Com o nome de Drive PX 2, essa nova plataforma computacional permitirá ao setor automobilístico usar inteligência artificial para lidar com as complexidades inerentes à condução autônoma. Ela usa as GPUs (unidade gráfica de processamento, na sigla em inglês) da Nvidia para processar o aprendizado e oferecer uma percepção em 360 graus do ambiente ao redor do carro. Isso serve para determinar precisamente onde o carro está e processar uma trajetória segura.
Essa tecnologia foi criada para resolver as necessidades que os parceiros automotivos da Nvidia têm de uma plataforma aberta de desenvolvimento de aprendizado. A Drive PX 2 oferece alta velocidade de processamento em uma placa de circuito do tamanho de um tablet. Ela incorpora dois processadores Tegra de próxima geração e duas GPUs de próxima geração baseadas na arquitetura Pascal.
A arquitetura de GPU da Nvidia Drive PX 2 apresenta instruções especializadas que aceleram a matemática usada na inferência da rede de aprendizado. São até 24 trilhões de operações por segundo, enquanto processa redes neurais de aprendizado. Isso é 10 vezes mais potência computacional do que o produto da geração anterior.
O aprendizado de um carro autônomo usa muito processamento. Mas, em combinação com sensores, que têm a função de reconhecer arredores ultrapassa em muito as técnicas tradicionais de visão para computadores – especialmente em condições climáticas ruins, como chuva, neve e neblina, assim como condições de iluminação complicadas, como nascer e pôr do Sol e escuridão extrema.
Por meio de treinamento, o aprendizado também pode chegar a reconhecer situações de alerta que aparecem no trânsito diário – como um policial orientando o tráfego, um motorista imprevisível ou um animal na pista.
Em números de poder de processamento, a arquitetura de GPU de multiprecisão da Drive PX 2 é capaz de processar até 8 trilhões de operações por segundo, o que é quatro vezes mais do que o produto da geração anterior. Isso permite que os fabricantes de automóveis lidem com toda a gama de algoritmos da condução autônoma, incluindo fusão de sensores, localização e planejamento de caminhos.
A Drive PX 2 pode processar entradas de 12 câmeras de vídeo, sensores de lidar *, radar e ultrassom, fundindo-os para definir uma posição precisa onde o carro está, reconhecer os objetos ao redor dele e calcular um caminho ideal para uma viagem segura.
* Sensor de LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging) é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida para obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objeto distante.
O DriveWorks é uma suíte de ferramentas, bibliotecas e módulos de software que facilitam o rápido desenvolvimento e teste de veículos autônomos.
Da calibração dos sensores, aquisição de dados do ambiente, sincronização, gravação e processamento de dados de sensores, o DriveWorks gerencia os fluxos de dados de sensores através de um pipeline (técnica para enfileirar instruções para agilizar o processamento) complexo de algoritmos passando por todos os processadores especializados e gerais da DRIVE PX 2. Os módulos de software estão inclusos em todos os aspectos do pipeline de condução autônoma, da detecção, classificação e segmentação de objetos à localização em mapas e planejamento de trajetos.
Criar e treinar a rede neural da inteligência artificial é um dos processos mais importantes na construção de um carro autônomo. A rede neural deve ser refinada continuamente e ser rápida para aprender novos cenários de condução que os fabricantes desejem habilitar. E para isso a DriveE PX 2 é complementada pelo Sistema de treinamento de GPU de aprendizado profundo NVIDIA DIGITS, que oferece uma solução de ponta a ponta para a construção de um carro autônomo.
Em termos gerais, o Digits é uma ferramenta para desenvolver, treinar e visualizar redes neurais que podem funcionar em qualquer sistema baseado em GPUs Nvidia – de PCs e supercomputadores aos Amazon Web Services e ao recém anunciado hardware aberto compatível com rack Facebook Big Sur.
Segundo a empresa, desde que a Nvidia entregou a primeira geração da Drive PX, no terceiro trimestre de 2015, mais de 50 fabricantes de automóveis, fornecedores de primeira linha e instituições de pesquisa adotaram essa plataforma para desenvolvimento de condução autônoma.
A plataforma de desenvolvimento Drive PX 2 estará disponível no quatro trimestre de 2016. A disponibilidade antecipada para parceiros de desenvolvimento será no segundo trimestre.
Este vídeo do The Verge exibe a apresentação de Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, durante a CES 2016, em Las Vegas, mostrando como funciona a tecnologia.
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