Bom explicar para quem não sabe (e esse é o propósito de nosso site), que essa versão é o modelo repaginado do iPhone SE lançado em 2016.
Oficialmente, a Apple chama o aparelho simplesmente de segunda geração do iPhone SE. Então, quando for comprar em sites, fique atento se é a nova versão que está comprando.
Agora que já sabemos o nome, conheça o preço, configurações, se a versão que vem dos EUA serve para o Brasil e, no geral, se vale a pena para seu tipo de uso.
Sem delongas: o primeiro ponto bem legal do novo iPhone SE é o fato dele usar o processador mais poderoso da Apple até o momento dessa publicação. Trata-se do A13 Bionic, o mesmo utilizado nos modelos do iPhone 11.
O A13 Bionic tem um desempenho superior a vários telefones flagships (os “tops-de-linha”, vulgarmente falando) concorrentes do mercado.
Uma resenha super detalhada do site especializado em hardware, o Anandtech, mostra os resultados de benchmarks do A13 Bionic comparado a outros processadores de smartphones da concorrência. Segue o gráfico abaixo para comparação.
Outro site ainda fez uma comparação do A13 Bionic com o processador do Galaxy S20, o Exynos 990, processador mais potente da Samsung até o momento.
Vale observar que A13 é um processador de setembro de 2019 e o Exynos 990 é de fevereiro de 2020, só para ser preciso. O site Nanoreview rodou benchmarks nesses dois processadores e houve empate no resultado geral, como mostram os testes.
Portanto, o iPhone SE tem alto desempenho em um corpo de aparelho modesto. Vai rodar qualquer aplicação sem lentidão e, melhor do que isso, o iPhone SE vai levar muito tempo para ficar desatualizado, já que tem um processador de última geração.
O preço é o segundo ponto interessante. É o lançamento de iPhone mais barato da Apple.
Esses preços são em 12 vezes sem juros. No pagamento à vista é dado um desconto de 10%. Lembrando: essas condições valem para a loja online da Apple.
Ser o mais barato da Apple não significa que não seja caro, só para deixar bem claro. Mesmo assim, tem o menor preço entre os iPhones novos.
Aqui é que a decisão de compra pode balançar. O iPhone SE tem apenas uma câmera de 12 megapixels na parte traseira e uma câmera selfie de 7 megapixels na parte frontal.
Mas ainda assim é preciso analisar. Elas são boas sim, porém, em comparação com aparelhos atuais que já trazem, no mínimo, duas câmeras, isso pode pesar para quem curte muito tirar fotos com celulares.
É bem provável que o novo iPhone SE tire fotos ótimas com a câmera traseira. Ela tem 12 MP, mas o mais importante é a abertura de f/1.8, que permite entrar muita luz e, portanto, obtém fotos mais claras em ambientes com pouca luz e bem focadas.
Também é preciso considerar que a Apple tem um excelente software de câmera. E que trabalha em conjunto com o processador A13 Bionic para fazer a pós-produção e assim obtém uma foto ótima.
Até mesmo o modo retrato, que desfoca o fundo, é possível fazer com o iPhone SE, novamente usando o software em conjunto com o processador.
Então, fica claro o seguinte: as fotos podem sair muito boas sim, mas ainda não tem uma câmera de zoom óptico e nem uma ultrawide, para fotos largas, para paisagens ou um grupo grande de pessoas.
Veja também:
Portanto, se você é muito exigente com fotos em smartphones, pode ser melhor pensar em outro modelo de iPhone ou então mesmo um outro smartphone.
Mas se estiver buscando um iPhone pelos apps e desempenho, então o novo iPhone SE é ótima opção e ainda tira fotos boas, mesmo com apenas uma câmera.
Com 4,7 polegadas, esse iPhone é para quem quer um telefone discreto. A qualidade da tela é inquestionável, pois usa a tecnologia retina, que oferece ótima definição, pois tem espaçamento mínimo entre os pixels.
Mas uma tela de 4,7 polegadas pode incomodar quem gosta de assistir a filmes, por exemplo. A dica aqui é: se você está em dúvida se o tamanho da tela é ideal para seu uso, visite uma loja como a iPlace ou fastshop, que permitem testar o aparelho.
Nada melhor do que ter a experiência em contato direto com o produto. Abaixo segue um diagrama em tamanho real da comparação do iPhone SE com o iPhone 11, para ter uma referência.
A maioria dos iPhones não é uma boa referência nesse item. A capacidade de bateria do iPhone SE é de 1.821 mAh. A concorrência com telefones Androids de mesma categoria, chegam a ter 1.000 mAh a mais do isso.
Como referência podemos usar o iPhone 8, que tem a mesma capacidade de bateria e mesmo tamanho de tela. O iPhone 8 obteve duração de bateria entre 10 e 11 horas em muitos reviews, o que não é mal para um iPhone.
Já o carregamento é a parte mais chata dessa história. Pode-se levar até 3 horas para ir de 4% a 100% de carga. É possível carregar mais rápido com carregador de 18 watts, mas que é vendido separadamente.
E nem pense em comprar um carregador pirata. A Apple inseriu um circuito controlador em seus cabos Lightning em que o iOS “confere” se é original ou não.
Essa parte é a mais chata: ter que pagar um extra por um carregador mais rápido enquanto a concorrência já coloca isso como item na caixa.
O novo iPhone SE é certificado pela norma IP67, o que garante ser a prova de água até 1 metro de profundidade, durante 30 minutos. Não é que você possa entrar na piscina com ele, mas ele resiste a uma queda dentro da água sem ser danificado. Veja as especificações do iPhone SE nesse link da Apple.
Direto ao ponto: o iPhone SE de segunda geração trazido dos EUA ou do Canadá vai ficar sem sinal 4G em algumas regiões do Brasil. Esses países não usam a frequência de 700 Mhz, que é uma das frequências que está no espectro de todas utilizadas por aqui.
Essa banda é utilizada no Brasil principalmente em cidades do interior, locais em que há menos antenas de operadoras. E a banda com frequência baixa atinge distâncias maiores.
Por isso é importante ter a frequência de 700 MHz. Portanto, se for importar o iPhone SE, siga essa dica: o número de modelo A2275 é do Canadá e Estados Unidos. O número A2298 é da China. E o número A2296 é do Brasil, Austrália e países da Europa.
O iPhone SE é uma boa opção para quem busca um iPhone de alto desempenho e de tamanho discreto.
A tela de 4,7 polegadas não tem mudanças de tecnologia, mas pode não ser a ideal para quem está acostumado com telas grandes.
A duração de bateria deve ser a mesma do iPhone 8, já que ambos têm o mesmo tamanho de tela e mesma capacidade de bateria.
Apesar do processador do novo iPhone SE ser mais potente, não elevou seu consumo de energia, graças ao processo de construção. E por que não comprar um iPhone 8 se são quase iguais?
Em nossa opinião, vale somente se o iPhone 8 for encontrado por um preço muito acessível. O que é algo bem difícil. Além disso, o processador do iPhone 8 é de duas gerações atrás.
Por isso, pela diferença de preço, melhor comprar a tecnlogia mais recente em que você poderá usufruir por mais tempo, inclusive na atualização do iOS.
FICHA TÉCNICA COMPLETA DO NOVO IPHONE SE
Bateria com duração semelhante à do iPhone 8
iOS 13
O iOS é o sistema operacional móvel mais pessoal e seguro do mundo. Ele vem com muitos recursos poderosos para você aproveitar ao máximo seu dia.
Os recursos de acessibilidade ajudam pessoas com necessidades especiais a aproveitar ao máximo seu novo iPhone SE. As ferramentas incluídas fazem com que pessoas com necessidades visuais, auditivas, de mobilidade e de aprendizagem possam usar o aparelho mais pessoal do mundo em todas as suas possibilidades.
Entre os recursos estão:
Apple Store, Clips, GarageBand, iMovie, iTunes U, Keynote, Numbers e Pages vêm pré-instalados.
A sincronização com um Mac ou PC requer:
Nova ação da Samsung reforça benefícios da família Galaxy para quem busca um smartphone completo,… Read More
Os smartphones dobráveis são dispositivos que podem ser dobrados, ao contrário dos modelos tradicionais com… Read More
Inovações na Galaxy AI, Galaxy Buds 3, Z Fold 6, Z Flip 6 e mais:… Read More
A empresa estará presente com suas marcas WD_BLACK e SanDisk, oferecendo produtos especialmente desenvolvidos para… Read More
Com tela curva de 34 polegadas, o monitor ViewFinity S6, da Samsung, foi criado para… Read More
A LG Electronics exibiu, Na InfoComm 2024, uma gama de soluções para vários setores, destacando… Read More
Ver comentários