Se depender da escola de samba paulistana Rosas de Ouro, nosso site vai falar cada vez mais sobre carnaval. Pois será a primeira vez que uma escola de samba vai usar tanta tecnologia em um desfile.
A escola fez parcerias com as universidades FEI, USP e Instituto Mauá de tecnologia. Empresas de porte grande também ajudaram a realizar o carnaval da Rosas de Ouro. Com o enredo “Tempos Modernos”, a escola vai apresentar o primeiro carnaval digital interativo da história.
“A ideia do enredo é popularizar a questão da revolução 4.0. A Inteligência artificial, a realidade aumentada e a virtual, a internet das coisas chegaram para ficar. Nossa missão é levar isso à população e divulgar o quanto é importante entender o que está por vir. O futuro já chegou e a cada dia que passa, precisamos ficar mais atentos às inovações”
Angelina Basílio – Presidente da Rosas de Ouro
foto: Wikipedia – sob a licença Creative Commons
O principal e maior carro da Rosas de Ouro foi idealizado pelo carnavalesco André Machado. Porém, o projeto final foi desenvolvido pela FEI em parceria com a Dassault Systemes. Essa última é uma empresa francesa especialista em softwares de prototipagem 3D.
Utilizando o software 3D Experience, o carro abre alas foi projetado de ponta a ponta. Logo de saída há duas vantagens: todo o peso das alegorias e pessoas que irão no carro foi computado, de forma a fazer o cálculos de como teriam que ser construídos os eixos, rodas e base de sustentação para evitar falha ou mesmo danos na estrutura.
A segunda vantagem é poder manter um arquivo digital para a escola, para preservar a história e também para rever acertos e erros e fazer um carnaval sempre cada vez melhor e com mais eficiência no processo de desenvolvimento.
A escola terá 5 carros alegóricos, mas ainda há um sexto carro virtual. Essa será uma experiência inovadora no carnaval: utilizando a realidade aumentada, será possível ver essa alegoria passando pela avenida.
Para isso basta baixar um simples app, para Android e iPhone, que pode ser utilizado por quem está assistindo pela TV ou no sambódromo. Veja como funciona no vídeo abaixo:
Este é o nome do robô programado pelos alunos da FEI, em parceria com a ABB, Ladder e SPI. Ele vai entregar baquetas aos ritmistas da Rosas de Ouro e fazer coreografias durante o desfile. Clique no centro da imagem abaixo para assistir uma demonstração do Yumi.
Um chip de RFID está presente nas quase 2 mil fantasias da escola. Esse hardware é um identificador por radiofrequência e vai monitorar a evolução de todas as alas no Sambódromo. E aqui, mais parcerias. Para implantar e monitorar esses chips, participaram do projeto o Instituto Mauá de tecnologia e a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
E como será feito? Por uma rede 5G privada instalada e configurada pela Nokia. Sim, aquela dos telefones que, atualmente, no Brasil, está fortemente envolvida em prover soluções corporativas em redes privadas para missões críticas. Pelo nome, já dá para saber que essa rede não pode falhar.
Esse mesmo chip servirá para acompanhar o progresso da evolução da escola pela avenida. Assim, por meio de um painel, será possível saber se a escola está indo muito rápido ou muito devagar. Veja a foto abaixo:
Além disso, 200 passistas vão usar uma pulseira fitness (Mi band 3, da Xiaomi). Por meio delas, outro painel vai exibir o batimento cardíaco, os passos e calorias. Pela análise da pulsação, os organizadores poderão antecipar qualquer ação que tenha que ser tomada, caso uma dessas medições estiver fora da média. Veja o painel abaixo:
Outro benefício dos sensores RFID será no controle no processo de devolução das fantasias e o descarte dos materiais usados na confecção da Ala das Baianas e da ala “Código para o Futuro”. É uma grande ação de sustentabilidade. Antes, esse processo já era feito, mas agora, terá mais eficiência e menos perdas.
Esse blog, que fala sobre tecnologia, entende a importância do tema que a escola escolheu para 2020. A quarta revolução está mais presente do que nunca. Mostrar as tecnologias utilizadas nos carros alegóricos e nos próprios passistas, é apenas a ponta do iceberg.
Tudo isso já está disponível e sendo utilizado em produtos e serviços. O enredo “Tempos Modernos” nos provoca a pensar no que está por vir.
Já mostramos aqui o relatório das 10 empresas mais valiosas do mundo de 2020. Sete delas são do ramo de tecnologia e cinco estão entre as primeiras. É um alerta de que é algo que não tem volta. E se o Brasil não acompanhar essa evolução, corre o risco de ficar cada vez mais atrás dos países desenvolvidos.
Eu sei que o tempo voa, e vai voar
Eterna como a rosa, assim será
A nossa relação, não importa a geração
Renascerá!
Sou eu, coração de aço
A cada passo, pronto pra sonhar
Meu mundo desfaço
Feito criança, vou sorrir ou chorar
Saudade do abraço amigo
Não consigo entender
Quem sabe, nas folhas do livro
Encontro o motivo, a luz do saber
O que será? Será…
Quero viver, pra ver
Como vai ser o meu destino?
Se o meu futuro não é o mesmo de um menino
Das mais belas mãos
Revoluções a nos guiar
A inovação vem dessas mentes
O que esperar?
Dona ciência, por favor não leve a mal
Chegou a hora de rasgar o manual
Quero ver minha roseira passar
É tempo de amar, é tempo de amar
Aprender, ensinar
Conectar as emoções, unir os corações
Compositores: Rapha SP, Aquiles da Vila, Vaguinho, Fabiano Sorriso, Rafa Crepaldi, Salgado Luz, JC Castilho, Guiga Oliveira, Leandro Flecha e Marcus Boldrini.
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More