos (uns 3 ou 4 segundos) para exibir o mapa completo da região em que eu estava.

O que ajuda um pouco aplicações mais pesadas é que esta versão do A3 XL tem 3 GB de RAM (há outra versão com 2 GB). A memória RAM ajuda a armazenar mais dados para trocar com o processador e assim torna o processamento um pouco mais ágil.

Esta versão do A3 XL vem com 32 GB de armazenamento interno, o que é um bom espaço para armazenar fotos e vídeos. Mesmo assim ainda há um slot para cartão tipo micro SD para expandir esse armazenamento até mais 128 GB.

O A3 XL vem com Android 7.0 (Nougat). Não há quase nenhuma customização, portanto, o sistema está muito fluido para alternar entre aplicativos, rolar telas e exibir fotos, para citar alguns exemplos.

Câmera do A3 XL

Nada de mais aqui também. A câmera principal tem 8 megapixels (MP) de definição e a a frontal tem 5 MP. As fotos saem muito boas em ambientes com muita luminosidade ecom ruídos (granulada) em ambientes com baixa luz.

A câmera não tira boas fotos quando há movimentos, como por exemplo, crianças correndo, animais ou esportes. É uma câmera básica onde não vai ajudar a criatividade do usuário, ou seja, é para fotos simples. A câmera frontal também não tem atrativos; as selfies saem boas, mas é preciso ter mão firme pois não há estabilização. Abaixo estão algumas fotos que fiz com o A3 XL:

A bateria do A3 XL

A capacidade de bateria é de 3.000 mAh. Para um telefone com esse tamanho de tela, seria apenas o ideal para durar um dia de expediente. Porém, como o processador é de entrada, isso deve ter ajudado bastante o A3 XL, pois nos testes ele chegou a ficar 17 horas sem precisar do carregador.

Sempre faço dois testes de bateria. O primeiro foi de uso cotidiano: durante o dia alternei entre o Wi-Fi e pela rede 4G acessando redes sociais e assistindo a vídeos curtos que somavam 10 minutos. Usei o GPS por 15 minutos, acessei e-mails e tirei 10 fotos. Fiz 10 minutos de chamadas telefônicas e nesse perfil a bateria chegou a uma autonomia de 17 horas e 15 minutos.

No segundo teste faço um uso mais intenso. Fiz 30 fotos e 3 vídeos que somaram 8 minutos juntos. Usei também jogos e deixei vídeos do Youtube rodando no Wi-Fi por 60 minutos. Acessei também redes sociais e e-mails. Também usei fone bluetooth escutando músicas e vídeos por cerca de 1 hora. E nesse perfil a bateria levou 10 horas e 5 minutos de autonomia. Não está nada mal para um telefone com tela grande.

Resumo dos testes

O A3 XL não é para entusiastas do mundo mobile, pois possui desempenho mediano. É um aparelho grande, para quem curte tela grande (6 polegadas nesse caso) para ler e-mails, acessar redes sociais e assistir vídeos, mesmo porque a definição é muito boa. Apesar da pouca espessura, é preciso de um bolso grande para ter conforto.

Seria legal dizer que jogos também são legais nessa telona, mas para isso o A3 XL precisava ter mais potência. É possível jogar sim, mas apenas jogos de gráficos mais simples para que você não fique irritado com lags.

A câmera tira fotos boas, mas somente em ambientes com muita luminosidade. Ela é um pouco lenta e isso prejudica fotos de crianças, animais ou de esportes.

O desempenho é bom para a maioria dos aplicativos mais comuns e o telefone não travou durante todos os testes. A bateria superou as expectativas; mesmo se o A3 XL tiver um uso intenso, a bateria consegue durar um dia inteiro de expediente. Com uso mais brando, o A3 XL supera pouco mais de um dia de uso longe do carregador.

Importante frisar que existem dois modelos do A3 XL: este que testei vem com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. O outro modelo tem 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. O preço médio é R$ 715 para o modelo de 3 GB e de R$ 540 para o modelo de 2 GB.

O preço não está mal considerando a média dos smartphones no Brasil. Mas leve em consideração tudo o que foi dito neste review para verificar se é um produto adequado para suas necessidades.

0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments